terça-feira, 27 de agosto de 2013

         Lista de Física – Leis de Newton  -  Ciclo 1
1) Quando um ônibus inicialmente parado arranca, um passageiro que estava de pé sem segurar nos estribos perde o equilíbrio e cai. Como se explica o tombo de acordo com a idéia de inércia?
2) Assinale a alternativa que apresenta o enunciado da Lei da Inércia, também conhecida como Primeira Lei de Newton.
a) Qualquer planeta gira em torno do Sol descrevendo uma órbita elíptica, da qual o Sol ocupa um dos focos.
b) Dois corpos quaisquer se atraem com uma força proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.
c) Quando um corpo exerce uma força sobre outro, este reage sobre o primeiro com uma força de mesma intensidade e direção, mas de sentido contrário.
d) A aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional à resultante das forças que nele atuam, e tem mesma direção e sentido dessa resultante.
e) Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que sobre ele estejam agindo forças com resultante não nula.

3)Sobre um corpo rígido de massa 4 kg é aplicada uma força resultante produzindo uma aceleração de 3 m/s2. A força aplicada é de:              a) 4 N    b) 12 N.   c) 0,5 N   d) 3 N.  e) 25 N.

4) Explique o que é inércia.

5)A respeito das leis de Newton, são feitas três afirmativas:
I.   A força resultante necessária para acelerar, uniformemente, um corpo de massa 4,0 kg, de 10m/s para 20m/s, em uma trajetória retilínea, em 5,0s, tem módulo igual a 8,0N.
II.  Quando uma pessoa empurra uma mesa e ela não se move, podemos concluir que a força de ação é anulada pela força de reação.
III. Durante uma viagem espacial, podem-se desligar os foguetes da nave que ela continua a se mover. Esse fato pode ser explicado pela primeira lei de Newton.
Assinale:
a) se todas as afirmativas estiverem corretas.
b) se todas as afirmativas estiverem incorretas.
c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
d) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
e) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

6) Garfield, o personagem da história a seguir, é reconhecidamente um gato malcriado, guloso e obeso.
Suponha que o bichano esteja na Terra e que a balança utilizada por ele esteja em repouso, apoiada no solo horizontal.


Considere que, na situação de repouso sobre a balança, Garfield exerça sobre ela uma força de compressão de intensidade 150N.
A respeito do descrito, são feitas as seguintes afirmações:
I. O peso de Garfield, na terra, tem intensidade de 150N.
II. A balança exerce sobre Garfield uma força de intensidade 150N
III. O peso de Garfield e a força que a balança aplica sobre ele constituem um par ação-reação.
É (são) verdadeira (s)
a) somente I.              b) somente II.                c) somente III.
d) somente I e II.        e) todas as afirmações.

7)Leia a tira a seguir

A balança está equivocada em relação à indicação que deve dar ao peso do sanduíche. Na tira apresentada, a indicação correta para o peso do sanduíche deveria ser
a) 2000 N     b) 200 N     c) 2 N      d) 2 kg        e) 20 g

8) Na Terra o que é mais pesado um corpo de 1N ou um corpo de 1kg?

9) A Terra atrai um pacote de arroz com uma força de 49N.Pode-se, então, afirmar que o pacote de arroz
a) atrai a Terra com uma força de 49N.
b) atrai a Terra com uma força menor do que 49N.
c) não exerce força nenhuma sobre a Terra.
d) repele a Terra com uma força de 49N.
e) repele a Terra com uma força menor do que 49N.

10) A terceira Lei de Newton é o princípio da ação e reação. Esse princípio descreve as forças que participam na interação entre dois corpos. Podemos afirmar que:
a) duas forças iguais em módulo e de sentidos opostos são forças de ação e reação
b) enquanto a ação está aplicada num dos corpos, a reação está aplicada no outro
c) a ação é maior que a reação
d) ação e reação estão aplicadas no mesmo corpo
e) a reação em alguns casos, pode ser maior que a ação.

11) Considere as seguintes afirmações a respeito de um passageiro de um ônibus que segura um balão através de um barbante:
I) Quando o ônibus freia, o balão se desloca para trás.
II) Quando o ônibus acelera para frente, o balão se desloca para trás.
III) Quando o ônibus acelera para frente, o barbante permanece na vertical.
IV) Quando o ônibus freia, o barbante permanece na vertical.
Assinale a opção que indica a(s) afirmativa(s) correta(s).
a) III e IV          b) I e II          c) Somente I          d) Somente II      
e) Nenhuma das afirmações é verdadeira.

12)Dois blocos de massas mA = 3 kg e mB = 2 kg, apoiados sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa, são empurrados por uma força F de 20 N, conforme indica a figura abaixo. Determine a aceleração do conjunto.


13) Os corpos A e B encontram-se apoiados sobre uma superfície horizontal plana perfeitamente lisa. Uma força F de 40 N é aplicada em A conforme indica a figura a seguir. Dados: mA= 8 kg e mB= 2 kg. Determine: a) aceleração dos corpos A e B;       b) a força que A exerce em B.


14) Dois corpos 1 e 2, de massas m1= 6 kg e m2= 4 kg estão interligados por um fio ideal. A superfície de apoio é horizontal e perfeitamente lisa. Aplica-se em 2 uma força horizontal de 20 N, conforme indica a figura abaixo. Determine: a) a aceleração do conjunto; b) a força de tração no fio.


15) Dois corpos A e B, de massas mA= 1 kg e mB= 2 kg estão interligados por um fio ideal. A superfície de apoio é horizontal e perfeitamente lisa. Aplica-se em B uma força horizontal de 30 N. Determine: a) a aceleração do conjunto; b) a força de tração no fio.

16) Na situação do esquema abaixo, não há atrito entre os blocos e o plano, m1=8kg e m2=2kg. Sabe-se que o fio que une 1 com 2 suporta, sem romper-se uma tração de 32N. Calcule a força admissível à força F, para que o fio não se rompa.


17) Na figura abaixo m1=1kg e m2=2kg e m3=3kg . A força de 18 N é aplicada ao bloco m3 ,  determine: a) a aceleração do sistema; b) a tração T1 e a tração T2.



18) Uma locomotiva, desenvolvendo uma aceleração de 2 m/s2, puxa três vagões ao longo de uma ferrovia retilínea, conforme a figura.


Se o vagão 3 pesa 2·10 4 N, calcule a força exercida sobre ele pelo vagão 2 .


19) Dois blocos de massas M1 e M2, estão ligados através de um fio inextensível de massa desprezível que passa por uma polia ideal, como mostra a figura. O bloco 2 está sobre uma superfície plana e lisa, e desloca-se com aceleração a = 1 m/s2. Determine a massa M2, em kg, sabendo que M1 = 1 kg. Adote g = 10m/s2.

20) Dois corpos, A e B, de massas 30Kg e 10Kg, respectivamente, estão presos através de um fio inextensível que passa por uma roldana fixa de atrito desprezível, de acordo com a figura. Admitindo-se a aceleração da gravidade local  igual a 10m/s2, o módulo da aceleração resultante e a intensidade da força de tração no fio serão:

21) (Utilizando a figura acima) A roldana tem massa desprezível e não há atrito entre ela e o fio. O corpo A possui massa 4 Kg. Sabe se que o corpo B desce com aceleração de 2m/s2. Calcule a  massa de B . Adote g = 10m/s2.
22) Na figura abaixo o bloco A que se encontra suspenso pelo fio tem massa 1 kg e o bloco B que repousa em cima da mesa tem massa 9 kg.  Não há atrito entre B e a mesa e a massa de fios e polia é desprezível. Adotando g = 10m/s2 , calcule a aceleração dos blocos e a tração no fio.

23) Na figura abaixo as massas de A e B são respectivamente 2 kg e 3 kg e o bloco A está sendo puxado por uma força de intensidade 70 N. Adotando g = 10m/s2 , calcule a aceleração dos blocos e a tração no fio.







RESPOSTAS:
2)E   3)B   5)D   6)C   7)C   9)A   10)B   11)D     12) 4m/s2 , 8N
13) 4m/s2 , 8N   14) 2m/s2 , 12N   15) 10m/s2 , 10N     16) 40N
17) 3m/s2 , 3N ,9N     18) 4.103N    19) 9kg   20) 5m/s2 ,  150N
21) 6 kg  22) 1m/s2 , 9N       23) 8m/s2 , 54N  .



Nenhum comentário:

Postar um comentário