Como manter a qualidade da Atenção nos estudos ou em
atividades importantes:
A ATENÇÃO é uma
função do cérebro envolvida em todos os processos cognitivos. Portanto, se a
capacidade de atenção de uma pessoa estiver prejudicada, por qualquer motivo,
mais difícil e/ou cansativo se tornará para ela desenvolver qualquer atividade
que envolva processos mentais.
Alguns fatores que podem
interferir na manutenção da ATENÇÃO:
- Excesso de estímulos ambientais
(por exemplo, ruídos e movimentos)
- Cansaço físico (por exemplo,
por excesso de atividades físicas ou por poucas horas de sono)
- Problemas de saúde (doenças do
cotidiano ou de maior gravidade)
- Alimentação inadequada
- Questões de ordem
afetivoemocionais que possam gerar estresse e/ou ansiedade.
Alguns fatores que ajudam na
manutenção ou melhora do nível ou tempo de ATENÇÃO:
•
Horas de sono adequadas (para que haja o a etapa
do sono de reparação)
•
Alimentação saudável (cereais, hortaliças,
proteínas, frutas, ÁGUA / evitar gorduras e açucares em excesso)
•
Ambiente adequado (arejado / iluminação difusa /
sem interferência de ruídos e movimentos tais como conversas, computador,
telefone, etc / em mesa ou escrivaninha para que se possa manter postura ereta
e o estado de alerta).
•
Organização, planejamento, rotinas (fazer grade
de horários, colocando intervalos e outros compromissos / listar seus compromissos
e atividades / procurar estudar pelo menos 3 matérias por dia / iniciar os
estudos pelas matérias nas quais tenha mais dificuldade e procurar revê-las
diariamente / aumentar o tempo de estudo gradativamente / excluir as atividades diárias que podem ser
deixadas para uma outra oportunidade / sistematizar e criar o hábito = todos os dias).
•
Ajuda emocional (quando necessária).
•
Avaliação médica (quando necessária).
•
Atividades físicas (desde que não ocorra um
esgotamento físico)
•
Meditação ou Artes Marciais
Instrumentos
que também ajudam na manutenção/melhora do nível ou tempo de atenção:
•
Música
ambiente (clássicas ou instrumentais e que não te remeta a nenhuma lembrança de
ordem emocional)
•
Régua
durante a leitura
•
Pausas
de, no máximo, 10 minutos a cada 50 / 60 minutos
•
Anotações
para manter o foco durante a aula/estudos
Para quem
apresenta quadro de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade:
•
Sentar na frente da sala de aula, e se possível,
no centro, longe de estímulos como portas, janelas e/ou pessoas com quem se
tenha muita afinidade.
•
Fazer pausas mais frequentes
•
Andar, se alongar durante os intervalos.
MEMÓRIA: é a função
cognitiva responsável pelo armazenamento de informações e/ou fatos, acesso
imediato ou tardio destas informações que pode se dar de forma espontânea ou
através do processo de reconhecimento de estímulos. Pode ser auditiva ou visual. Pode ocorrer por
impacto emocional (agradável ou desagradável), por repetição de assuntos,
temas, vivências ou por associação de ideias/fatos. Conforme estudos, para que
seu cérebro possa alcançar uma boa consolidação de informações é necessário que
se faça horas de sono regulares e adequadas.
Instrumentos que podem facilitar
o processo de memorização:
- Uso de fichas com informações
(para visualização diária e rápida)
- Uso de mapas, atlas e esquemas
visuais
- Canetas coloridas / marca textos
- Associar fatos, músicas, rimas
e trocadilhos quando possível.
Porém, quando se trata de
memorizar conteúdos escolares, temos que perceber que só conseguimos lembrar
daquilo que aprendemos.
APRENDIZAGEM:
ocorre, principalmente, através da interação e envolvimento com o assunto
abordado. Necessita de manutenção do foco de atenção e reflexão sobre o tema,
associação de ideias, desenvolvimento de estratégias para assimilar conteúdos
mais complexos e ou desinteressantes, desenvolvimento de métodos/estratégias de
memorização. A capacidade de memorização
está diretamente ligada ao processo de aprendizagem.
Uma forma de interagir com o
conteúdo é através da abstração. Ajuda muito se perguntar “O que eu
preciso aprender sobre esse tema, assunto, texto?”.
Pode facilitar também a
aprendizagem quando fracionamos as dúvidas (em etapas) e vamos desenvolvendo
passo a passo, anotando inclusive as explicações do professor.
Estudar antes do plantão de
dúvidas e clarear/anotar a sua dúvida é mais eficiente do que entregar
ao professor o clássico “Não entendi nada!”. Se você levar ao
professor qual é o ponto em que está se atrapalhando, ficará mais fácil para ele
perceber qual é o raciocínio que não está adequado e te ajudar a partir
daí. Também, é através desses
conflitos/dúvidas que se dá o aprendizado.
É importante que você reveja com frequência
diária as matérias com as quais não tem muita afinidade ou facilidade,
porque esquecemos mais facilmente daquilo que não nos agrada ou interessa.
Maturidade é perceber que o
momento é de estudar as matérias com o foco no seu objetivo
e não no fato de gostar ou não do assunto.
Também, ficar procurando culpados
não irá ajudar no seu processo de aprendizagem. Então, chega de: “Não
consigo aprender porque a matéria é muito chata” ou “Também, o
professor não explica direito”. Isso não irá resolver o seu problema. A
aprendizagem é um processo dinâmico e ninguém poderá fazer a sua parte nele.
Marisa
Redivo
Psicóloga
/ Orientadora Profissional
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