segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Exercícios de Física - Ciclo II

Colégio OBJETIVO – Ciclo 2-Lista 01

Frente 1- Escalas Termométricas e Calorimetria (aulas 1 a 4)

1. O que é o zero absoluto?
2.  O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima no inverno anterior foi de 60°C. Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit?                     
a) 108°F          b) 60°F        c) 140°F          d) 33°F          e) 92°F
3. Sêmen bovino para inseminação artificial é conservado em nitrogênio líquido que, à pressão normal tem temperatura de 78 K. Calcule essa temperatura em:
a) graus Celsius (°C);                b) graus Fahrenheit (°F)
4. A temperatura, cuja indicação na escala Fahrenheit é 5 vezes maior que a da escala Celsius, é:
a) 50°C.    b) 40°C.    c) 30°C.    d) 20°C.    e) 10°C.
5.Um cientista russo cria uma nova escala de temperatura e dá a ela o nome de seu filho Yuri. Nesta escala, a temperatura de fusão do gelo vale - 20°Y e a temperatura de ebulição da água vale 120°Y. Utilizando um termômetro graduado nesta escala para medir a temperatura corporal de seu filho, o cientista encontra o valor de 36°Y. Pode-se afirmar:
a) O garoto tem febre pois possui temperatura de 40°C .
b) O garoto tem hipotermia, pois possui temperatura de 32°C .
c) O garoto possui temperatura normal, de aproximadamente 36°C .
d) A temperatura de 36°Y é impossível, pois é menor do que o zero absoluto.
e) A medida está errada, pois a temperatura de 36°Y seria correspondente a 90°C.
6. (UFAC) A temperatura em Rio Branco, em certo dia, sofreu uma variação de 15 ºC. Na escala Fahrenheit, essa variação corresponde a:
a) 108º F.     b) 71º F.     c) 44º F.     d) 27º F.     e) 1º F.
7. (UFAP) Dois termômetros possuem a mesma leitura de valores, porém um deles está em escala Celsius e o outro em escala Fahrenheit. Qual o valor lido nos termômetros?
a) 80ºC e 80ºF.       b) 50ºC e 50ºF.            c) 40ºC e 40ºF.
d) –40ºC e –40ºF.            e) –15ºC e –15ºF.
8. (UFAM) Uma escala termométrica X é construída de modo que a temperatura de 0º X corresponde a – 4º F, e a temperatura de 100º X corresponde a 68º F. Nesta escala X, a temperatura de fusão do gelo vale:
a) 30º X.     b) 20º X.     c) 50º X.     d) 40º X.      e) 10º X.
9. (UFAC) A variação de 100 °F na temperatura de um corpo corresponde na escala Celsius e na escala Kelvin respectivamente a uma variação de:
a) 100 °C e 100 K     b) 180 °C e 100 K    c) 37,7 °C 180 K
d) 55,55 °C e 55,55 K          e) 50 °C.  e 150 K
10. (UFSC) O gráfico a seguir representa a quantidade de calor absorvida por dois objetos A e B ao serem aquecidos, em função de suas temperaturas.

Observe o gráfico e assinale a(s) proposição(ões) correta(s):
(01) A capacidade térmica do objeto A é maior que a do objeto B. 
(02) A partir do gráfico é possível determinar as capacidades térmicas dos objetos A e B cujos valores são CA = 40 cal/°C  e CB = 20 cal/°C.           
(04) Pode-se afirmar que o calor específico do objeto A é maior que o do objeto B    .
(08) Se a massa do objeto A for de 200 g, seu calor específico será de 0,2 cal/g °C.
(16) Se a massa do objeto B for de 200 g, seu calor específico será de 0,1 cal/g °C.
Dê como resposta a soma das proposições corretas.
11. (UFPB) Um engenheiro testa materiais para serem usados na fabricação da carroceria de um automóvel. Entre outras propriedades, é desejável a utilização de materiais com alto calor específico. Ele verifica que, para aumentar em 3ºC a temperatura de 32g do material A, é necessário fornecer 24cal de calor a esse material. Para obter o mesmo aumento de temperatura em 40g do material B, é preciso 24cal. Já as 50g do material C necessitam 15cal para sofrer o mesmo acréscimo de temperatura. Os calores específicos dos materiais A, B e C são respectivamente:
a) cA = 0,25 cal/gºC; cB = 0,20 cal/gºC; cC = 0,10 cal/gºC.
b) cA = 0,25 cal/gºC; cB = 0,35 cal/gºC; cC = 0,15 cal/gºC.
c) cA = 0,30 cal/gºC; cB = 0,10 cal/gºC; cC = 0,20 cal/gºC.
d) cA = 0,35 cal/gºC; cB = 0,20 cal/gºC; cC = 0,10 cal/gºC.
e) cA = 0,10 cal/gºC; cB = 0,30 cal/gºC; cC = 0,25 cal/gºC.
12. (UFAL) Considere quatro frascos contendo líquidos, e com os dados da tabela, analise as afirmações que seguem:
Frasco
m (g)
c (cal/g ºC)
t (ºC)
I
120
1,0
20
II
200
0,80
20
III
300
0,60
40
IV
400
0,50
40
I. A capacidade térmica do líquido contido no frasco I é 120 cal/ ºC           
II. A capacidade térmica do líquido contido no frasco III é 500 cal/ ºC.     
III. Para elevar a temperatura do líquido contido no frasco II até 40 ºC são necessários 3,2 kcal.      
IV. Para elevar a temperatura do líquido contido no frasco IV até 60 ºC são necessários 4,0 kcal
V. Para resfriar o líquido do frasco IV até 20 ºC é
necessário retirar dele 4,0 kcal.


Frente 2- Princípios da Óptica Geométrica e Espelhos Planos ( aulas 1 a  8 )
13. As figuras abaixo representam qual princípio da Óptica Geométrica?


14. A figura abaixo representa qual princípio da Óptica Geométrica ?

15. Os eclipses comprovam qual princípio da Óptica Geométrica?

16. Classifique  os pontos P1 , P2   e P3 abaixo em relação aos sistemas ópticos S1   e S2.

17. Classifique as fontes de luz abaixo:
a) Sol       b) Lua        c) Planetas        d) chama de uma vela
e) mostrador de relógio que brilha no escuro.  f) lâmpada de filamento acesa   g) lâmpada fluorescente acesa.
18. Cite 3 exemplos de cada meio: a) transparente   b) translúcido   c) opaco.
19. Um poste de 6,0 m de altura projeta no solo uma sombra de 2m  ao mesmo tempo em que um homem projeta no solo uma sombra de 60 cm. Calcule a altura do homem.
20. Um menino de 1,60 m de altura projeta no solo uma sombra de 55 cm . No mesmo instante uma haste vertical projeta uma sombra de 1,65 m. Calcule a altura da haste.
21.  O uniforme da seleção brasileira é composto de calção azul e camiseta amarela. Se levado em uma sala escura e iluminado apenas com luz amarela, de que cores será visto?
22. Um pedaço de tecido branco encontra-se em uma sala e escura e é iluminado por luz azul. De que cor é visto?
23. Se a bandeira brasileira fosse levada a uma sala escura e iluminada por luz verde, de que cores seria vista?
24. Na figura abaixo o raio AB forma um ângulo de 60° com a superfície do espelho plano. Sendo assim , determine o valor do ângulo de incidência ( i ) e do ângulo de reflexão ( r ).



25. Desenhe a imagem do objeto ABCD da figura abaixo.


26. Para a figura abaixo, qual a distância do objeto A até sua imagem?  E do objeto B até sua imagem?

27. Um motorista ao olhar o retrovisor de seu carro lê a palavra AMBULÂNCIA. Como está escrita essa palavra? 
28. Um aluno coloca diante de um espelho plano um livro de física.Como ele vê a imagem da palavra FÍSICA?
29. na figura a seguir um observador está localizado no ponto P. Quais pontos ( A, B, C, D , E) ele consegue ver por reflexão no espelho plano ?

30. Para a figura abaixo considere que o espelho  movimenta -se  para a esquerda com velocidade 10 m/s em relação à Terra e a menina corra em direção ao espelho com velocidade  4 m/s. Qual a velocidade da imagem  da menina em relação à Terra?

31. Ainda considerando a figura acima, se a velocidade do espelho fosse 5 m/s e a da menina 3 m/s nas mesmas condições do exercício anterior, qual seria a velocidade da menina em relação à Terra?
32. Dois espelhos planos formam entre si um ângulo de 36°. Qual o número de imagens formadas de um objeto colocado entre os espelhos?
33. Dois espelhos planos estão dispostos de maneira a fornecer 3 imagens de um objeto. Qual o ângulo formado entre os espelhos?
34. Na figura abaixo os espelhos planos formam 90° entre si. Desenhe as imagens do objeto O.



  

35. Com 3 bailarinas colocadas entre dois espelhos planos fixos, um diretor de cinema consegue uma cena onde são vistas no máximo 24 bailarinas. Qual deve ser o ângulo entre os espelhos?




RESPOSTAS:

2. A
3. a) ─ 195° C       b) ─ 319° F
4. E
5. A
6. D
7. D
8. C
9. D
10. 27
11. A
12. I)V  II)F   III)V   IV)V    V)V
13.Reversibilidade dos raios de luz
14.Independência dos raios de luz
15.Propagação retilínea da luz
16. P1 é POR para S1
          P2 é PIV para S1    E  POR para S2
       P3 é PII para S2
17. a) Primária Incandescente
       b) Secundária
       c) Secundária
       d) Primária Incandescente
       e) Primária Luminescente Fosforescente
       f) Primária Incandescente
       g) Primária Luminescente Fluorescente
19. 1,80 m
20. 4,8 m
21. Calção preto e camiseta amarela
22. azul
23. verde e preta
24. i = r = 30°
26. A ( 40 cm)   B( 20 cm)
29. B,C,D
30. 16 m/s
31. 7 m/s
32. 9 imagens
33. 90°
35. 45°








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