Lista 2 de
Física- Frente 1 ( aulas 5 a
8)
POTÊNCIA DE
UMA FONTE
1)Em um aquário de 10ℓ,
completamente cheio d'água, encontra-se um pequeno aquecedor de 60W. Sabendo-se
que em 25 minutos a temperatura da água aumentou de 2°C , pergunta-se:
a) Que quantidade de energia foi absorvida
pela água?
b) Qual a energia fornecida pelo aquecedor em
kcal?
c) Qual a energia perdida para o meio
exterior?
Dados: calor específico da água = 1cal/g°C
Densidade da água 1 kg/ℓ 1 cal = 4,0J
2) Uma pessoa bebe 500g
de água a 10°C .
Admitindo que a temperatura dessa pessoa é de 36,6°C, responda:
a) Qual a energia ( em KJ) que essa pessoa
transfere para a água?
b) Caso a energia absorvida pela água fosse
totalmente utilizada para acender uma lâmpada de 100W, durante quanto tempo ela
permaneceria acesa? Dados: d=1kg/ ℓ
calor específico da água = 1,0cal/g°C e 1cal
= 4J
3)Um ser humano adulto e
saudável consome, em média, uma potência de 120J/s. Uma "caloria
alimentar" (1kcal) corresponde, aproximadamente, a 4x10¤J. Para nos
mantermos saudáveis, quantas "calorias alimentares" devemos utilizar,
por dia, a partir dos alimentos que ingerimos?
a) 33
b) 120 c) 2,6 x 103 d) 4,0 x 103 e) 4,8 x 105
4)Uma certa massa m de
água recebe calor de uma fonte térmica de fluxo constante. Após 30s sua
temperatura variou de 20°C
para 50°C .
Uma massa 2m de outro líquido, aquecido na mesma fonte durante 40s, sofre uma
variação de temperatura de 20°C
para 60°C .
O calor específico desse líquido, em cal/g°C, vale
Dado: calor específico da água = 1,0 cal/g°C
a) 0,25
b) 0,50 c) 1,0 d) 1,5 e) 2,0
5)O gráfico a seguir
representa a temperatura em função do tempo para 1,0kg de um líquido inicialmente
a 20°C . A
taxa de aquecimento foi constante e igual a 4600J/min. Qual o calor específico
desse líquido, em unidades de 102 J/(kg°C)?
6) Na presença de uma
fonte térmica de potência constante, certa massa de água (c = 1 cal/g°C) sofreu
um acréscimo de temperatura durante certo intervalo de tempo. Para que um
líqüido desconhecido, de massa 12,5 vezes maior que a da água, sofra o dobro do
acréscimo de temperatura sofrido pela água, foi necessário o uso da mesma fonte
durante um intervalo de tempo 6 vezes maior.
Nessas condições, o calor específico do
liquido, em cal/g°C, é:
a) 0,24
b) 0,23 c) 0,22 d) 0,21
e) 0,20
7) Um corpo de massa 100g
é aquecido por uma fonte térmica de potência constante e igual a 400 cal/min. O
gráfico a seguir mostra como varia no tempo a temperatura do corpo. O calor
específico da substância que constitui o corpo, em cal/g°C, é:
a)
0,6 b) 0,5 c) 0,4
d) 0,3 e) 0,2
RESPOSTAS: 1) a)
20Kcal b) 22,5Kcal c) 2,5Kcal
2) a) 53,2 KJ b) 8min52s
3) c 4) b 5) 23
6) a 7) b
Frente 1 BALANÇO ENERGÉTICO
1) Um frasco contém 20g
de água a 0°C .
Em seu interior é colocado um objeto de 50g de alumínio a 80°C . Os calores específicos
da água e do alumínio são respectivamente 1,0cal/g°C e 0,10cal/g°C.
Supondo não haver trocas de calor com o
frasco e com o meio ambiente, a temperatura de equilíbrio desta mistura será
a) 60°C b) 16°C c) 40°C d) 32°C e) 10°C
2) No interior de um
calorímetro ideal, colocamos um corpo A à temperatura de 10°C e um corpo B à
temperatura de 60°C .
Estes corpos possuem a mesma massa e não ocorre mudança do estado de agregação
dos materiais. Sabendo que a temperatura de equilíbrio térmico foi 30°C , então a razão ca/cb
entre o calor específico do material do corpo A e o calor específico do
material do corpo B é:
a) 0,50 b) 0,75
c) 1,00 d) 1,50 e) 1,75
3) Um calorímetro contém
200ml de água, e o conjunto está à temperatura de 20°C . Ao ser juntado ao
calorímetro 125g de uma liga a 130°C ,
verificamos que após o equilíbrio térmico a temperatura final é de 30°C . Qual é a capacidade
térmica do calorímetro ( em cal/°C)?
Dados:
calor específico da liga: 0,20cal/g°C
calor específico da água: 1cal/g°C
densidade da água: 1000kg/m3
a) 50 b) 40 c) 30 d) 20 e) 10
4) Para se determinar o
calor específico do ferro, um aluno misturou em um calorímetro ideal 200g de
água a 20°C
com 50g de ferro a 100°C
e obteve a temperatura final da mistura θ=22°C. Qual é o calor específico do
ferro?
a)
0,05 cal/g°C b) 0,08 cal/g°C c) 0,10 cal/g°C
d) 0,25 cal/g°C e) 0,40 cal/g°C
5) Um bloco de certa liga
metálica, de massa 250 g ,
é transferido de uma vasilha, que contém água fervendo em condições normais de
pressão, para um calorímetro contendo 400 g de água à temperatura de 10°C . Após certo tempo, a temperatura no
calorímetro se estabiliza em 20°C . Supondo que toda a quantidade de calor cedida
pela liga tenha sido absorvida pela água do calorímetro, pode-se dizer que a
razão entre o calor específico da água e o calor específico da liga metálica é
igual a
a) 1
b) 2 c) 3
d) 4 e) 5
6) Um calorímetro, cuja
capacidade térmica é 20cal/°C, contém 80 g de água a 20°C . Um sólido de 100g e
temperatura 85°C
é colocado no interior do calorímetro. Sabendo-se que o equilíbrio térmico se
estabeleceu em 25°C ,
Determine o calor específico médio do sólido, em cal/g°C,: (Dado: calor
específico da água: 1cal/g°C)
a)
0,83 b)
0,66 c) 0,38 d) 0,29 e) 0,083
RESPOSTAS:
1) B 2) D 3) A
4)C 5) E 6) E
____________________________________________
Frente 2 ( aulas 9 a
16 )
ESPELHOS ESFÉRICOS
1- (UFMT) Conta-se que o físico grego Arquimedes incendiou uma esquadra
inimiga utilizando espelhos para concentrar os raios solares sobre os navios.
Considerando i a distância de
um espelho à vela de um dos navios inimigos, pode-se afirmar que esse espelho
utilizado por Arquimedes era:
a) Biconvexo com distância focal igual a duas vezes i.
b) Convexo com distância focal igual a duas vezes i.
c) Côncavo com distância focal igual a i.
d) Convexo com distância focal igual a i.
e) Côncavo com distância focal igual a duas vezes i.
a) Biconvexo com distância focal igual a duas vezes i.
b) Convexo com distância focal igual a duas vezes i.
c) Côncavo com distância focal igual a i.
d) Convexo com distância focal igual a i.
e) Côncavo com distância focal igual a duas vezes i.
2- (UFAC) A imagem de um objeto real produzida por um espelho esférico
convexo é sempre:
a) Virtual e menor que o objeto.
b) Virtual e maior que o objeto.
c) Real e menor que o objeto.
d) Real e maior que o objeto.
e) Real e igual ao objeto.
a) Virtual e menor que o objeto.
b) Virtual e maior que o objeto.
c) Real e menor que o objeto.
d) Real e maior que o objeto.
e) Real e igual ao objeto.
3-(UFAM) Um objeto colocado diante de um espelho esférico côncavo produz
uma imagem invertida quatro vezes maior que o objeto. Sendo a distância do
objeto à imagem d = 60 cm , o raio de curvatura do
espelho é de:
a)15 cm . b)
30 cm . c) 32 cm . d)
28 cm . e)
120 cm .
a)
4-(UFPR) Um objeto colocado a 6
cm de um espelho esférico forma uma imagem virtual a 10 cm do vértice do espelho.
Com base nesses dados, a distância focal do espelho é:
a)15 cm . b) 60 cm c)
– 15 cm .
d) – 3,8 cm . e)
3,8 cm .
a)
5-(UFRN) Deodora, aluna da 4ª série
do ensino fundamental, ficou confusa na feira de ciências de sua escola, ao
observar a imagem de um boneco em dois espelhos esféricos. Ela notou que, com o
boneco colocado a uma mesma distância do vértice dos espelhos, suas imagens
produzidas por esses espelhos apresentavam tamanhos diferentes, conforme
mostrado nas figuras 1 e 2, reproduzidas abaixo.
Observando-se as duas imagens, é correto afirmar:
a) O espelho da figura 1 é côncavo, o da figura 2 é convexo e o boneco está entre o foco e o vértice deste espelho.
b) O espelho da figura 1 é convexo, o da figura 2 é côncavo e o boneco está entre o centro da curvatura e o foco deste espelho.
c) O espelho da figura 1 é convexo, o da figura 2 é côncavo
a) O espelho da figura 1 é côncavo, o da figura 2 é convexo e o boneco está entre o foco e o vértice deste espelho.
b) O espelho da figura 1 é convexo, o da figura 2 é côncavo e o boneco está entre o centro da curvatura e o foco deste espelho.
c) O espelho da figura 1 é convexo, o da figura 2 é côncavo
e o boneco
está entre o foco e o vértice deste espelho.
d) O espelho da figura 1 é côncavo, o da figura 2 é convexo e o boneco está entre o centro de curvatura e o foco deste espelho.
d) O espelho da figura 1 é côncavo, o da figura 2 é convexo e o boneco está entre o centro de curvatura e o foco deste espelho.
6-(UFSE) Considere um espelho esférico
côncavo e um objeto real colocado perpendicularmente ao eixo principal do
espelho, obedecendo às condições de Gauss, e analise as afirmações:
0 - Quando o objeto está entre o foco e o espelho, a imagem é real e direita.
1 - Para o objeto entre o foco e o centro de curvatura do espelho, a imagem é ampliada e direita.
2 - Se o objeto é posicionado além do centro de curvatura do espelho, a imagem é menor do que o objeto e invertida.
3 - Não ocorre formação de imagem se o objeto for colocado no foco do espelho.
4 - A imagem do objeto quando colocado no centro de curvatura do espelho é virtual e do mesmo tamanho que o objeto.
0 - Quando o objeto está entre o foco e o espelho, a imagem é real e direita.
1 - Para o objeto entre o foco e o centro de curvatura do espelho, a imagem é ampliada e direita.
2 - Se o objeto é posicionado além do centro de curvatura do espelho, a imagem é menor do que o objeto e invertida.
3 - Não ocorre formação de imagem se o objeto for colocado no foco do espelho.
4 - A imagem do objeto quando colocado no centro de curvatura do espelho é virtual e do mesmo tamanho que o objeto.
7-(FUVEST) A imagem de um objeto
forma-se a 40cm de um espelho côncavo com distância focal de 30cm. A imagem
formada situa-se sobre o eixo principal do espelho, é real, invertida e tem 3cm
de altura.
a) Determine a posição do objeto.
b) Determine a altura do objeto.
b) Construa o esquema referente a questão
representando objeto, imagem, espelho e raios utilizados e indicando as
distâncias envolvidas.
8-Um espelho usado por
esteticistas permite que o cliente, bem próximo ao espelho, possa ver seu rosto
ampliado e observar detalhes da pele. Este espelho é: a) côncavo. b)
convexo. c) plano. d) anatômico. e) epidérmico.
9- (PUC) Se um espelho forma
uma imagem real e ampliada de um objeto, então o espelho é:
a)
convexo e o objeto está além do foco.
b)
convexo e o objeto está entre o foco e o espelho.
c)
côncavo e o objeto está entre o foco e o centro do espelho.
d)
côncavo e o objeto está além do foco.
e)
côncavo ou convexo e com o objeto entre o foco e o centro do espelho.
10-(Mackenzie) Um objeto real é
colocado sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo a 4 cm de seu vértice. A imagem
conjugada desse objeto é real e está situada a 12cm do vértice do espelho, cujo
raio de curvatura é:
a) 2 cm . b) 3 cm .c) 4 cm . d) 5 cm . e) 6 cm .
11-(PUC) Um objeto, de 2,0cm
de altura, é colocado a 20cm de um espelho esférico. A imagem que se obtém é
virtual e possui 4,0mm de altura. O espelho utilizando é
a)
côncavo, de raio de curvatura igual a 10 cm .
b)
côncavo e a imagem se forma a 4,0cm de espelho.
c)
convexo e a imagem obtida é invertida.
d)
convexo, de distância focal igual a ─ 5,0cm.
e)
convexo e a imagem se forma a 30cm do objeto.
12-
(PUC) Um
objeto situado a 20 cm
de um espelho côncavo forma uma imagem real de tamanho igual ao do objeto. Se o
objeto for deslocado para 10 cm
do espelho, a nova imagem aparecerá a uma distância:
a) 10 cm b) 15 cm c) 20 cm d) 30 cm e) infinita
13-(UFF) Um rapaz utiliza um
espelho côncavo, de raio de curvatura igual a 40 cm , para barbear-se.
Quando o rosto do rapaz está a 10
cm do espelho, a ampliação da imagem produzida é:
a)
1,3 b) 1,5 c) 2,0
d) 4,0 e) 40
14-(FATEC) Para se barbear, um
jovem fica com o seu rosto situado a 50 cm de um espelho, e este fornece sua imagem
ampliada 2 vezes.
O espelho utilizado é
a)
côncavo, de raio de curvatura 2,0
m .
b)
côncavo, de raio de curvatura 1,2
m .
c)
convexo, de raio de curvatura 2,0
m .
d)
convexo, de raio de curvatura 1,2
m .
e)
plano.
15-(UFPE) Um espelho côncavo
tem 24cm de raio de curvatura. Olhando para ele de uma distância de 6,0cm, qual
o tamanho da imagem observada de uma cicatriz de 0,5cm, existente no seu rosto?
a)
0,2 cm b) 0,5 cm c) 1,0 cm
d) 2,4 cm e) 6,0 cm
RESPOSTAS:
1)C 2)A 3)C
4)A 5) C
6)
(O)F (1)V (2)V
(3)V (4)F
7)
a)120cm b)9cm 8)A
9)C 10)E 11)D
12)E 13)C
14)A 15)C
_______________________________________
REFRAÇÃO DA
LUZ
Nos exercícios sobre refração da luz adotar
velocidade de propagação da luz no vácuo c
= 3,0.108 m/s e índice de refração absoluto do ar: n
= 1,0.
1) Um raio de luz
monocromática propaga-se no ar e incide na superfície de separação com um meio
X formando 53° com a normal à superfície. O raio refratado forma 37° com a
normal no meio X. Sendo sen 53°
=0,8 e sen 37° =0,6,determine o valor da
velocidade de propagação da luz no meio X.
2) Se o índice de
refração da água for 1,5, calcule o módulo da velocidade de propagação da luz
na água.
3) Um raio de luz
propaga-se no ar e incide na superfície de separação entre o ar e um meio Y,
formando os ângulos de incidência e de refração respectivamente 60° e 30 °.
Calcule o índice de refração do meio Y.
4) Um raio de luz passa
do vidro para o ar formando um ângulo de refração no ar igual a 60°. Sabendo
que a velocidade de propagação da luz no vidro é igual a √3. 108 m/s,
calcule: a) o valor do índice de refração do vidro. b) o valor do ângulo de incidência no vidro.
Dados: sen 60° =√3/2 e sen 30° =0,5
5) Qual o índice de
refração de um meio onde a velocidade de propagação da luz é 1,2.108
m/s ?
6) Um raio de luz passa
de um meio A cujo índice de refração é √3 para um meio B. Sendo 60° o ângulo de
incidência e 30° o ângulo de refração,
calcule o índice de refração do meio B.
7) Um pássaro sobrevoa em
linha reta e a baixa altitude uma piscina em cujo fundo se encontra uma pedra.
Podemos afirmar que:
a) com a piscina cheia o pássaro poderá ver a
pedra durante um intervalo de tempo maior do que se a piscina estivesse vazia.
b) com a piscina cheia ou vazia o
pássaro poderá ver a pedra durante o
mesmo intervalo de tempo.
c) o pássaro somente poderá ver a pedra
enquanto estiver voando sobre a superfície da água.
d) o pássaro, ao passar sobre a piscina, verá
a pedra numa posição mais profunda do
que aquela em que ela realmente se encontra.
e) o pássaro nunca poderá ver a pedra.
8) Quando um raio de luz
passa de um meio menos refringente para um meio mais refringente, o raio de luz
se aproxima ou se afasta da normal? Faça a figura representando essa situação.
Não considere raio incidindo na direção da normal.
RESPOSTAS: 1) 2,25.108m/s 2) 2,0.108m/s
3) √3 4) a) √3
b) 30°
5) 2,5 6)3 7) A
Lista de
Exercícios de FÍSICA-Ciclo1
Lista n°02
(aulas 15 a
23)-Aceleração,
Classificação
dos Mov. e M.U.
1. Entre 0 e 3s,
a velocidade de um helicóptero varia de
4 m/s para 22 m/s. Qual é a sua aceleração escalar média?
2.Durante as
experiências no laboratório, um grupo de alunos verificou que, entre os
instantes 2s e 10s, a velocidade de um carrinho varia de 3 m/s a 19 m/s.
Calcule o valor da aceleração desse movimento.
3.Em 2 horas, a
velocidade de um carro aumenta de 20 km/h a 120 km/h . Qual foi sua
aceleração nesse intervalo de tempo?
4.Um rapaz
estava dirigindo um carro a uma velocidade de 20 m/s quando acionou os freios e
parou em 4s. Determine a aceleração escalar imprimida pelos freios ao carro.
5. Um automóvel parte do estacionamento e é acelerado à razão de 2m/s2.
Calcule a sua velocidade 30s após a sua partida.
6. Um automóvel
parte do repouso com aceleração constante de 2 m/s2. Depois de
quanto ele atinge a velocidade de 40 m/s?
7. Um automóvel
tem velocidade de 25 m/s e freia com aceleração de -5m/s2. Depois de
quanto tempo ele pára?
8. Dois móveis, A e B, movimentam-se de
acordo com as equações horárias sA = -20 + 4t e sB
= 40 + 2t, no S.I. Determine o instante e a posição de encontro dos móveis.
9. Dois móveis, A e B, movimentam-se de
acordo com as equações horárias sA = 10 + 7t e sB
= 50 - 3t, no S.I. Determine o instante e a posição de encontro dos móveis.
10.Dois móveis
percorrem a mesma trajetória e suas posições em função do tempo são dadas pelas
equações: sA = 30 - 80t e sB = 10 + 20t (no SI).
Determine o instante e a posição de encontro dos móveis.
11.
Num dado instante, dois carros estão percorrendo a mesma trajetória, obedecendo
as funções horárias:
s1 = 45 +
5t e s2 = 20t (SI). Determine o instante e a posição do encontro.
12. Um móvel
movimenta-se sobre uma trajetória obedecendo à função horária s = 10+10.t no
S.I. Construa o gráfico S=f(t) dessa função entre 0 e 4s.
13.Um móvel
movimenta-se sobre uma trajetória obedecendo à função horária s = 4+2.t no S.I.
Construa o gráfico S=f(t) e v=f(t) entre 0 e 4s.
14.Um ponto
material movimenta-se segundo a função s = 20 - 4t (SI). Faça o gráfico dessa
função no intervalo de tempo, 0
a 6s.
15.Um ponto
material movimenta-se segundo a função s = 12 - 4t (SI). Construa o gráfico
S=f(t) e v=f(t) no intervalo de tempo entre 0 a 4s.
16.Uma
motocicleta movimenta-se em uma estrada de acordo com a função s = 10 + 60.t;
sua posição é medida em quilômetros e o tempo em horas. Construa o gráfico da
velocidade em função do tempo para esse movimento.
17.Um trem
viajando de Jundiaí até Santos em movimento uniforme com velocidade de 108 km/h demora 20s para
atravessar um determinado túnel de 480m de comprimento. O comprimento do trem é
importante nessa situação (explique)? Calcule esse comprimento.
18. Um trem de
200m de comprimento viajando de Jundiaí até Santos em movimento uniforme com
velocidade de 72km/h demora 30s para atravessar um determinado túnel. O
comprimento do trem é importante nessa situação? Calcule o comprimento do
túnel.
19.O gráfico a seguir mostra o espaço de um determinado móvel em
relação ao tempo.
a) Calcule a velocidade escalar.
b) Escreva a função horária dos espaços.
c) Determine a
distância percorrida nos 10 primeiros segundos do movimento
20.O gráfico a seguir mostra o espaço de um determinado móvel em
relação ao tempo.
a) Calcule a velocidade escalar.
b) Escreva a função horária dos espaços.
c) Determine a
distância percorrida nos 10 primeiros segundos do movimento
21.Um ponto material esta se movendo,
em uma trajetória retilínea, com equação horária do espaço dada por:
S= 4.t3
-
3.t + 2 (SI). Classifique o movimento no instante t=2s.
22.Um ponto material esta se movendo,
em uma trajetória retilínea, com equação horária do espaço dada por:
S= ─2.t3
+ 5.t + 2 (SI). Classifique o movimento
no instante t=2s.
23. Um ponto material esta se movendo, em uma
trajetória retilínea, com equação horária do espaço dada por:
S= 4.t3
+ 5.t (SI). Classifique o movimento no
instante t = 1s.
24. Dois pontos materiais, A e B, possuem velocidades escalares
constantes. O esquema abaixo representa (no instante t = 0s) o sentido do
movimento de cada ponto material e o módulo de suas velocidades escalares.
a)
Determine a função horária dos espaços de cada ponto
material.
b)
Em que instante A e B se encontraram?
c)
Em que posição acontecerá o encontro?
25. Dois pontos materiais, A e B, possuem velocidades escalares
constantes. O esquema a seguir representa (no instante t = 0s) o sentido do
movimento de cada ponto material e o módulo de suas velocidades escalares.
a) Determine a
função horária dos espaços de cada ponto material.
b) Em que
instante A e B se encontraram?
c) Em que
posição acontecerá o encontro?
26.Dois pontos materiais, A e B, possuem velocidades escalares
constantes. O esquema abaixo representa (no instante t = 0s) o sentido do
movimento de cada ponto material e o módulo de suas velocidades escalares.
a)Determine a
função horária dos espaços de cada ponto material.
b)Em que
instante A e B se encontraram?
c)Em que
posição acontecerá o encontro?
Respostas:
1) 6m/s2 2) 2m/s2 3) 50km/h2 4) -5m/s2
5) 60 m/s 6) 20s 7) 5s 8) 30s e 100 m
9) 4s e 38 m 10) 0,2 s e 14 m
11) 3s e 60 m 17) 120m 18) 400 m
19) a) 3m/s
b) S=3 + 3.t (S.I.) c) 30 m
20) a) ─ 7m/s b) S = 40 – 7.t (S.I.) c) 70 m
21) Progressivo
Acelerado
22) Retrógrado
Acelerado
23) Progressivo
Acelerado
24) a) SA=
─6+2.t(S.I.) SB=6─1.t (S.I.)
b) 4 s c) 2 m
25) a) SA=
─2+3.t(S.I.) SB=10─1.t (S.I.)
b) 3 s c) 7 m
26) a) SA=
─3+4.t(S.I.) SB=18─3.t (S.I.)
b) 3 s c) 9 m
LISTA DE
EXERCICIOS - 3º ANO – CADERNO 2
01) (FUVEST) Um
veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera com aceleração
escalar constante e igual a 2,0 m/s2. Pode-se dizer que sua
velocidade escalar e a distância percorrida após 3,0 segundos, valem,
respectivamente:
a) 6,0
m/s e 9,0m; b) 6,0m/s e 18m; c)
3,0 m/s e 12m; d) 12 m/s e 35m; e) 2,0 m/s e 12 m
02) (FUND. CARLOS CHAGAS) Dois móveis A e B movimentam-se ao longo do
eixo x, obedecendo às equações móvel A: xA = 100 + 5,0t e móvel
B: xB = 5,0t2, onde xA e xB
são medidos em m e t em s. Pode-se afirmar que:
a) A e B
possuem a mesma velocidade;
b) A e B
possuem a mesma aceleração;
c) o
movimento de B é uniforme e o de A é acelerado;
d) entre
t = 0 e t = 2,0s ambos percorrem a mesma distância;
e) a
aceleração de A é nula e a de B tem intensidade igual a 10 m/s2.
03) (MACKENZIE) Um móvel parte do repouso com aceleração constante
de intensidade igual a 2,0 m/s2 em uma trajetória retilínea. Após
20s, começa a frear uniformemente até parar a 500m do ponto de partida. Em
valor absoluto, a aceleração de freada foi:
a) 8,0
m/s2 b)
6,0 m/s2 c)
4,0 m/s2 d) 2,0 m/s2 e) 1,6 m/s2
04) (UFMA) Uma
motocicleta pode manter uma aceleração constante de intensidade 10 m/s2.
A velocidade inicial de um motociclista, com esta motocicleta, que deseja
percorrer uma distância de 500m, em linha reta, chegando ao final desta com uma
velocidade de intensidade 100 m/s é:
a) zero b) 5,0 m/s c) 10 m/s d) 15 m/s e) 20 m/s
05) (UFPA) Um ponto
material parte do repouso em movimento uniformemente variado e, após percorrer 12 m , está animado de uma
velocidade escalar de 6,0 m/s. A aceleração escalar do ponto material, em m/s
vale:
a) 1,5 b) 1,0 c) 2,5 d) 2,0 e) n.d.a.
06) (UNIP) Na
figura representamos a coordenada de posição x, em função do tempo, para
um móvel que se desloca ao longo do eixo Ox.
Os trechos AB e CD são arcos de parábola com eixos de simetria paralelos
ao eixo das posições. No intervalo de tempo em que o móvel se aproxima de
origem dos espaços o seu movimento é:
a)
uniforme e progressivo;
b)
retrógrado e acelerado;
c)
retrógrado e retardado;
d)
progressivo, retardado e uniformemente variado;
e)
progressivo, acelerado e uniformemente.
07) (PUCC) Um vaso
de flores cai livremente do alto de um edifício. Após ter percorrido 320cm ele
passa por um andar que mede 2,85
m de altura. Quanto tempo ele gasta para passar por esse
andar? Desprezar a resistência do ar e assumir g = 10 m/s2.
a) 1,0s b) 0,80s c) 0,30s d) 1,2s e) 1,5s
08). (PUCC) Duas
bolas A e B, sendo a massa de A igual ao dobro da massa de B, são lançadas
verticalmente para cima, a partir de um mesmo plano horizontal com velocidades
iniciais. Desprezando-se a resistência que o ar pode oferecer, podemos afirmar
que:
a) o
tempo gasto na subida pela bola A é maior que o gasto pela bola B também na
subida;
b) a bola
A atinge altura menor que a B;
c) a bola
B volta ao ponto de partida num tempo menor que a bola A;
d) as
duas bolas atingem a mesma altura;
e) os
tempos que as bolas gastam durante as subidas são maiores que os gastos nas
descidas.
09) (UFPR) Um corpo
é lançado verticalmente para cima, atinge certa altura, e desce. Levando-se em
conta a resistência do ar, pode-se afirmar que o módulo de sua aceleração é:
a) maior,
quando o corpo estiver subindo;
b) maior,
quando o corpo estiver descendo;
c) igual
ao da aceleração da gravidade, apenas quando o corpo estiver subindo;
d) o
mesmo, tanto na subida quanto na descida;
e) igual
ao da aceleração da gravidade, tanto na subida quanto na descida.
10) (UCPR) Num local onde a aceleração da gravidade vale 10 m/s2
uma pedra é abandonada de um helicóptero no instante em que este está a uma
altura de 1000m em relação ao solo. Sendo 20s o tempo que a pedra gasta para
chegar ao solo, pode-se concluir que no instante do abandono da pedra o
helicóptero: (Desprezam-se as resistências passivas)
a) subia
b) descia
c) estava
parado
d)
encontrava-se em situação indeterminada face aos dados;
e) esta
situação é impossível fisicamente.
11) (PUCCAMP) Um gás perfeito é mantido em um
cilindro fechado por um pistão. Em um estado A, as suas variáveis são: pA=
2,0 atm; VA= 0,90 litros; ƟA= 27°C . Em outro estado B, a
temperatura é ƟB= 127°C
e a pressão é pB = 1,5 atm. Nessas condições, o volume VB,
em litros, deve ser:
a) 0,90 b) 1,2 c) 1,6 d) 2,0 e) 2,4
12) (UNIP -
SP) Uma dada
massa de um gás perfeito está a uma temperatura de 300K, ocupando um
volume V e exercendo uma pressão p. Se o gás for aquecido e
passar a ocupar um volume 2V e exercer uma pressão 1,5p, sua nova
temperatura será:
a) 100K b) 300K c) 450K d) 600K e) 900K
13) (FUVEST) Um congelador doméstico ("freezer") está
regulado para manter a temperatura de seu interior a -18°C . Sendo a temperatura
ambiente igual a 27°C
(ou seja, 300K), o congelador é aberto e, pouco depois, fechado novamente.
Suponha que o "freezer" tenha boa vedação e que tenha ficado aberto o
tempo necessário para o ar em seu interior ser trocado por ar ambiente. Quando
a temperatura do ar no "freezer" voltar a tingir -18°C , a pressão em seu
interior será:
a) cerca
de 150% da pressão atmosférica;
b) cerca
de 118% da pressão atmosférica;
c) igual
à pressão atmosférica;
d) cerca
de 85% da pressão atmosférica;
e) cerca
de 67% da pressão atmosférica.
14) (MACKENZIE) Certa
massa de um gás ideal sofre uma transformação na qual a sua temperatura em
graus Celsius é duplicada, a sua pressão é triplicada e seu volume é
reduzido à metade. A temperatura do gás no seu estado inicial era de:
a) 127K b) 227K c) 273K d) 546K e) 818K
15) (FUVEST) Um balão de vidro indilatável contém 10g de oxigênio a 77°C . Este balão poderá
suportar, no máximo, uma pressão interna três vezes superior à que está
submetido. Se a temperatura do gás for reduzida a 27°C , a máxima quantidade de
oxigênio que ainda pode ser introduzida no balão, nesta temperatura, é de:
a) 25g b) 30g c) 40g
d) 60g e) 90g
(Enunciado utilizado para as
questões 16 e 17).
Em uma transformação isotérmica, mantida a 127°C , o volume de certa
quantidade de gás, inicialmente sob pressão de 2,0 atm, passa de 10 para 20
litros. Considere a constante dos gases R, igual a 0,082 atm.R/mol .
K.
16). (UFBA) Tendo em vista a transformação gasosa acima descrita,
assinale o que for correto:
01) O produto nR varia entre
0,10atm . R/K e 0,050atm . R/K.
02) A pressão final do gás foi de
1,0atm.
04) A densidade do gás permaneceu
constante.
08) O produto nR tem um valor
constante de 0,050atm . R/K.
16) O produto nR tem um valor
constante de 50atm.cm3/K.
32) A densidade final do gás foi
de 50% do valor inicial.
17) (UFBA) Tendo em
vista a transformação gasosa acima descrita, assinale o que for correto:
01) Na transformação, a densidade
do gás é diretamente proporcional à pressão.
02) A energia interna permaneceu
constante.
04) O sistema trocou calor com o
meio ambiente.
08) Como a temperatura permaneceu
constante, o sistema não trocou calor com o meio ambiente.
16) A energia interna aumentou.
32) A quantidade de calor
recebida é igual ao trabalho realizado pelo gás na expansão.
64) A quantidade de calor trocado
e o trabalho realizado são ambos nulos.
18) (ACAFE-SC) Um gás
ideal recebe calor e fornece trabalho após uma das transformações:
a) adiabática e isobárica.
b) isométrica e isotérmica.
c) isotérmica e adiabática.
d) isobárica e isotérmica.
e) isométrica e adiabática.
19) (FEI) Numa transformação de um gás perfeito, os estados final e
inicial acusaram a mesma energia interna. Certamente:
a) a transformação foi cíclica.
b) a transformação isométrica.
c) não houve troca de calor entre
o gás e o ambiente.
d) são iguais as temperaturas dos
estados inicial e final.
e) não houve troca de trabalho
entre o gás e o meio.
20) Sobre um sistema, realiza-se um trabalho de
3000 J e, em resposta, ele fornece 1000cal de calor durante o mesmo intervalo
de tempo. A variação de energia interna do sistema, durante esse processo, é,
aproximadamente: (considere 1,0 cal = 4,0J)
a) –1000J b) +2000J
c) –4000J d) +4000J e) +7000J
21) (CEFET - PR) O 2° princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da
seguinte forma: "É impossível construir uma máquina térmica operando em
ciclos, cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e convertê-lo
integralmente em trabalho." Por extensão, esse princípio nos leva a
concluir que:
a) sempre
se pode construir máquinas térmicas cujo rendimento seja 100%;
b)
qualquer máquina térmica necessita apenas de uma fonte quente;
c) calor
e trabalho não são grandezas homogêneas;
d) qualquer
máquina térmica retira calor de uma fonte quente e rejeita parte desse calor
para uma fonte fria;
e)
somente com uma fonte fria, mantida sempre a 0°C , seria possível a uma certa
máquina térmica converter integralmente calor em trabalho.
22) (UFPF - RS) Um ciclo de Carnot trabalha entre duas fontes térmicas:
uma quente em temperatura de 227°C
e uma fria em temperatura -73°C .
O rendimento desta máquina, em percentual, é de:
a) 10 b) 25 c) 35 d) 50 e) 60
23) (EN - RJ) Um
motor térmico recebe 1 200 calorias de uma fonte quente mantida a 227°C e transfere parte dessa
energia para o meio ambiente a 24°C .
Qual o trabalho máximo, em calorias, que se pode esperar desse motor?
a) 552 b) 681 c) 722 d) 987 e) n.d.a.
24) (UNIVALI - SC) Uma
máquina térmica opera segundo o ciclo de Carnot entre as temperaturas de 500K e
300K, recebendo 2 000J de calor da fonte quente. o calor rejeitado para a fonte
fria e o trabalho realizado pela máquina, em joules, são, respectivamente:
a) 500 e
1 500 b)
700 e 1 300 c) 1 000 e 1 000 d) 1
200 e 800 e) 1 400 e 600
25) (UNAMA) Um motor
de Carnot cujo reservatório à baixa temperatura está a 7,0°C apresenta um rendimento
de 30%. A variação de temperatura, em Kelvin, da fonte quente a fim de
aumentarmos seu rendimento para 50%, será de:
a) 400 b) 280 c) 160 d) 560
26) (PUC-SP) Cinco geradores, cada um de f.e.m. igual a 4,5V e corrente
de curto-circuito igual a 0,5A,
são associados em paralelo. A f.e.m.e a resistência interna do gerador
equivalente têm valores respectivamente iguais a:
a) 4,5V e
9,0W b) 22,5V e 9,0W c) 4,5V e 1,8W d) 0,9V e 9,0W e) 0,9V e 1,8W
27) (FUVEST) As figuras mostram seis circuitos de lâmpadas e pilhas
ideais. A figura (1), no quadro, mostra uma lâmpada L de resistência R ligada a
uma pilha de resistência interna nula, As lâmpadas cujos brilhos são maiores
que o da lâmpada do circuito (I) .
a) apenas P,Q e T
b) apenas P, S e U.
c) apenas P, T eU.
d) apenas Q e S.
e) apenas S.
28) (U.F.S.CARLOS) Três baterias idênticas são ligadas em paralelo,
como na figura a seguir. A forca eletromotriz de cada bateria é E, com
resistência interna igual a r. A bateria equivalente dessa associação tem força
eletromotriz e resistência interna, respectivamente iguais a:
a) 3E e r
b) E e
r/3
c) E/3 e
r
d) E/3 e
r/3
e) 3E e r/3
29) Se ligássemos externamente os
pontos 1 e 2 do circuito da questão anterior com uma resistência de valor 2r/3,
a corrente total no circuito seria:
a) 9E/11r b) 9E/5r
c) E/5r d)
E/3r e) E/r
30) A força eletromotriz de uma
bateria é:
a) a
força elétrica que acelera os elétrons;
b) igual
à tensão elétrica entre os terminais da bateria quando a eles está ligado um
resistor de resistência nula;
c) a
força dos motores ligados à bateria;
d) igual
ao produto da resistência interna pela intensidade da corrente;
e) igual
à tensão elétrica entre os terminais da bateria quando eles estão em aberto.
31)(CESGRANRIO) Em qual
das situações ilustradas acima a pilha está em curto-circuito?
a) somente em I
b) somente em II
c) somente em III
d) somente em I e II
e) em I, II e III
32) (UFAL)
Admitindo-se constante e não nula a resistência interna de uma pilha, o gráfico
da tensão (U) em função da corrente (i) que atravessa essa pilha é melhor
representado pela figura:
33) (MACKENZIE) No circuito
representado abaixo, a bateria é ideal e a intensidade de corrente i1
é igual a 1,5A.
O valor da força eletromotriz E da bateria é:
a) 50V b) 40V c) 30V d) 20V e) 10V
34) (FUVEST) As
figuras ilustram pilhas ideais associadas em série (1° arranjo) e em paralelo
(2° arranjo). Supondo as pilhas idênticas, assinale a alternativa correta:
a) Ambos os arranjos fornecem a mesma tensão.
b) O 1°
arranjo fornece uma tensão maior que o 2°.
c) Se
ligarmos um voltímetro aos terminais do 2° arranjo, ele indicará uma diferença
de potencial nula.
d) Ambos
os arranjos, quando ligados a um mesmo resistor, fornecem a mesma corrente.
e) Se
ligarmos um voltímetro nos terminais do 1° arranjo, ele indicará uma diferença
de potencial nula.
35) (SÃO LEOPOLDO-RS) Num escritório são instalados 10 lâmpadas de 100W, que funcionarão, em
média, 5 horas por dia. Ao final do mês, à razão de R$ 0,12 por kWh, o valor da
conta será:
a) R$
28,00 b) R$ 25,00 c)
R$ 18,00 d) R$ 8,00 e) n.d.a.
36) (FUVEST) Um chuveiro elétrico, ligado em média uma hora por dia,
gasta R$ 10,80 de energia elétrica por mês. Se a tarifa cobrada é de R$ 0,12
por quilowatt-hora, então a potencia desse aparelho elétrico é:
a) 90W b) 360W
c) 2.700W d) 3.000W
e) 10.800W
37) (UEPR) Um gerador funcionará
em regime de potência útil máxima, quando sua resistência interna for igual: a) à resistência equivalente do
circuito que ele alimenta;
b) à metade da resistência equivalente do circuito que ele alimenta;
c) ao dobro da resistência equivalente do circuito que ele alimenta;
d) ao quádruplo da resistência equivalente do circuito que ele alimenta;
e) à quarta parte da resistência equivalente do circuito que ele alimenta.
b) à metade da resistência equivalente do circuito que ele alimenta;
c) ao dobro da resistência equivalente do circuito que ele alimenta;
d) ao quádruplo da resistência equivalente do circuito que ele alimenta;
e) à quarta parte da resistência equivalente do circuito que ele alimenta.
38) (FATEC - SP) Um
chuveiro elétrico tem um seletor que lhe permite fornecer duas potências
distintas: na posição "verão" o chuveiro fornece 2700W, na posição
"inverno" fornece 4800W. José, o dono deste chuveiro, usa-o
diariamente na posição "inverno", durante 20 minutos. Surpreso com o
alto valor de sua conta de luz, José resolve usar o chuveiro com o seletor
sempre na posição "verão", pelos mesmos 20 minutos diários.
Supondo-se que o preço do quilowatt-hora seja de R$ 0,20, isto representará uma
economia diária de:
a) 0,14 b) 0,20 c) 1,40 d) 2,00 e)
20,00
39) (UE - MARINGÁ) Uma
lâmpada tem indicado 60W - 120V. Sendo percorrida por uma corrente de
intensidade 500mA, pode-se afirmar que:
a) seu
brilho será menor que o normal;
b) seu
brilho será maior que o normal;
c) seu
brilho será normal;
d) não
suportará o excesso de corrente;
e) não há
dados suficientes para fazer qualquer afirmação.
40)
(MED-ABC) A bateria figurada
abaixo tem resistência desprezível. A potência fornecida pela bateria vale:
a) 8W b) 6W c) 128W d) 18W e) 12
GABARITO:
01 - A
|
02 - E
|
03 - A
|
04 - A
|
05 – A
|
||||
06 - D
|
07 - C
|
08 -D
|
09 - A
|
10 – A
|
||||
11 - C
|
12 - E
|
13 - D
|
14 - D
|
15 – A
|
||||
16 - 34 pontos (corretas 02 e 32)
|
17 - 39 (corretas 01,02,04 e 32)
|
18 - D
|
19 - D
|
20 - A
|
||||
21- D
|
22 - E
|
23 - A
|
24 - D
|
25 – C
|
||||
26 - C
|
27 – C
|
28 - B
|
29 - E
|
30 - E
|
||||
31 - A
|
32 - C
|
33 - C
|
34- B
|
35 - C
|
||||
36 -
D
|
37 - A
|
38 -
A
|
39 - C
|
40 - E
|
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