terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PROJETO DE ATUALIDADES - 2014

Centro Educacional Objetivo

Projeto de Atualidades – 2014


O Projeto de Atualidades tem o objetivo de vincular a escola com a realidade atual, levando nossos alunos a relacionarem o que aprendem em sala de aula aos acontecimentos do mundo globalizado.
Apresentamos a seguir cada etapa do desenvolvimento deste projeto:

GRUPOS: Os alunos deverão organizar grupos de 05, 06 ou 07 integrantes;

FUNÇÕES: Os alunos serão orientados a distribuir as tarefas de trabalho conforme as habilidades de cada integrante do grupo, para que cada um tenha uma função a desempenhar, buscando organização, harmonia e equilíbrio no desenvolvimento da pesquisa. Todos do grupo são pesquisadores responsáveis pelo trabalho.

TEMAS: Os grupos deverão escolher os temas dos trabalhos conforme seus interesses e orientações dos professores. Poderão fazer parte das editorias Política e Economia, Educação, Comunidade e Cidadania, Internacional, Ciências e Tecnologia, Saúde, Profissões e Mercado, Cultura e Lazer, Responsabilidade Social e Ambiental, etc.

PROJETO TRIMESTRAL: Os temas serão modificados todos os trimestres. Desta forma, cada grupo realizará 3 projetos ao longo do ano. O desenvolvimento do projeto dentro de cada trimestre seguirá as etapas:
  1. Escolha de um assunto da atualidade, por meio de pesquisas em jornais, revistas, internet, etc;
  2. O grupo deverá entregar o tema definido, sua fonte e com quais disciplinas está relacionado;
  3. Desenvolvimento da pesquisa sobre o tema escolhido e apresentação oral aos professores;
  4. “Professor Orientador de Pesquisa” – orientará os grupos no desenvolvimento de seus trabalhos;
  5. Debates – com demais grupos;
  6. Texto conclusivo.

DEBATE – INCENTIVANDO A EXPRESSÃO ORAL – Durante o debate, cada grupo tem a oportunidade de expor o conteúdo de sua pesquisa, incluindo suas ideias e opiniões pessoais sobre o assunto. É um espaço para a exposição de reflexões, críticas, conclusões e questionamentos sobre o que está acontecendo atualmente dentro das diversas áreas do conhecimento. Esse trabalho busca desenvolver em nossos alunos a visão crítica da sociedade em que vivemos, a expressão oral, a segurança de suas opiniões e o domínio da linguagem.

AVALIAÇÃO: Ocorrerá durante as etapas do processo, levando o aluno a obter um conceito final por trimestre:
Fase 1 – ESCOLHA DO TEMA
Fase 2 – PESQUISA
Fase 3 – DEBATE
Fase 4 – TEXTO CONCLUSIVO

        
Direção Educacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário