segunda-feira, 4 de março de 2013

Orientação de Estudos


Como manter a qualidade da Atenção nos estudos ou em atividades importantes:

A ATENÇÃO é uma função do cérebro envolvida em todos os processos cognitivos. Portanto, se a capacidade de atenção de uma pessoa estiver prejudicada, por qualquer motivo, mais difícil e/ou cansativo se tornará para ela desenvolver qualquer atividade que envolva processos mentais.
Alguns fatores que podem interferir na manutenção da ATENÇÃO:
- Excesso de estímulos ambientais (por exemplo, ruídos e movimentos)
- Cansaço físico (por exemplo, por excesso de atividades físicas ou por poucas horas de sono)
- Problemas de saúde (doenças do cotidiano ou de maior gravidade)
- Alimentação inadequada
- Questões de ordem afetivoemocionais que possam gerar estresse e/ou ansiedade.
Alguns fatores que ajudam na manutenção ou melhora do nível ou tempo de ATENÇÃO:
          Horas de sono adequadas (para que haja o a etapa do sono de reparação)
          Alimentação saudável (cereais, hortaliças, proteínas, frutas, ÁGUA / evitar gorduras e açucares em excesso)
          Ambiente adequado (arejado / iluminação difusa / sem interferência de ruídos e movimentos tais como conversas, computador, telefone, etc / em mesa ou escrivaninha para que se possa manter postura ereta e o estado de alerta).
         Organização, planejamento, rotinas (fazer grade de horários, colocando intervalos e outros compromissos / listar seus compromissos e atividades / procurar estudar pelo menos 3 matérias por dia / iniciar os estudos pelas matérias nas quais tenha mais dificuldade e procurar revê-las diariamente / aumentar o tempo de estudo gradativamente /  excluir as atividades diárias que podem ser deixadas para uma outra oportunidade / sistematizar e  criar o hábito = todos os dias).
          Ajuda emocional (quando necessária).
          Avaliação médica (quando necessária).
          Atividades físicas (desde que não ocorra um esgotamento físico)
          Meditação ou Artes Marciais
Instrumentos que também ajudam na manutenção/melhora do nível ou tempo de atenção:
            Música ambiente (clássicas ou instrumentais e que não te remeta a nenhuma lembrança de ordem emocional)
            Régua durante a leitura
            Pausas de, no máximo, 10 minutos a cada 50 / 60 minutos
            Anotações para manter o foco durante a aula/estudos
Para quem apresenta quadro de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade:
         Sentar na frente da sala de aula, e se possível, no centro, longe de estímulos como portas, janelas e/ou pessoas com quem se tenha muita afinidade.
         Fazer pausas mais frequentes
         Andar, se alongar durante os intervalos.

MEMÓRIA: é a função cognitiva responsável pelo armazenamento de informações e/ou fatos, acesso imediato ou tardio destas informações que pode se dar de forma espontânea ou através do processo de reconhecimento de estímulos.  Pode ser auditiva ou visual. Pode ocorrer por impacto emocional (agradável ou desagradável), por repetição de assuntos, temas, vivências ou por associação de ideias/fatos. Conforme estudos, para que seu cérebro possa alcançar uma boa consolidação de informações é necessário que se faça horas de sono regulares e adequadas.
Instrumentos que podem facilitar o processo de memorização:
- Uso de fichas com informações (para visualização diária e rápida)
- Uso de mapas, atlas e esquemas visuais
- Canetas coloridas  / marca textos
- Associar fatos, músicas, rimas e trocadilhos quando possível.
Porém, quando se trata de memorizar conteúdos escolares, temos que perceber que só conseguimos lembrar daquilo que aprendemos.

APRENDIZAGEM: ocorre, principalmente, através da interação e envolvimento com o assunto abordado. Necessita de manutenção do foco de atenção e reflexão sobre o tema, associação de ideias, desenvolvimento de estratégias para assimilar conteúdos mais complexos e ou desinteressantes, desenvolvimento de métodos/estratégias de memorização.  A capacidade de memorização está diretamente ligada ao processo de aprendizagem.
Uma forma de interagir com o conteúdo é através da abstração. Ajuda muito se perguntar “O que eu preciso aprender sobre esse tema, assunto, texto?”.
Pode facilitar também a aprendizagem quando fracionamos as dúvidas (em etapas) e vamos desenvolvendo passo a passo, anotando inclusive as explicações do professor.
Estudar antes do plantão de dúvidas e clarear/anotar a sua dúvida é mais eficiente do que entregar ao professor o clássico “Não entendi nada!”. Se você levar ao professor qual é o ponto em que está se atrapalhando, ficará mais fácil para ele perceber qual é o raciocínio que não está adequado e te ajudar a partir daí.  Também, é através desses conflitos/dúvidas que se dá o aprendizado.
É importante que você reveja com frequência diária as matérias com as quais não tem muita afinidade ou facilidade, porque esquecemos mais facilmente daquilo que não nos agrada ou interessa.
Maturidade é perceber que o momento é de estudar as matérias com o foco no seu objetivo e não no fato de gostar ou não do assunto.
Também, ficar procurando culpados não irá ajudar no seu processo de aprendizagem. Então, chega de: “Não consigo aprender porque a matéria é muito chata” ou “Também, o professor não explica direito”. Isso não irá resolver o seu problema. A aprendizagem é um processo dinâmico e ninguém poderá fazer a sua parte nele.

Marisa Redivo
Psicóloga / Orientadora Profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário