segunda-feira, 4 de março de 2013

LISTAS DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA


Colégio OBJETIVO- Lista n° 1- FÍSICA- Ciclo 1- aulas 8 a 14  - Unidade____________

Nome:_____________________________________n °_____ Data: ___/___/2013

1.Um ônibus está andando à velocidade de 40 km/h. Seus passageiros estão em movimento ou repouso? Por quê?
2.Uma pessoa em um carro observa uma placa na calçada de uma rua, ao passar por ela. A placa está em repouso ou em movimento? Explique.
3.Considere o livro que você está lendo. a) Ele está em repouso em relação a você? b) E em relação a um observador no Sol?
4.Enquanto o professor escreve na lousa. a) O giz está em repouso ou em movimento em relação à lousa? b) A lousa está em repouso ou em movimento em relação ao chão? c) A lousa está em repouso ou em movimento em relação ao giz?
5.Se dois carros movem-se sempre um ao lado do outro, pode-se afirmar que um está parado em relação ao outro?



6.O caminhão da figura abaixo movimenta-se pela estrada com velocidade constante. Um pacote se desprende do teto do caminhão e cai no chão da carroceria. Qual a trajetória do pacote para um observador: a) dentro do caminhão. b) fixo na estrada. ( Desenhe as trajetórias).

7.Sobre o chão de um elevador coloca-se um trenzinho de brinquedo, em movimento circular. O elevador sobe com velocidade constante. Que tipo de trajetória descreve o trenzinho, em relação: a) Ao elevador? b) Ao solo?
8.Um avião em vôo horizontal em relação à Terra, abandona um objeto. Qual é a provável trajetória desse objeto em relação a um observador na Terra?

9.Um carro parte do km 12 de uma rodovia e desloca-se sempre no mesmo sentido até o km 90. Determine o deslocamento do carro.
10.Um boi sai da posição zero da estrada, vai até a posição 5m e depois retorna para a posição zero. a) Qual foi a distância percorrida pelo boi?  B) Qual foi a variação de espaços sofrida pelo boi?

11.Um carro retorna do km 100 ao km 85. Determine qual foi a variação de espaços desse carro.
12.Um carro percorre uma rodovia passando pelo km 20 às 9 horas e pelo km 45 às 10 horas. Determine: a) a variação de espaços do carro. b) a velocidade escalar média nesse intervalo de tempo.
13.Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua velocidade escalar  média ?  Transforme para km/h.
14.Em 1992 , a brasileira Dailsa Ribeiro, de Curitiba, atravessou o canal da Mancha nadando uma distância aproximada de 32 km e gastando um tempo de 20 horas. Calcule a velocidade escalar média de Dailsa nessa travessia.
15.Um nadador percorre uma piscina de 50m de comprimento em 25s. Determine a velocidade escalar média desse nadador. Transforme para km/h.
16.Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada às 14 horas. Qual a velocidade escalar média desse automóvel entre as passagens pelos dois marcos?
17.Um motorista de uma transportadora recebeu seu caminhão e sua respectiva carga no km 340 de uma rodovia às 13 horas, entregou a carga no km 124 da mesma rodovia às 16 horas. Qual foi a velocidade escalar média desenvolvida pelo caminhão? Transforme a resposta para m/s.
18.No verão brasileiro, andorinhas migram do hemisfério norte para o hemisfério sul numa velocidade média de 25 km/h . Se elas voam 12 horas por dia, qual a distância percorrida por elas num dia?
19.Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade escalar média da ordem de 1 m/s. Qual a  distância , em metros, que essa pessoa percorrerá, andando durante 2 minutos?
20.Um trem viaja com velocidade constante de 50 km/h. Quantas horas ele gasta para percorrer 200 km?
21.Uma motocicleta percorre uma distância de 20 m com velocidade escalar média de 10 m/s. Qual o tempo gasto para percorrer essa distância?
22.Se um ônibus andar à velocidade de 50 km/h e percorrer 100 km, qual será o tempo gasto nesse percurso?
23.Um móvel tem função horária do espaço dada por: S = 2.t 3 - 5.t  (S.I.). Calcule: a) a velocidade escalar média entre os instantes t0=0  e  t1=2s.   b) a velocidade escalar no instante 2s.
24.Um ponto material percorre uma trajetória retilínea de acordo com a função horária:   S = 100 - 4.t2 (S.I.).  Determine: a) O instante em que o móvel passa pela origem dos espaços.  b) A sua velocidade escalar nesse instante.
25.Um móvel tem função horária do espaço dada por: S = 4.t3  +  6 (S.I.). Calcule: a) a velocidade escalar média entre os instantes t0=0  e  t1=2s.   b) a velocidade escalar no instante 2s.
26.Um ponto material percorre uma trajetória retilínea de acordo com a função horária:S = 3t 3 + 4t 2 – 6 ( S.I.) Encontre:  a) a equação da velocidade escalar deste móvel;  

α
 
b) a velocidade do ponto material nos instantes t0=0  e  t1=2s.
27. (UFCE) Uma partícula desloca-se sobre uma reta na direção x. No instante t1=1,0s, a partícula encontra-se na posição A e no instante t2=6,0s encontra-se na posição B, como indicadas na figura abaixo. Determine a velocidade média da partícula no intervalo de tempo entre os instantes t1 e t2.

28. A equação horária de um móvel que se desloca em linha reta é : S = 5.t 4 – 20.t 2 ( S em km  e  t em h). Qual a velocidade escalar do móvel no instante 2h ?
29. Um móvel percorre uma trajetória de acordo com a equação horária: S = 4.t – 8. (S.I.). Determine: a) o instante em que o móvel passa pela origem dos espaços. b) sua velocidade nesse instante.
30. Uma partícula move-se de acordo com a função horária : S = 1.t 2 – 40.t ( S em cm e t em min). Determine: a ) a equação horária da velocidade escalar. b) o instante em que inverte o sentido de seu movimento.


RESPOSTAS: 3.a) sim b) não, em  movimento. 4) a) mov. b) repouso c) mov.    5)sim   6) a) segmento de reta vertical  b) arco de parábola.    7) a) circular   b) helicoidal.    8) 4    9) 78km    10) a) 10m  b) 0   11) – 15km   12) a) 25km  b) 25km/h      13)8m/s ; 28,8km/h       14) 1,6 km/h       15) 2m/s ; 7,2km/h       16) 60km/h                   17)  - 72km/h ; - 20m/s        18) 300km        19) 120 m       20) 4h        21) 2s          22) 2h       23) a) 3m/s             b) 19 m/s        24) a) 5s  b) – 40 m/s           25) a) 16 m/s  b) 48 m/s          26) a) v = 9.t2 + 8.t           b) 0 ; 52m/s   27) 22 m/s          28)  80 km/h         29) a) 2s   b) 4m/s         30) a) v = 2.t – 40   b) 20s




Colégio OBJETIVO – Ciclo 2-Lista 01
Frente 1- Escalas Termométricas e Calorimetria ( aulas 1 a  4)
1. O que é o zero absoluto?
2.  O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima no inverno anterior foi de 60°C. Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit?                     
a) 108°F          b) 60°F        c) 140°F          d) 33°F          e) 92°F
3. Sêmen bovino para inseminação artificial é conservado em nitrogênio líquido que, à pressão normal tem temperatura de 78 K. Calcule essa temperatura em:
a) graus Celsius (°C);                b) graus Fahrenheit (°F)
4. A temperatura, cuja indicação na escala Fahrenheit é 5 vezes maior que a da escala Celsius, é:
a) 50°C.    b) 40°C.    c) 30°C.    d) 20°C.    e) 10°C.
5.Um cientista russo cria uma nova escala de temperatura e dá a ela o nome de seu filho Yuri. Nesta escala, a temperatura de fusão do gelo vale - 20°Y e a temperatura de ebulição da água vale 120°Y. Utilizando um termômetro graduado nesta escala para medir a temperatura corporal de seu filho, o cientista encontra o valor de 36°Y. Pode-se afirmar:
a) O garoto tem febre pois possui temperatura de 40°C .
b) O garoto tem hipotermia, pois possui temperatura de 32°C .
c) O garoto possui temperatura normal, de aproximadamente 36°C .
d) A temperatura de 36°Y é impossível, pois é menor do que o zero absoluto.
e) A medida está errada, pois a temperatura de 36°Y seria correspondente a 90°C.
6. (UFAC) A temperatura em Rio Branco, em certo dia, sofreu uma variação de 15 ºC. Na escala Fahrenheit, essa variação corresponde a:
a) 108º F.     b) 71º F.     c) 44º F.     d) 27º F.     e) 1º F.
7. (UFAP) Dois termômetros possuem a mesma leitura de valores, porém um deles está em escala Celsius e o outro em escala Fahrenheit. Qual o valor lido nos termômetros?
a) 80ºC e 80ºF.       b) 50ºC e 50ºF.            c) 40ºC e 40ºF.
d) –40ºC e –40ºF.            e) –15ºC e –15ºF.
8. (UFAM) Uma escala termométrica X é construída de modo que a temperatura de 0º X corresponde a – 4º F, e a temperatura de 100º X corresponde a 68º F. Nesta escala X, a temperatura de fusão do gelo vale:
a) 30º X.     b) 20º X.     c) 50º X.     d) 40º X.      e) 10º X.
9. (UFAC) A variação de 100 °F na temperatura de um corpo corresponde na escala Celsius e na escala Kelvin respectivamente a uma variação de:
a)
100 °C e 100 K     b) 180 °C e 100 K    c) 37,7 °C 180 K
d)
55,55 °C e 55,55 K          e) 50 °C.  e 150 K
10. (UFSC) O gráfico a seguir representa a quantidade de calor absorvida por dois objetos A e B ao serem aquecidos, em função de suas temperaturas.

Observe o gráfico e assinale a(s) proposição(ões) correta(s):
(01) A capacidade térmica do objeto A é maior que a do objeto B.  
(02) A partir do gráfico é possível determinar as capacidades térmicas dos objetos A e B cujos valores são CA = 40 cal/°C  e CB = 20 cal/°C.           
(04) Pode-se afirmar que o calor específico do objeto A é maior que o do objeto B     .
(08) Se a massa do objeto A for de
200 g, seu calor específico será de 0,2 cal/g °C.
(16) Se a massa do objeto B for de 200 g, seu calor específico será de 0,1 cal/g °C.
Dê como resposta a soma das proposições corretas.
11. (UFPB) Um engenheiro testa materiais para serem usados na fabricação da carroceria de um automóvel. Entre outras propriedades, é desejável a utilização de materiais com alto calor específico. Ele verifica que, para aumentar em 3ºC a temperatura de 32g do material A, é necessário fornecer 24cal de calor a esse material. Para obter o mesmo aumento de temperatura em 40g do material B, é preciso 24cal. Já as 50g do material C necessitam 15cal para sofrer o mesmo acréscimo de temperatura. Os calores específicos dos materiais A, B e C são respectivamente:
a) cA = 0,25 cal/gºC; cB = 0,20 cal/gºC; cC = 0,10 cal/gºC.
b) cA = 0,25 cal/gºC; cB = 0,35 cal/gºC; cC = 0,15 cal/gºC.
c) cA = 0,30 cal/gºC; cB = 0,10 cal/gºC; cC = 0,20 cal/gºC.
d) cA = 0,35 cal/gºC; cB = 0,20 cal/gºC; cC = 0,10 cal/gºC.
e) cA = 0,10 cal/gºC; cB = 0,30 cal/gºC; cC = 0,25 cal/gºC.
12. (UFAL) Considere quatro frascos contendo líquidos, e com os dados da tabela, analise as afirmações que seguem:
Frasco
m (g)
c (cal/g ºC)
t (ºC)
I
120
1,0
20
II
200
0,80
20
III
300
0,60
40
IV
400
0,50
40
I. A capacidade térmica do líquido contido no frasco I é 120 cal/ ºC           
II. A capacidade térmica do líquido contido no frasco III é 500 cal/ ºC.      
III. Para elevar a temperatura do líquido contido no frasco II até 40 ºC são necessários 3,2 kcal.      
IV. Para elevar a temperatura do líquido contido no frasco IV até 60 ºC são necessários 4,0 kcal
V. Para resfriar o líquido do frasco IV até 20 ºC é
necessário retirar dele 4,0 kcal.

Frente 2- Princípios da Óptica Geométrica e Espelhos Planos ( aulas 1 a  8 )
13. As figuras abaixo representam qual princípio da Óptica Geométrica?

14. A figura abaixo representa qual princípio da Óptica Geométrica ?

15. Os eclipses comprovam qual princípio da Óptica Geométrica?

16. Classifique  os pontos P1 , P2   e P3 abaixo em relação aos sistemas ópticos S1   e S2.

17. Classifique as fontes de luz abaixo:
a) Sol       b) Lua        c) Planetas        d) chama de uma vela
e) mostrador de relógio que brilha no escuro.  f) lâmpada de filamento acesa   g) lâmpada fluorescente acesa.
18. Cite 3 exemplos de cada meio: a) transparente   b) translúcido   c) opaco.
19. Um poste de 6,0 m de altura projeta no solo uma sombra de 2m  ao mesmo tempo em que um homem projeta no solo uma sombra de 60 cm. Calcule a altura do homem.
20. Um menino de 1,60 m de altura projeta no solo uma sombra de 55 cm . No mesmo instante uma haste vertical projeta uma sombra de 1,65 m. Calcule a altura da haste.
21.  O uniforme da seleção brasileira é composto de calção azul e camiseta amarela. Se levado em uma sala escura e iluminado apenas com luz amarela, de que cores será visto?
22. Um pedaço de tecido branco encontra-se em uma sala e escura e é iluminado por luz azul. De que cor é visto?
23. Se a bandeira brasileira fosse levada a uma sala escura e iluminada por luz verde, de que cores seria vista?
24. Na figura abaixo o raio AB forma um ângulo de 60° com a superfície do espelho plano. Sendo assim , determine o valor do ângulo de incidência ( i ) e do ângulo de reflexão ( r ).


25. Desenhe a imagem do objeto ABCD da figura abaixo.


26. Para a figura abaixo, qual a distância do objeto A até sua imagem?  E do objeto B até sua imagem?

27. Um motorista ao olhar o retrovisor de seu carro lê a palavra AMBULÂNCIA. Como está escrita essa palavra?

28. Um aluno coloca diante de um espelho plano um livro de física.Como ele vê a imagem da palavra FÍSICA?
29. na figura a seguir um observador está localizado no ponto P. Quais pontos ( A, B, C, D , E) ele consegue ver por reflexão no espelho plano ?

30. Para a figura abaixo considere que o espelho  movimenta -se  para a esquerda com velocidade 10 m/s em relação à Terra e a menina corra em direção ao espelho com velocidade  4 m/s. Qual a velocidade da imagem  da menina em relação à Terra?

31. Ainda considerando a figura acima, se a velocidade do espelho fosse 5 m/s e a da menina 3 m/s nas mesmas condições do exercício anterior, qual seria a velocidade da menina em relação à Terra?
32. Dois espelhos planos formam entre si um ângulo de 36°. Qual o número de imagens formadas de um objeto colocado entre os espelhos?
33. Dois espelhos planos estão dispostos de maneira a fornecer 3 imagens de um objeto. Qual o ângulo formado entre os espelhos?
34. Na figura abaixo os espelhos planos formam 90° entre si. Desenhe as imagens do objeto O.






35. Com 3 bailarinas colocadas entre dois espelhos planos fixos, um diretor de cinema consegue uma cena onde são vistas no máximo 24 bailarinas. Qual deve ser o ângulo entre os espelhos?





RESPOSTAS:

2. A
3. a) ─ 195° C       b) ─ 319° F
4. E
5. A
6. D
7. D
8. C
9. D
10. 27
11. A
12. I)V  II)F   III)V   IV)V    V)V
13.Reversibilidade dos raios de luz
14.Independência dos raios de luz
15.Propagação retilínea da luz
16. P1 é POR para S1
          P2 é PIV para S1    E  POR para S2
       P3 é PII para S2
17. a) Primária Incandescente
       b) Secundária
       c) Secundária
       d) Primária Incandescente
       e) Primária Luminescente Fosforescente
       f) Primária Incandescente
       g) Primária Luminescente Fluorescente
19. 1,80 m
20. 4,8 m
21. Calção preto e camiseta amarela
22. azul
23. verde e preta
24. i = r = 30°
26. A ( 40 cm)   B( 20 cm)
29. B,C,D
30. 16 m/s
31. 7 m/s
32. 9 imagens
33. 90°
35. 45°




 LISTA DE EXERCÍCIOS - FÍSICA -  3º ANO –
Caderno 1 - frentes 1, 2 e 3
01)-(FUVEST)  Os pontos A, B, C e D representam pontos médios dos lados de uma mesa quadrada de bilhar. Uma bola é lançada a partir de A, atingindo os pontos B, C e D, sucessivamente, e retornando a A, sempre com velocidade de módulo constante v1. Num outro ensaio a bola é lançada de A para C e retorna a A, com velocidade de módulo constante v2‚ e levando o mesmo tempo que o do lançamento anterior. Podemos afirmar que a relação v1/v2‚ vale:  
a) ½     b) 1      c) √2      d) 2   e) 2√2          
                                                                                                                                   
02)  (FUVEST) Um veículo movimenta-se numa pista retilínea de 9,0 km de extensão. A velocidade máxima que ele pode desenvolver no primeiro terço do comprimento da pista é 15 m/s, e nos dois terços seguintes é de 20 m/s. O veículo percorreu esta pista no menor tempo possível. Pede-se:         a) a velocidade média desenvolvida;     b) o gráfico v x t deste movimento.

03) (FUVEST) Tem-se uma fonte sonora no vértice A de uma pista triangular eqüilátera e horizontal, de 340 m de lado. A fonte emite um sinal que após ser refletido sucessivamente em B e C retorna ao ponto A. No mesmo instante em que a fonte é acionada um corredor parte do ponto X, situado entre C e A, em direção a A, com velocidade constante de 10 m/s. Se o corredor e o sinal refletido atingem A no mesmo instante, a distância AX é de:   a) 10 m       b) 20 m    c) 30 m    d) 340 m    e) 1020 m

04) (PUCSP) Duas bolas de dimensões desprezíveis se aproximam uma da outra, executando movimentos retilíneos e uniformes (veja a figura). Sabendo-se que as bolas possuem velocidades de 2 m/s e 3 m/s e que, no instante t = 0, a distância entre elas é de 15 m, podemos afirmar que o instante da colisão é   a) 1 s     b) 2 s     c) 3 s    d) 4 s    e) 5 s   
                                                                                                                                      
05) (CESGRANRIO) Um trem sai da estação de uma cidade, em percurso retilíneo, com velocidade constante de 50 km/h. Quanto tempo depois de sua partida deverá sair, da mesma estação, um segundo trem com velocidade constante de 75 km/h para alcançá-lo a 120 km da cidade?           a) 24 min;          b) 48 min;          c) 96 min;           d) 144 min;             e) 288 min.
06) (FEI) Um carro faz uma viagem de 200km a uma velocidade média de 40km/h. Um segundo carro, partindo 1 hora mais tarde, chega ao ponto de destino no mesmo instante que o primeiro. Qual é a velocidade média do segundo carro?                
a) 45 km/h      b) 50 km/h        c) 55 km/h           d) 60 km/h            e) 80 km/h  
                                         
07) (UDESC) Durante um teste de treinamento da Marinha, um projétil é disparado de um canhão com velocidade constante de 275,0 m/s em direção ao centro de um navio. O navio move-se com velocidade constante de 12,0 m/s em direção perpendicular à trajetória do projétil. Se o impacto do projétil no navio ocorre a 21,6 m do seu centro, a distância (em metros) entre o canhão e o navio é:                          a) 516,6       b) 673,4        c) 495,0           d) 322,2          e) 245,0      
08) (ITA) O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima no inverno anterior foi de 60 °C. Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit?            a) 108 °F          b) 60 °F          c) 140 °F             d) 33 °F           e) 92 °F                        
09) (UEL) Uma escala de temperatura arbitrária X está relacionada com a escala Celsius, conforme o gráfico a seguir.

As temperaturas de fusão do gelo e ebulição da água, sob pressão normal, na escala X são, respectivamente,    a) - 60 e 250           b) -100 e 200             c) -150 e 350               d) -160 e 400           e) - 200 e 300                
10) (CESGRANRIO) Com o objetivo de recalibrar um velho termômetro com a escala totalmente apagada, um estudante o coloca em equilíbrio térmico, primeiro, com gelo fundente e, depois, com água em ebulição sob pressão atmosférica normal. Em cada caso, ele anota a altura atingida pela coluna de mercúrio: 10,0 cm e 30,0 cm, respectivamente, medida sempre a partir do centro do bulbo. A seguir, ele espera que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o laboratório e verifica que, nesta situação, a altura da coluna de mercúrio é de 18,0 cm. Qual a temperatura do laboratório na escala Celsius deste termômetro?                       a) 20 °C        b) 30 °C         c) 40 °C          d) 50 °C            e) 60 °C        
          
11) (FUVEST) Um atleta envolve sua perna com uma bolsa de água quente, contendo 600 g de água à temperatura inicial de 90 °C. Após 4 horas ele observa que a temperatura da água é de 42 °C. A perda média de energia da água por unidade de tempo é:        Dado: c = 1,0 cal/g. °C       a) 2,0 cal/s        b) 18 cal/s          c) 120 cal/s         d) 8,4 cal/s            e) 1,0 cal/s               
12) (FUVEST) Adote: calor específico da água: 1,0 cal/g.°C.  Um bloco de massa 2,0 kg, ao receber toda energia térmica liberada por 1000 gramas de água que diminuem a sua temperatura de 1 °C, sofre um acréscimo de temperatura de 10 °C. O calor específico do bloco, em cal/g.°C, é:    a) 0,2          b) 0,1         c) 0,15         d) 0,05            e) 0,01    
13) (PUCCAMP) Um calorímetro de capacidade térmica 50 cal/°C contém 520 g de gelo a 0 °C. Injeta-se no calorímetro vapor de água a 120 °C, na quantidade necessária e suficiente para fundir totalmente o gelo. A massa de água, em gramas, que se forma no interior do calorímetro vale   a) 520          b) 584         c) 589           d) 620             e) 700 Dados:        calor específico da água = 1,0 cal/g°C             calor específico do vapor = 0,50 cal/g°C          calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g     calor latente de vaporização da água = 540 cal/g                                                
14) (FAAP) As garrafas térmicas são frascos de paredes duplas, entre as quais é feito o vácuo. As faces destas paredes que estão frente a frente são espelhadas.    O vácuo entre as duas paredes tem a função de evitar:    a) somente a condução            b) somente a irradiação   c) a condução e a convecção      d) somente a convecção           e) a condução e a irradiação              
15) (UNESP) Sob pressão constante, eleva-se a temperatura de certa massa de gelo, inicialmente a 253 K, por meio de transferência de calor a taxa constante, até que se obtenha água a 293 K.

A partir do gráfico responda:    a) Qual é o maior calor específico? É o do gelo ou da água? Justifique.     b) Por que a temperatura permanece constante em 273 K, durante parte do tempo?      (Descarte a hipótese de perda de calor para o ambiente).
16) (PUCMG) Assinale a opção INCORRETA:
a) A transferência de calor por condução só ocorre nos sólidos.
b) A energia gerada no Sol alcança a Terra por radiação.
c) Na transferência de calor por convecção, ocorre transporte de matéria.
d) A transferência de calor por convecção ocorre nos gases e líquidos.
e) Uma barra de alumínio conduz melhor o calor do que uma barra de madeira.

17) (UNESP) Suponha que num experimento de eletrólise, representado pela figura a seguir, 3 coulombs de carga positiva e 3 coulombs de carga negativa atravessem o plano PP' durante 1 segundo.

A corrente em ampéres indicada pelo amperímetro A será:      a) 0.         b) 1.        c) 2.          d) 3.         e) 6.
18) (UNESP) Mediante estímulo, 2 × 105 íons de K+ atravessam a membrana de uma célula nervosa em 1,0 mili-segundo. Calcule a intensidade dessa corrente elétrica, sabendo-se que a carga elementar é 1,6 × 10-19 C.
19) (UNESP) O gráfico a seguir representa a corrente I que atravessa um resistor de resistência R quando é alimentado por pilhas ligadas em série.
Se a f.e.m de cada pilha (com resistência interna desprezível) é 1,5volts, qual é o valor da resistência R?            
20) (UNESP) Os gráficos na figura a seguir mostram o comportamento da corrente em dois resistores, R1 e R2, em função da tensão aplicada.

a) Considere uma associação em série desses dois resistores, ligada a uma bateria. Se a tensão no resistor R1 for igual a 4 V, qual será o valor da tensão de R2 ?
b) Considere, agora, uma associação em paralelo desses dois resistores, ligada a uma bateria. Se a corrente que passa pelo resistor R1 for igual a 0,30 A, qual será o valor da corrente por R2 ?           
21) (UFRS) Quando uma diferença de potencial é aplicada aos extremos de um fio metálico, de forma cilíndrica, uma corrente elétrica "i" percorre esse fio. A mesma diferença de potencial é aplicada aos extremos de outro fio, do mesmo material, com o mesmo comprimento mas com o dobro do diâmetro. Supondo os dois fios à mesma temperatura,  qual será a corrente elétrica no segundo fio?       a) i         b) 2 i               c) i / 2                   d) 4 i                e) i / 4          
22) ( UFPE) Um fio de diâmetro igual a 2mm é usado para a construção de um equipamento médico. O comprimento da diferença de potencial nas extremidades do fio em função da corrente é indicado na figura a seguir. Qual o valor em Ohms da resistência de um outro fio, do mesmo material que o primeiro, de igual comprimento e com o diâmetro duas vezes maior?

23) (UNESP) Três resistores de 40 ohms cada um são ligados a uma bateria de f.e.m. (E) e resistência interna desprezível, como mostra a figura.

Quando a chave "C" está aberta, a corrente que passa pela bateria é 0,15A.
a) Qual é o valor da f.e.m. (E)?                        b) Que corrente passará pela bateria, quando a chave "C" for fechada?


24) No circuito esquematizado, onde i = 0,6 A, a força eletromotriz E vale : a) 48 V     b) 36 V    c) 24 V    d) 12 V  e) 60 V



RESPOSTAS



 1.C     2.  A) 18 m/s          b)    
3.C      4.C      5.B     6.B    7.C    8.A     9.C    10.C     11.A      12.D     13.B    14.C
15. a) Da água, pois a variação de temperatura é inversamente proporcional ao calor específico sensível.        b) Ocorre mudança de estado no intervalo de 2 s a 5 s, logo a temperatura é constante.
16.C    17.E    18.  i = 3,2 × 10-11 A            19. R = 3.102 Ω         20.  a) 8 V   b) 0,15 A       21.D       22. R = 56 Ω
23. :   a) 12 V      b) 0,20 A       24. B












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