Colégio OBJETIVO- Lista n°
1- FÍSICA- Ciclo 1- aulas 8 a 14 -
Unidade____________
Nome:_____________________________________n
°_____ Data: ___/___/2013
1.Um ônibus está andando à velocidade de 40 km/h . Seus passageiros estão em movimento ou repouso? Por
quê?
2.Uma pessoa em um carro observa uma placa na calçada de
uma rua, ao passar por ela. A placa está em repouso ou em movimento? Explique.
3.Considere o livro que você está lendo. a) Ele está em
repouso em relação a você? b) E em relação a um observador no Sol?
4.Enquanto o professor escreve na lousa. a) O giz está
em repouso ou em movimento em relação à lousa? b) A lousa está em repouso ou em
movimento em relação ao chão? c) A lousa está em repouso ou em movimento em
relação ao giz?
5.Se dois carros movem-se sempre um ao lado do outro,
pode-se afirmar que um está parado em relação ao outro?
6.O caminhão da figura abaixo movimenta-se pela estrada
com velocidade constante. Um pacote se desprende do teto do caminhão e cai no
chão da carroceria. Qual a trajetória do pacote para um observador: a) dentro
do caminhão. b) fixo na estrada. ( Desenhe as trajetórias).
7.Sobre o chão de um elevador coloca-se um trenzinho de
brinquedo, em movimento circular. O elevador sobe com velocidade constante. Que
tipo de trajetória descreve o trenzinho, em relação: a) Ao elevador? b) Ao
solo?
8.Um avião em vôo horizontal em relação à Terra, abandona
um objeto. Qual é a provável trajetória desse objeto em relação a um observador
na Terra?
9.Um carro parte do km 12 de uma rodovia e desloca-se
sempre no mesmo sentido até o km 90. Determine o deslocamento do carro.
10.Um boi sai da posição zero da estrada, vai até a
posição 5m e depois retorna para a posição zero. a) Qual foi a distância
percorrida pelo boi? B) Qual foi a
variação de espaços sofrida pelo boi?
11.Um carro retorna do km 100 ao km 85. Determine qual
foi a variação de espaços desse carro.
12.Um carro percorre uma rodovia passando pelo km 20 às 9
horas e pelo km 45 às 10 horas. Determine: a) a variação de espaços do carro.
b) a velocidade escalar média nesse intervalo de tempo.
13.Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de
ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua
velocidade escalar média ? Transforme para km/h.
14.Em 1992 , a brasileira Dailsa Ribeiro, de Curitiba,
atravessou o canal da Mancha nadando uma distância aproximada de 32 km e gastando um tempo de 20 horas. Calcule a velocidade
escalar média de Dailsa nessa travessia.
15.Um nadador percorre uma piscina de 50m de comprimento
em 25s. Determine a velocidade escalar média desse nadador. Transforme para
km/h.
16.Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo
marco 150 km da
mesma estrada às 14 horas. Qual a velocidade escalar média desse automóvel
entre as passagens pelos dois marcos?
17.Um motorista de uma transportadora recebeu seu
caminhão e sua respectiva carga no km 340 de uma rodovia às 13 horas, entregou
a carga no km 124 da mesma rodovia às 16 horas. Qual foi a velocidade escalar média
desenvolvida pelo caminhão? Transforme a resposta para m/s.
18.No verão brasileiro, andorinhas migram do hemisfério
norte para o hemisfério sul numa velocidade média de 25 km/h . Se elas voam 12 horas por dia, qual a distância
percorrida por elas num dia?
19.Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma
velocidade escalar média da ordem de 1 m/s. Qual a distância , em metros, que essa pessoa
percorrerá, andando durante 2 minutos?
20.Um trem viaja com velocidade constante de 50 km/h . Quantas horas ele gasta para percorrer 200 km ?
21.Uma motocicleta percorre uma distância de 20 m com velocidade escalar média de 10 m/s. Qual o tempo
gasto para percorrer essa distância?
22.Se um ônibus andar à velocidade de 50 km/h e percorrer 100 km , qual será o tempo gasto nesse percurso?
23.Um móvel tem função horária do espaço dada por: S = 2.t 3 - 5.t (S.I.). Calcule: a) a
velocidade escalar média entre os instantes t0=0 e t1=2s. b) a velocidade escalar no instante 2s.
24.Um ponto material percorre uma trajetória retilínea de
acordo com a função horária: S = 100 - 4.t2 (S.I.). Determine: a) O instante em que o móvel passa
pela origem dos espaços. b) A sua
velocidade escalar nesse instante.
25.Um móvel tem função horária do espaço dada por: S = 4.t3 + 6
(S.I.). Calcule: a) a velocidade escalar média entre os instantes t0=0
e
t1=2s. b) a
velocidade escalar no instante 2s.
26.Um ponto material percorre uma trajetória retilínea
de acordo com a função horária:S = 3t 3
+ 4t 2 – 6 ( S.I.) Encontre:
a) a equação da velocidade escalar deste móvel;
b) a velocidade do ponto material
nos instantes t0=0 e t1=2s.
|
27. (UFCE)
Uma partícula desloca-se sobre uma reta na direção x. No instante t1=1,0s,
a partícula encontra-se na posição A e no instante t2=6,0s
encontra-se na posição B, como indicadas na figura abaixo. Determine a velocidade
média da partícula no intervalo de tempo entre os instantes t1 e t2.
29. Um móvel percorre uma trajetória de
acordo com a equação horária: S = 4.t –
8. (S.I.). Determine: a) o instante em que o móvel passa pela origem dos
espaços. b) sua velocidade nesse instante.
30. Uma partícula move-se de acordo com a
função horária : S = 1.t 2 –
40.t ( S em cm e t em min). Determine: a ) a equação horária da velocidade
escalar. b) o instante em que inverte o sentido de seu movimento.
RESPOSTAS: 3.a) sim b) não, em movimento. 4) a) mov. b) repouso c) mov. 5)sim
6) a) segmento de reta vertical
b) arco de parábola. 7) a)
circular b) helicoidal. 8) 4 9) 78km
10) a) 10m b) 0 11) – 15km
12) a) 25km b) 25km/h 13)8m/s ; 28,8km/h 14)
1,6 km/h 15) 2m/s ; 7,2km/h 16)
60km/h 17) - 72km/h ; - 20m/s 18)
300km 19) 120 m 20)
4h 21) 2s
22) 2h
23) a) 3m/s b) 19 m/s 24) a) 5s
b) – 40 m/s 25) a) 16 m/s
b) 48 m/s 26) a) v = 9.t2 + 8.t b) 0 ; 52m/s
27) 22 m/s 28) 80 km/h
29) a) 2s b) 4m/s 30) a) v = 2.t – 40 b) 20s
Colégio
OBJETIVO – Ciclo 2-Lista 01
Frente 1- Escalas Termométricas e
Calorimetria ( aulas 1 a 4)
1. O que é o zero absoluto?
2. O verão de 1994 foi particularmente quente nos
Estados Unidos. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima no inverno
anterior foi de 60°C . Qual o valor dessa
diferença na escala Fahrenheit?
a) 108°F b) 60°F c) 140°F d) 33°F e) 92°F
3. Sêmen bovino para
inseminação artificial é conservado em nitrogênio líquido que, à pressão normal
tem temperatura de 78 K. Calcule essa temperatura em:
a) graus Celsius (°C); b) graus Fahrenheit (°F)
a) 50°C . b) 40°C . c) 30°C . d) 20°C . e) 10°C .
5.Um cientista russo cria uma
nova escala de temperatura e dá a ela o nome de seu filho Yuri. Nesta escala, a
temperatura de fusão do gelo vale - 20°Y
e a temperatura de ebulição da água vale 120°Y. Utilizando um termômetro
graduado nesta escala para medir a temperatura corporal de seu filho, o
cientista encontra o valor de 36°Y. Pode-se afirmar:
a) O garoto tem febre pois possui temperatura de 40°C .
b) O garoto tem hipotermia, pois possui temperatura
de 32°C .
c) O garoto possui temperatura normal, de
aproximadamente 36°C .
d) A temperatura de 36°Y é impossível, pois é menor
do que o zero absoluto.
e) A medida está errada, pois a temperatura de 36°Y
seria correspondente a 90°C .
6. (UFAC) A temperatura em Rio Branco, em
certo dia, sofreu uma variação de 15 ºC. Na escala Fahrenheit, essa variação
corresponde a:
a) 108º F. b)
71º F. c) 44º F. d)
27º F. e) 1º F.
7. (UFAP) Dois
termômetros possuem a mesma leitura de valores, porém um deles está em escala Celsius
e o outro em escala Fahrenheit. Qual o valor lido nos termômetros?
a) 80ºC e 80ºF. b) 50ºC e 50ºF. c) 40ºC e 40ºF.
d) –40ºC e –40ºF. e) –15ºC e –15ºF.
8. (UFAM) Uma escala termométrica X é construída de modo que a temperatura de 0º X corresponde a – 4º F, e a temperatura de 100º X corresponde a 68º F. Nesta escala X, a temperatura de fusão do gelo vale:
a) 30º X. b) 20º X. c) 50º X. d) 40º X. e) 10º X.
a) 80ºC e 80ºF. b) 50ºC e 50ºF. c) 40ºC e 40ºF.
d) –40ºC e –40ºF. e) –15ºC e –15ºF.
8. (UFAM) Uma escala termométrica X é construída de modo que a temperatura de 0º X corresponde a – 4º F, e a temperatura de 100º X corresponde a 68º F. Nesta escala X, a temperatura de fusão do gelo vale:
a) 30º X. b) 20º X. c) 50º X. d) 40º X. e) 10º X.
9. (UFAC) A
variação de 100 °F na temperatura
de um corpo corresponde na escala Celsius e na escala Kelvin respectivamente a
uma variação de:
a)100 °C e 100 K b) 180 °C e 100 K c) 37,7 °C 180 K
d)55,55 °C e 55,55 K e) 50 °C .
e 150 K
a)
d)
10. (UFSC) O gráfico a seguir representa a
quantidade de calor absorvida por dois objetos A e B ao serem aquecidos, em
função de suas temperaturas.
Observe o
gráfico e assinale a(s) proposição(ões) correta(s):
(01) A capacidade
térmica do objeto A é maior que a do objeto B.
(02) A partir do gráfico é possível determinar as capacidades térmicas dos objetos A e B cujos valores são CA = 40 cal/°C e CB = 20 cal/°C.
(04) Pode-se afirmar que o calor específico do objeto A é maior que o do objeto B .
(08) Se a massa do objeto A for de200 g , seu calor específico será de 0,2
cal/g °C.
(02) A partir do gráfico é possível determinar as capacidades térmicas dos objetos A e B cujos valores são CA = 40 cal/°C e CB = 20 cal/°C.
(04) Pode-se afirmar que o calor específico do objeto A é maior que o do objeto B .
(08) Se a massa do objeto A for de
(16) Se a massa do
objeto B for de 200 g , seu calor
específico será de 0,1 cal/g °C.
Dê como
resposta a soma das proposições corretas.
11. (UFPB) Um engenheiro testa materiais
para serem usados na fabricação da carroceria de um automóvel. Entre outras
propriedades, é desejável a utilização de materiais com alto calor específico.
Ele verifica que, para aumentar em 3ºC a temperatura de 32g do material A, é necessário
fornecer 24cal de
calor a esse material. Para obter o mesmo aumento de temperatura em 40g do material B, é preciso 24cal. Já as 50g do material C necessitam 15cal para sofrer o mesmo
acréscimo de temperatura. Os calores específicos dos materiais A, B e C são
respectivamente:
a) cA = 0,25 cal/gºC; cB
= 0,20 cal/gºC;
cC = 0,10 cal/gºC.
b) cA = 0,25 cal/gºC; cB = 0,35 cal/gºC; cC = 0,15 cal/gºC.
c) cA = 0,30 cal/gºC; cB = 0,10 cal/gºC; cC = 0,20 cal/gºC.
d) cA = 0,35 cal/gºC; cB = 0,20 cal/gºC; cC = 0,10 cal/gºC.
e) cA = 0,10 cal/gºC; cB = 0,30 cal/gºC; cC = 0,25 cal/gºC.
b) cA = 0,25 cal/gºC; cB = 0,35 cal/gºC; cC = 0,15 cal/gºC.
c) cA = 0,30 cal/gºC; cB = 0,10 cal/gºC; cC = 0,20 cal/gºC.
d) cA = 0,35 cal/gºC; cB = 0,20 cal/gºC; cC = 0,10 cal/gºC.
e) cA = 0,10 cal/gºC; cB = 0,30 cal/gºC; cC = 0,25 cal/gºC.
12. (UFAL) Considere quatro frascos
contendo líquidos, e com os dados da tabela, analise as afirmações que seguem:
Frasco
|
m (g)
|
c (cal/g ºC)
|
t (ºC)
|
I
|
120
|
1,0
|
20
|
II
|
200
|
0,80
|
20
|
III
|
300
|
0,60
|
40
|
IV
|
400
|
0,50
|
40
|
I. A capacidade
térmica do líquido contido no frasco I
é 120 cal/ ºC
II. A capacidade térmica do líquido contido no frasco III é 500 cal/ ºC.
III. Para elevar a temperatura do líquido contido no frasco II até 40 ºC são necessários 3,2 kcal.
IV. Para elevar a temperatura do líquido contido no frasco IV até 60 ºC são necessários 4,0 kcal
II. A capacidade térmica do líquido contido no frasco III é 500 cal/ ºC.
III. Para elevar a temperatura do líquido contido no frasco II até 40 ºC são necessários 3,2 kcal.
IV. Para elevar a temperatura do líquido contido no frasco IV até 60 ºC são necessários 4,0 kcal
V. Para resfriar
o líquido do frasco IV
até 20 ºC é
necessário
retirar dele 4,0 kcal.
Frente 2- Princípios da Óptica
Geométrica e Espelhos Planos ( aulas 1 a 8 )
13. As figuras abaixo
representam qual princípio da Óptica Geométrica?
15. Os eclipses comprovam qual
princípio da Óptica Geométrica?
16. Classifique os pontos P1 , P2 e P3 abaixo em relação aos
sistemas ópticos S1 e S2.
17. Classifique as fontes de
luz abaixo:
a) Sol b) Lua
c) Planetas d) chama de uma
vela
e) mostrador de relógio que brilha no escuro. f) lâmpada de filamento acesa g) lâmpada fluorescente acesa.
18. Cite 3 exemplos de cada
meio: a) transparente b)
translúcido c) opaco.
19. Um poste de 6,0
m
de altura projeta no solo uma sombra de 2m
ao mesmo tempo em que um homem projeta no solo uma sombra de 60
cm .
Calcule a altura do homem.
20. Um menino de 1,60
m
de altura projeta no solo uma sombra de 55
cm
. No mesmo instante uma haste vertical projeta uma sombra de 1,65
m .
Calcule a altura da haste.
21. O uniforme da seleção brasileira é composto de
calção azul e camiseta amarela. Se levado em uma sala escura e iluminado apenas
com luz amarela, de que cores será visto?
22. Um pedaço de tecido branco encontra-se
em uma sala e escura e é iluminado por luz azul. De que cor é visto?
23. Se a bandeira brasileira
fosse levada a uma sala escura e iluminada por luz verde, de que cores seria
vista?
24. Na figura abaixo o raio AB
forma um ângulo de 60° com a superfície do espelho plano. Sendo assim ,
determine o valor do ângulo de incidência (
i ) e do ângulo de reflexão ( r ).
25. Desenhe a imagem do objeto
ABCD da figura abaixo.
26. Para a figura abaixo, qual
a distância do objeto A até sua imagem?
E do objeto B até sua imagem?
27. Um motorista ao olhar o
retrovisor de seu carro lê a palavra AMBULÂNCIA. Como está escrita essa
palavra?
28. Um aluno coloca diante de
um espelho plano um livro de física.Como ele vê a imagem da palavra FÍSICA?
29. na figura a seguir um
observador está localizado no ponto P. Quais pontos ( A, B, C, D , E) ele
consegue ver por reflexão no espelho plano ?
30. Para a figura abaixo
considere que o espelho movimenta
-se para a esquerda com velocidade 10
m/s em relação à Terra e a menina corra em direção ao espelho com velocidade 4 m/s. Qual a velocidade da imagem da menina em relação à Terra?
31. Ainda considerando a figura
acima, se a velocidade do espelho fosse 5 m/s e a da menina 3 m/s nas mesmas
condições do exercício anterior, qual seria a velocidade da menina em relação à
Terra?
32. Dois espelhos planos formam
entre si um ângulo de 36°. Qual o número de imagens formadas de um objeto
colocado entre os espelhos?
33. Dois espelhos planos estão
dispostos de maneira a fornecer 3 imagens de um objeto. Qual o ângulo formado
entre os espelhos?
34. Na figura abaixo os
espelhos planos formam 90° entre si. Desenhe as imagens do objeto O.
35. Com 3 bailarinas colocadas
entre dois espelhos planos fixos, um diretor de cinema consegue uma cena onde
são vistas no máximo 24 bailarinas. Qual deve ser o ângulo entre os espelhos?
RESPOSTAS:
4. E
6. D
7. D
9. D
10. 27
12. I)V
II)F III)V IV)V
V)V
13.Reversibilidade dos raios de luz
14.Independência dos raios de luz
15.Propagação retilínea da luz
16. P1 é POR para S1
P2 é PIV para S1 E POR para S2
P3
é PII para S2
b)
Secundária
c)
Secundária
d)
Primária Incandescente
e)
Primária Luminescente Fosforescente
f) Primária
Incandescente
g)
Primária Luminescente Fluorescente
19. 1,80 m
20. 4,8 m
21. Calção preto e camiseta amarela
22. azul
23. verde e preta
24. i = r = 30°
29. B,C,D
30. 16 m/s
31. 7 m/s
32. 9 imagens
33. 90°
35. 45°
LISTA DE EXERCÍCIOS - FÍSICA - 3º ANO –
Caderno 1 - frentes 1, 2 e 3
01)-(FUVEST) Os pontos A, B, C e D representam pontos
médios dos lados de uma mesa quadrada de bilhar. Uma bola é lançada a partir de
A, atingindo os pontos B, C e D, sucessivamente, e retornando a A, sempre com
velocidade de módulo constante v1. Num outro ensaio a bola é lançada
de A para C e retorna a A, com velocidade de módulo constante v2‚ e
levando o mesmo tempo que o do lançamento anterior. Podemos afirmar que a
relação v1/v2‚ vale:
a) ½ b) 1
c) √2 d) 2 e) 2√2
02) (FUVEST) Um veículo movimenta-se numa pista
retilínea de 9,0 km de extensão. A velocidade máxima que
ele pode desenvolver no primeiro terço do comprimento da pista é 15 m/s, e nos
dois terços seguintes é de 20 m/s. O veículo percorreu esta pista no menor
tempo possível. Pede-se: a) a
velocidade média desenvolvida; b) o
gráfico v x t deste movimento.
03) (FUVEST) Tem-se uma fonte sonora no vértice A de uma pista triangular
eqüilátera e horizontal, de 340 m de lado. A fonte emite um sinal que
após ser refletido sucessivamente em B e C retorna ao ponto A. No mesmo
instante em que a fonte é acionada um corredor parte do ponto X, situado entre
C e A, em direção a A, com velocidade constante de 10 m/s. Se o corredor e o
sinal refletido atingem A no mesmo instante, a distância AX é de: a) 10 m
b) 20 m
c) 30 m
d) 340 m
e) 1020 m
04) (PUCSP) Duas
bolas de dimensões desprezíveis se aproximam uma da outra, executando
movimentos retilíneos e uniformes (veja a figura). Sabendo-se que as bolas
possuem velocidades de 2 m/s e 3 m/s e que, no instante t = 0, a distância entre elas é de 15 m , podemos afirmar que o instante da
colisão é a) 1 s b) 2 s
c) 3 s d) 4 s e) 5 s
05) (CESGRANRIO) Um trem sai da estação de uma cidade, em percurso
retilíneo, com velocidade constante de 50 km/h . Quanto tempo depois de sua partida deverá
sair, da mesma estação, um segundo trem com velocidade constante de 75 km/h para alcançá-lo a 120 km da cidade? a) 24 min; b) 48 min; c) 96 min; d) 144 min; e) 288 min.
06) (FEI)
Um carro faz uma viagem
de 200km a uma velocidade média de 40km/h. Um segundo carro, partindo 1 hora
mais tarde, chega ao ponto de destino no mesmo instante que o primeiro. Qual é
a velocidade média do segundo carro?
a) 45 km/h
b) 50 km/h c) 55 km/h d) 60 km/h e) 80 km/h
07) (UDESC) Durante um teste de
treinamento da Marinha, um projétil é disparado de um canhão com velocidade
constante de 275,0 m/s em direção ao centro de um navio. O navio move-se com
velocidade constante de 12,0 m/s em direção perpendicular à trajetória do
projétil. Se o impacto do projétil no navio ocorre a 21,6 m do seu centro, a distância (em metros)
entre o canhão e o navio é: a) 516,6
b) 673,4 c) 495,0 d) 322,2 e) 245,0
08) (ITA) O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados
Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima
no inverno anterior foi de 60 °C .
Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit? a) 108 °F b) 60 °F c) 140 °F d) 33 °F e) 92 °F
09) (UEL) Uma escala de temperatura arbitrária X está relacionada com
a escala Celsius, conforme o gráfico a seguir.
As
temperaturas de fusão do gelo e ebulição da água, sob pressão normal, na escala
X são, respectivamente, a) - 60 e 250 b) -100 e 200 c) -150 e 350 d) -160 e 400 e) - 200 e 300
10) (CESGRANRIO) Com o objetivo de recalibrar um velho termômetro com a
escala totalmente apagada, um estudante o coloca em equilíbrio térmico,
primeiro, com gelo fundente e, depois, com água em ebulição sob pressão
atmosférica normal. Em cada caso, ele anota a altura atingida pela coluna de
mercúrio: 10,0 cm
e 30,0
cm , respectivamente,
medida sempre a partir do centro do bulbo. A seguir, ele espera que o
termômetro entre em equilíbrio térmico com o laboratório e verifica que, nesta
situação, a altura da coluna de mercúrio é de 18,0 cm . Qual a temperatura do laboratório na escala Celsius deste
termômetro? a) 20 °C b) 30 °C c) 40 °C d) 50 °C e) 60 °C
11) (FUVEST) Um atleta envolve sua perna com uma bolsa de água quente,
contendo 600
g de água à temperatura
inicial de 90 °C .
Após 4 horas ele observa que a temperatura da água é de 42 °C . A perda média de energia da água por unidade de tempo
é: Dado: c = 1,0 cal/g. °C a) 2,0 cal/s b) 18 cal/s c) 120 cal/s d) 8,4 cal/s e) 1,0 cal/s
12) (FUVEST) Adote: calor específico da água: 1,0 cal/g.°C. Um bloco de massa 2,0 kg , ao receber toda energia térmica liberada por 1000 gramas
de água que diminuem a sua temperatura de 1 °C , sofre um acréscimo de temperatura de 10 °C . O calor específico do bloco, em cal/g.°C, é: a) 0,2 b) 0,1 c) 0,15 d) 0,05 e) 0,01
13)
(PUCCAMP) Um calorímetro de capacidade térmica 50 cal/°C contém 520 g de gelo a 0 °C . Injeta-se no calorímetro
vapor de água a 120 °C , na
quantidade necessária e suficiente para fundir totalmente o gelo. A massa de
água, em gramas, que se forma no interior do calorímetro vale a) 520 b) 584 c) 589 d) 620 e) 700 Dados: calor específico da água = 1,0
cal/g°C calor específico do
vapor = 0,50 cal/g°C calor
latente de fusão do gelo = 80 cal/g
calor latente de vaporização da água = 540 cal/g
14) (FAAP) As garrafas térmicas são frascos de paredes duplas, entre as
quais é feito o vácuo. As faces destas paredes que estão frente a frente são
espelhadas. O vácuo entre as duas
paredes tem a função de evitar: a)
somente a condução b) somente
a irradiação c) a condução e a
convecção d) somente a
convecção e) a condução e a
irradiação
15) (UNESP) Sob pressão constante, eleva-se a temperatura de certa massa
de gelo, inicialmente a 253 K, por meio de transferência de calor a taxa
constante, até que se obtenha água a 293 K.
A
partir do gráfico responda: a) Qual é
o maior calor específico? É o do gelo ou da água? Justifique. b) Por que a temperatura permanece
constante em 273 K, durante parte do tempo?
(Descarte a hipótese de perda
de calor para o ambiente).
16) (PUCMG) Assinale
a opção INCORRETA:
a)
A transferência de calor por condução só ocorre nos sólidos.
b)
A energia gerada no Sol alcança a Terra por radiação.
c)
Na transferência de calor por convecção, ocorre transporte de matéria.
d)
A transferência de calor por convecção ocorre nos gases e líquidos.
e)
Uma barra de alumínio conduz melhor o calor do que uma barra de madeira.
17) (UNESP) Suponha que num experimento de eletrólise, representado pela
figura a seguir, 3 coulombs de carga positiva e 3 coulombs de carga negativa
atravessem o plano PP' durante 1 segundo.
A corrente em ampéres
indicada pelo amperímetro A será: a) 0.
b) 1.
c) 2. d) 3.
e) 6.
18) (UNESP) Mediante estímulo, 2 × 105 íons de K+
atravessam a membrana de uma célula nervosa em 1,0 mili-segundo. Calcule a
intensidade dessa corrente elétrica, sabendo-se que a carga elementar é 1,6 ×
10-19 C .
19) (UNESP) O gráfico a seguir representa a corrente I que atravessa um
resistor de resistência R quando é alimentado por pilhas ligadas em série.
Se a
f.e.m de cada pilha (com resistência interna desprezível) é 1,5volts, qual é o
valor da resistência R?
20) (UNESP) Os gráficos na figura a seguir mostram o comportamento da
corrente em dois resistores, R1 e R2, em função da tensão
aplicada.
a)
Considere uma associação em série desses dois resistores, ligada a uma bateria.
Se a tensão no resistor R1 for igual a 4 V, qual será o valor da
tensão de R2 ?
b)
Considere, agora, uma associação em paralelo desses dois resistores, ligada a
uma bateria. Se a corrente que passa pelo resistor R1 for igual a 0,30 A , qual será o valor da corrente por R2 ?
21) (UFRS) Quando uma diferença de potencial é aplicada aos extremos de
um fio metálico, de forma cilíndrica, uma corrente elétrica "i"
percorre esse fio. A mesma diferença de potencial é aplicada aos extremos de
outro fio, do mesmo material, com o mesmo comprimento mas com o dobro do
diâmetro. Supondo os dois fios à mesma temperatura, qual será a corrente elétrica no segundo
fio? a) i b) 2 i c) i / 2 d) 4 i e) i / 4
22) ( UFPE) Um fio de diâmetro igual a 2mm é usado para a construção de
um equipamento médico. O comprimento da diferença de potencial nas extremidades
do fio em função da corrente é indicado na figura a seguir. Qual o valor em
Ohms da resistência de um outro fio, do mesmo material que o primeiro, de igual
comprimento e com o diâmetro duas vezes maior?
23) (UNESP) Três resistores de 40 ohms cada um são ligados a uma bateria
de f.e.m. (E) e resistência interna desprezível, como mostra a figura.
Quando a chave
"C" está aberta, a corrente que passa pela bateria é 0,15A.
a) Qual é o valor da
f.e.m. (E)? b) Que
corrente passará pela bateria, quando a chave "C" for fechada?
24) No circuito
esquematizado, onde i = 0,6 A ,
a força eletromotriz E vale : a) 48 V b) 36 V
c) 24 V d) 12 V e) 60 V
RESPOSTAS
23. : a) 12
V b) 0,20 A
24. B
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