segunda-feira, 29 de março de 2010

PROEV – Projeto Educação para Valores

MARÇO 2010 
Tema: A JUSTIÇA

“Ser bom é fácil. O difícil é ser justo.” (Victor Hugo)



Com o intuito de complementar a responsabilidade da família na educação integral de nossos alunos, surgiu o Projeto Objetivo Educação para Valores – PROEV, que propõe um trabalho de reflexão sobre Virtudes e Valores por meio de temas transversais, ou seja, assuntos que atravessam os diferentes campos do conhecimento e, portanto, podem ser abordados por professores de qualquer disciplina. Esses temas referem-se à formação da pessoa humana e do cidadão, consciente de seus direitos e deveres, capaz de participar, ativa e construtivamente, da sociedade.

Durante as aulas e atividades escolares, no decorrer do ano, o projeto proporciona a todos os alunos da escola, Ensino Fundamental e Médio, momentos de conversa, leitura e análise de textos, músicas e/ou situações diárias, que levam à reflexão de valores. Durante o processo, a expressão dos sentimentos e das diferenças de ideias e visões das crianças e jovens acontecem naturalmente, e são respeitados. O objetivo do projeto não é trazer normas prontas ou certezas, mas propiciar um ambiente de reflexão, diálogo, responsabilidade, afeto e descobertas próprias.

Contamos com a parceria dos senhores pais ou responsáveis para desenvolvermos esse trabalho em conjunto com a família.

Nesse mês, o tema é “A Justiça” e teremos várias propostas para reflexão.

Destacamos algumas a seguir:


“Um povo só se torna realmente justo quando conhece, de forma clara e objetiva, o real significado da palavra justiça. A palavra justiça refere-se, antes de tudo, a um princípio de equidade, de igualdade proporcional; um princípio de sabedoria que deveria ser utilizado por todos. Normalmente, o cidadão conhece duas situações: ser beneficiado ou ser prejudicado. Devemos discernir estes extremos e adotar situações intermediárias. É no ponto médio, entre o benefício e o malefício, que encontramos o que é justo para todos. Em linhas gerais, ser justo é não oprimir nem privilegiar, não menosprezar nem endeusar, não sub-valorizar e tampouco supervalorizar. Ser justo é saber dividir corretamente sem subtrair e sem adicionar (sem roubar ou subornar). Ser justo é não se apropriar de pertences alheios e dar o correto valor a cada coisa e a cada pessoa. Ser justo é estabelecer regras claras sem dar vantagem para uns e desvantagem para outros. Ser justo é encontrar o equilíbrio que satisfaz ou sacrifica, por igual, sem deixar resíduos de insatisfação que possam resultar em desforras posteriores. A falta de diálogo, para se estabelecer o que é justo e correto, faz o cidadão prejudicado se cansar de ser omisso e partir para a violência (ir direto ao outro extremo). Essas reações têm acontecido até mesmo entre parentes e vizinhos. Por isso, precisamos nos reeducar. Se cultivarmos um padrão de comportamento realmente justo, ninguém acumulará motivos para se tornar infeliz, desleal, subornável ou violento. A esperteza, a exploração e a má fé, têm vida curta e acidentada. Portanto, precisamos abandonar a mania querer levar vantagem em tudo, e cultivar O HÁBITO DE FAZER E RECEBER JUSTIÇA EM TUDO. Já é hora de entendermos que a vantagem que se leva hoje se transforma no prejuízo de amanhã, enquanto a justiça que se pratica hoje se transformará no lucro de amanhã. Comportar-se de forma realmente justa, em todos os lugares e momentos da vida, trabalho, escola ou em família, é condição primordial para um povo se tornar pacífico e bem-sucedido.”


“A justiça é uma virtude absolutamente boa. A justiça não é fácil, nem vantajosa. Só o é para quem a recebe ou dela se beneficia. A justiça é mais do que bem-estar. Você vende uma casa, depois de ter morado nela durante anos; você a conhece necessariamente melhor do que qualquer comprador possível. Mas, a justiça é, então, informar o eventual comprador acerca de qualquer defeito, aparente ou não, que possa existir nela, e mesmo, embora a lei não obrigue a tanto, acerca de algum problema com a vizinhança. Deverá dizer-lhe que as paredes são úmidas no inverno, que o madeiramento está comido pelo cupim... A lei não o obriga a dizer essas coisas, mas a justiça sim. Devemos renunciar a nosso próprio interesse? Claro que não. Mas devemos submetê-lo a justiça, e não o contrário. A justiça é a igualdade, mas a igualdade dos direitos, sejam eles juridicamente estabelecidos ou moralmente exigidos. É a autoridade e não a verdade que faz a lei. Quando a lei é injusta, é justo combatê-la – e pode ser justo, às vezes, violá-la. Respeitar as leis, sim, ou pelo menos obedecer a elas e defendê-las. Mas não à custa da justiça, não à custa da vida de um inocente! A moral vem antes, a justiça vem antes, pelo menos quando se trata do essencial. O essencial: A liberdade de todos, a dignidade de cada um e os direitos, primeiramente, do outro. O que é um justo? É alguém que põe sua força a serviço do direito, e dos direitos, apesar das desigualdades...”
Fonte: Adaptação do texto retirado do livro Pequeno tratado das grandes virtudes – André Comte-Sponville


“Quando mais jovem eu tinha a mania de me sentir sempre injustiçado. Por um ou outro motivo, não me tinham feito justiça, sem perceber que, para mim, a “injustiça” era sempre qualquer restrição feita aos meus desejos, fantasias e vontades. E invariavelmente ficava com raiva e protestava. Um dia meu pai me chamou e disse:
-Meu filho, vamos fazer o seguinte: cada vez que você se sentir injustiçado, escreva num papel a causa. Coloque o papel no vaso azul, ali, sobre a escrivaninha. Deixe passar alguns dias e leia-o. Se achar que o assunto ainda o está aborrecendo, venha a mim, conte-me o caso e eu lhe prometo que o ajudarei a corrigir a injustiça que tiverem feito contra você. Combinado?
Estava combinado. Nos primeiros dias eu enchi o vazo azul de anotações. Passadas no preto e branco, minhas queixas me pareciam perfeitamente justificadas.
-Você já pode começar a reexaminar os seus papéis. Depois venha falar comigo.
Comecei. Mas, estranhamente, constatei que minhas queixas eram banais e que, na realidade, não havia naquilo nada que pudesse motivar aborrecimento. Abreviei o espaço dos dias e, depois, passei a examinar os papéis horas depois dos acontecimentos. Verifiquei que não tinha nenhuma injustiça a reclamar a ajuda de meu pai. E parei de protestar várias vezes ao dia, como estava acostumado a fazer. Hoje compreendo que com grande habilidade meu pai me levou a refletir antes de agir. E desenvolveu em mim a compreensão a respeito do que é “justiça” e “injustiça” em face do nosso egocentrismo, exigência de privilégios e pretensões descabidas. Com isso meu espírito de tolerância ganhou uma amplitude que me tem beneficiado ao longo de toda a vida.”
Fonte: Adaptação do texto de Wallace Leal V. Rodrigues

É melhor correr o risco de salvar um homem culpado
do que condenar um inocente.” (Voltaire)

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da àgua
22 de março
Curiosidades sobre a água
  • Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água.  Foi criado em 1993, através da Lei nº 10.670.
  • A Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, apresenta sugestões de preservação e respeito a esse importante recurso natural.
  • O banheiro é o local onde cerca de 65% da água é consumida numa residência.
  • Estima-se que nos próximos 20 anos o ser humano irá consumir 40% a mais de água do que usa agora.
  • Um relatório de 1995, do Banco Mundial, aponta que as futuras guerras já nesse século poderão acontecer por disputas pela água, necessária para a produção de alimentos e atividades industriais, entre outras.
  • No Brasil, cerca de 45% de toda a água ofertada pelos sistemas públicos se perde em vazamentos da própria rede de distribuição.
  • Para cada 1000 litros de água utilizados, outros 10 mil são poluídos, conforme dados da ONU.

"Consuma sem consumir o mundo
em que você vivê."

sexta-feira, 19 de março de 2010

A AULA ELETIVA QUE ESTÁ
NA FREI GASPAR É:
A AULA DE MATEMÁTICA APLICADA

O objetivo da aula é levar o aluno a desenvolver o raciocínio lógico, a resolver situações problemas do dia a dia.
Os conteúdos abordados são: lógica, probabilidade, estatística, matemática financeira, economia, mercado e estudos de casos.


" A aula é muito interessante, futuramente nos auxiliará em nossas carreiras profissionais, pois envolve todas as áreas do conhecimento.
Os conteúdos aborados nem sempre são trabalhados em sala de aula e acabam enriquecendo nossos conhecimentos, 'libertando nossas mentes'. O professor Rafael dá exemplos práticos e isso nos ajuda a entender o que é explicado."
Depoimento dos alunos do 2º ciclo
Fernando Holanda Chiavelli
Giovanni Baptista
Leticia Costa



terça-feira, 16 de março de 2010


LABORATÓRIO DE REDAÇÃO

O laboratório de redação tem por objetivo trabalhar a competência escrita exigida pelos vestibulares.


PARTICIPE! E FAÇA DO SEU TEXTO UMA REDAÇÃO NOTA 10! 

Quando ?
Todas as segundas-feiras das 18h40min  às 19h20min 
e
sextas-feiras das 13h10min às 14h
Com o Profº Marino

segunda-feira, 15 de março de 2010

Trilha Ecológica Lago de Cristal

Tipo de atividade: Trilha Ecológica Lago de Cristal

Dia da realização: 09/04/2010 (sexta-feira)


Local de realização: Rio Grande da Serra - Via Brasil Aventura – Ecoturismo e Aventura - http://www.viabrasilaventura.com.br/

Curso: Ciclo 1  do Ensino Médio


Horário de saída da Unidade: 7h
Horário de retorno à Unidade: 14h


Objetivo e descrição da atividade:  
      O intuito principal dessa atividade é o de viabilizar aos alunos interação com a maior riqueza que temos e pela qual somos responsáveis - a “mãe natureza” e seus encantos. Em clima de aventura, vamos percorrer estrada de terra, mata e rio, chegando a uma piscina natural belíssima (Lago de Cristal).

     A trilha tem duração de, aproximadamente, 3horas, entre ida e volta, e terá o acompanhamento de bombeiros e monitores do local, além dos nossos professores para garantir a segurança e tranquilidade do nosso passeio.

Os alunos deverão levar protetor solar, água, boné, lanche e capa de chuva (nylon), repelente, sacos para o lixo produzido durante o percurso. Os alunos deverão estar com roupas confortáveis, de tênis ou bota para caminhada.


Valor por aluno para participação R$35,00
(transporte + monitoria + planejamento e organização do evento)

Efetuar o pagamento até
01/04/2010


VAGAS LIMITADAS







sexta-feira, 12 de março de 2010

BALOB 2010

Foi o maior sucesso o Balob 2010!
Muita agitação e curtição!
Se você ficou de fora, não deixe de participar dos próximos.



quinta-feira, 11 de março de 2010


ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE
ÁLGEBRA         CICLO 3

Olá, queridos!!!

Segue a lista de exercícios que a profª Marilda encaminhou para vocês do ciclo 3.



Livro 1:


POTENCIAÇÃO:
Pág.03: ex.30
Pág04: exs. de31 a 34, 37, 41, 42

RADICIAÇÃO:
Pág. 07: ex.18
Pág. 08: exs. de 19 a 24, de 26 a 28

FATORAÇÃO:
Pág.10: exs.de 11 a 20, 22, 23
Pág.11: exs de 30 a 37, 39

EQUAÇÕES:
Pág.18: exs: de 05 a 7, de 9 a 11
Pág.19: exs.de 23 a 25
Pág.21: exs. de 37 a 41, 46,
Pág.23: exs.de 56 a 60, 62, 66

Mensagem carinhosa para os meus alunos esforçados:

“Destino não é uma questão de sorte, mas de escolha; não é uma coisa que se espera, mas que se busca”


Profª Marilda

Lista de Exercícios de Química
Ciclo1

Atenção alunos do ciclo 1!

Segue link para download da lista de exercícios de Química:


http://www.4shared.com/file/238243033/5faa6b4e/1_LISTA_01_10.html

segunda-feira, 8 de março de 2010

        Saúde x Solidariedade

Segue sugestão da professora Marcia: alunos, participem da corrida/caminhada Live Earth Run for Water (6Km), no dia 18 de abril, no Jockey Clube, às 8 horas. 
Essa corrida existe em vários países. Ela foi criada para conscientizar a população da importância da água. Então, 10% referentes às inscrições, serão distribuídas para ONGs sociais, que implementarão projetos para a preservação da água em todo o mundo.
A distância escolhida para a atividade tem um motivo: 6 Km é o quanto as mulheres e crianças são obrigadas a percorrer diariamente, em média, para obter água em localidades com escassez desse recurso e, na maioria dos casos, a água nem mesmo é potável.
A escassez de água é um problema que afeta países, comunidades e famílias em todo o mundo. Uma em cada oito pessoas não tem acesso à água potável. 88% dos casos de diarreia em todo estão relacionados com a escassez e a falta de água potável. Esses casos resultam em um milhão e quinhentos  mil mortes por ano, principalmente entre crianças menores de 5 anos. Mais informações http://www.run4water.com.br/.

PARTICIPEM!!!
 Além de estarem fazendo um bem para a saúde, estarão fazendo
                                   um gesto de solidariedade.

domingo, 7 de março de 2010

          Dia Internacional da Mulher

Mulher, sublime criatura...
A essência, a pureza. A ela foi confiada a mais nobre missão
do ser humano: a maternidade.
Note que quase tudo que é belo e importante, é feminino:
 a natureza, a arte, a música, a poesia, a luz, a terra, a água, a lua, a árvore, a flor, a fraternidade, a solidariedade, a divindade... e, a sabedoria. Alguém poderá dizer que o amor é masculino. Entretanto,
        a essência do amor é a amizade. Portanto, o   centro da humanidade é feminino.
É mulher!



quarta-feira, 3 de março de 2010

BALOB

 O BALOB é uma oportunidade de fazer amizades e conhecer o pessoal por quem você passa  todos os dias na escola e nunca teve chance de conversar.



Venha curtir com a gente !!! É diversão garantida para todos os alunos e professores !!!
        Local: MEZZANINE
     Data: 10 de março
       Horário: 19h às 23h

terça-feira, 2 de março de 2010

FESTA DOS APROVADOS

Para quem passou no vestibular

Hoje é um grande dia, para você e também para todos nós, que acompanhamos toda sua trajetória e esforço para chegar até aqui.

É dia de comemorar a conquista de alguém que com muita garra e determinação inicia uma nova caminhada...

É o fim de longos dias de vestibular; fim de duros dias de insônia, ansiedade e incerteza... e o início da preparação para uma carreira brilhante!

Sua aprovação não foi por sorte, nem por acaso. É o resultado de muito esforço, empregado em sua busca incansável pela realização de um sonho. Após este, muitos outros virão, os quais temos certeza de que serão igualmente realizados e comemorados, com a mesma força e entusiasmo que são próprios de você.

O orgulho e a admiração que sentimos são infinitamente maiores que estas palavras e uma simbólica faixa de Parabéns, assim como a alegria que parece não caber em nossos sorrisos e lágrimas de emoção...

Parabéns pelo vestibular, e tudo de bom que há neste mundo para a nova etapa que se inicia em sua vida...

Rumo ao sucesso, sempre!

Equipe do Colégio Objetivo – Frei Gaspar

segunda-feira, 1 de março de 2010

Aconteceu no Objetivo o
Intervalo Cultural
tema CARNAVAL.


Os alunos se organizaram e brincaram o Carnaval com seus acessórios e fantasias, ao som de marchinhas e muito axé.