terça-feira, 5 de março de 2013

Pauta da Reunião




REUNIÃO DE PAIS
Ano Letivo 2013

    HORÁRIO
- Pontualidade é uma questão de respeito à coletividade e condição essencial para a organização e funcionamento de qualquer instituição.
- Ensino Médio (1º ao 3º ano): 7h10 às 12h30.
- Haverá uma tolerância de 10 minutos do horário da primeira aula. Caso o atraso seja maior, o aluno poderá entrar somente na segunda aula. Serão considerados apenas três atrasos por mês. Ocorrendo o quarto, a escola não permitirá a entrada do mesmo.
- A entrada após a segunda aula só será autorizada mediante atestado médico.
- Ligaremos para o responsável quando houver a ausência do aluno nas aulas curriculares.

·     UNIFORME
- O uso do uniforme é obrigatório para o Ensino Médio (no mínimo a camiseta).
- Para evitar o extravio de peças do uniforme, pedimos para bordar o nome do aluno ou marcá-lo com caneta para tecido e/ou permanente.
- O aluno será chamado caso não cumpra com as regras estabelecidas, podendo ser advertido.

·     CARTEIRINHA ESCOLAR
- A escola emitirá uma carteira de identificação que deverá acompanhar o aluno diariamente, inclusive nas atividades extraclasse.
- A adesão da Carteirinha Escolar não é obrigatória.
- Os alunos autorizados a Saída Livre no término das aulas, utilizarão dessa mesma carteirinha.

·     SAÚDE E ACIDENTE
-  Em caso de problemas de saúde ou acidente, o aluno não será encaminhado a médicos ou hospitais sem a devida autorização da família, a não ser em situações de urgência. As despesas ficarão a cargo da família, em caso de opção por hospital particular.
- Quando doente, o aluno não deverá comparecer à escola e trazer atestado médico para justificar sua ausência.
- Educação Física: O aluno só será dispensado da prática da Educação Física quando apresentar problemas de saúde, comprovado por atestado médico. Assistirá às aulas ministradas, a fim de obter conceitos para a aprovação nesta disciplina e deverão realizar, a cada trimestre, uma pesquisa ou avaliação escrita, cujo tema e prazo serão determinados pelo professor e divulgados em sala. As pesquisas deverão ser entregues na data estipulada. O aluno deverá estar vestido e calçado apropriadamente para as aulas.

·     PROPOSTA PEDAGÓGICA
- Elaborada por todos os educadores da escola;
- Em constante análise e renovação;
- Busca sempre novas tendências em educação;
- Voltada para o futuro;
- Incentiva os alunos à pesquisa e à autonomia;
- Com projetos multidisciplinares que desenvolvem a cidadania, a solidariedade e a responsabilidade em relação aos aspectos sociais e ao meio ambiente;
- Com ambiente que favorece o APRENDER A APRENDER com prazer e a admiração pelo conhecimento.
- Período Integral Flexível ( Horário enviado via correio)

·     MATERIAIS
- Somos pioneiros na criação do nosso próprio material didático, sendo ATUALIZADO constantemente por equipe especializada.
 - As apostilas são compostas por exercícios realizados em aula, tarefas de casa, laboratórios, textos, análises de texto, desafios, etc.
- Tarefas de casa: tem como finalidade rever e aprofundar o conteúdo, além de formar hábitos de estudo e pesquisa. É obrigatória a realização das tarefas escolares, de acordo com as orientações dos professores.
- Para evitar o extravio, colocar nome completo e ciclo em todas as apostilas, agenda e materiais de uso pessoal.
- Não nos responsabilizamos por objetos que não fazem parte do material escolar como celular, bonés, IPad, jogos, entre outros.

·     SISTEMA DE AVALIAÇÃO
- Incentiva o estudo diário.
- Boletim: Trimestral
- Conceitos:
PLE: Plenamente Satisfatório (quando o aluno atinge todos os objetivos propostos)
SAT: Satisfatório (quando o aluno atinge parte dos objetivos propostos)
NS: Não Satisfatório (quando o aluno não atinge os objetivos propostos)
- Avaliação: Coerente aos nossos objetivos educacionais, a avaliação é entendida como um processo dinâmico, contínuo e estimulador da inteligência humana. Inclui tanto a avaliação da aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos como a avaliação permanente do ensino oferecido a eles. Utilizamos de quatro instrumentos para avaliar o aluno. Todos fazem parte do Boletim Trimestral:
Avaliação do Professor: avaliações periódicas, frequentes, diversificadas e aleatórias, considerando também as tarefas de casa, a participação e o comportamento do aluno. Haverá um conceito final para cada disciplina.
Projeto de Atualidades: trabalho desenvolvido em grupo e dividido em fases. Será elaborado durante todo o trimestre com a orientação de um professor responsável por cada turma. Haverá um conceito único que fará parte de todas as disciplinas.
Avaliação Integrada Semanal: Avaliação semanal, de múltipla escolha, com 30 testes e gabarito. Os resultados serão divulgados em 3 tipos de relatórios, contendo o número de acertos e a média da turma em cada avaliação.
Relatório 1- Aluno: será fixado o resultado semanal no mural da sala de aula;
Relatório 2 - Pais: será enviado semanalmente via e-mail para o acompanhamento da família;
Relatório 3 - Pedagógico: dividido por disciplina para acompanhamento dos professores e de toda equipe educacional.
No final de cada Trimestre, o aluno terá a oportunidade de descartar seus 3 piores resultados para o fechamento de um único conceito, que fará parte de todas as disciplinas.
Autoavaliação: O aluno terá a oportunidade de refletir e se autoavaliar como aluno. Atribuirá um conceito único para si mesmo, que também fará parte de todas as disciplinas.

·     OPORTUNIDADES DE RECUPERAÇÃO
- Oferecemos oportunidades ao aluno para melhorar seu rendimento escolar:
APP (Apoio Pedagógico Paralelo): o aluno será convocado, se necessário, com participação obrigatória. Acontecerá fora do horário das aulas. Os pais serão comunicados via e-mail e serão convocados para assinarem o resultado do processo através da FIAP (Ficha Individual de Avaliação Periódica - Deliberação CEE 11/96).
Plantão de Dúvidas: horários abertos aos alunos que queiram tirar suas dúvidas com monitores (estagiários/estudantes) que serão orientados pelos professores de cada disciplina. O horário será fixado em sala de aula e a participação do aluno é livre.

·     PROJETOS EDUCACIONAIS
- São projetos que enriquecem o currículo: PROAC (Projeto Objetivo de Ações Cidadãs)/ Escola do Mar/ Projeto Início/ Projeto Leitura Viva/ PIEC (Projeto de Integração Escola-Comunidade)/ PROEV (Projeto Objetivo de Educação para Valores).

PROEV – Programação dos Trimestres:

Fevereiro: CORTESIA
Março: EQUILÍBRIO
Abril: SIMPLICIDADE
Maio: SENSIBILIDADE
Junho: INTEGRIDADE
Agosto: SENSATEZ
Setembro: DISCERNIMENTO
Outubro: SINCERIDADE
Novembro: BENEVOLÊNCIA


·      3º ano - Ensino Médio – Projeto Especial
- Preparação para os Vestibulares: ambiente e rotina de estudos, apoio familiar, importância dos simulados, habilidades e competências para as provas;
- A hora da escolha: desejo x dinheiro, influência familiar e de amigos, importância de conhecer o curso e o mercado de trabalho, visitas às universidades, índices de abandonos das universidades, estudar fora da cidade onde mora, universidades públicas em SP (UFABC, UNIFESP, UFSCAR, UNESP, UNICAMP, USP, CEFET, FAMEMA, FATECs, etc.), universidades particulares de alto nível segundo o MEC/ ENADE, bolsas e cursos gratuitos e não públicos;
- Apoio direto nas aulas de Orientação Vocacional;
- Vestibulares/ Enem: Candidato/vaga, 2ª opção, nota de corte, 2ª fase, SISU, PROUNI, vestibulares x processos seletivos diferenciados, custos (inscrições e deslocamentos);
- Na Universidade: vida universitária (calouro e veterano), cursos com horários integrais e parciais, ajuda de custo, tecnologia, licenciatura ou graduação, pós-graduação – latu-sensu e stricto sensu, valor do diploma no mercado profissional.




·     COMUNICAÇÃO
- Por meio de circulares, site , blog, telefonemas, web-mails, correio-eletrônico, cartazes, banners, faixas na fachada da escola e contatos individuais em reuniões de pais;
- Cada aluno tem no arquivo da escola uma ficha (Ficha Individual do Aluno), na qual são anotadas todas as  ocorrências de sua vida escolar. Esta ficha está sempre à disposição para consulta por parte da família, do próprio aluno ou professor, por meio da equipe pedagógica.
- Importante: A atualização de endereços e telefones no atendimento é a garantia da comunicação rápida e eficiente entre a escola e a família.

·     REMATRÍCULA: Será enviado no via correio no mês de AGOSTO, um Kit Rematrícula para a garantia da vaga dos nossos alunos. Favor comunicar a escola (no setor de atendimento) caso não receba em sua residência neste mês.

·     FALE CONOSCO
- Nosso site: www.objetivo-abc.br
- Nosso e-mail: freigaspar@objetivo-abc.com.br            
- Nosso blog: http://objetivofreigaspar.blogspot.com/
- Nosso Telefone: (11) 4941.55.29 / (11) 4941.55.30

·     EQUIPE GERAL
- Supervisão Educacional: Merlyn Alves de Souza.
- Direção Escolar: Sandra Regina Sousa de Jesus.
- Coordenação Educacional: Cristina Ortega Cunha.
- Orientação Pedagógica: Dayane Martins de Souza.
- Secretaria: Patrícia Durante Figueiredo.
- Financeiro: Giovanna Tazaidjian.
- Coordenação de Esportes: Jacqueline Gerizane
- Atendimento: Rafaela e Caroline

                       



                                                                                  São Bernardo do Campo, Fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário