quinta-feira, 24 de junho de 2010

PROEV



A virtude trabalhada no mês de junho pelo Proev (Projeto de Educação para  Valores) foi a:
FIDELIDADE.

Para refletir: " O rei e seu fiel herdeiro"


        Conta-se que, certa vez, na China, um rei teria que ter um filho para passar seu trono; mas a vida fora-lhe injusta e não lhe dera o herdeiro. Resolveu ele fazer um concurso com o propósito falso de manter seu grande jardim, e uma criança, a partir do resultado, seria escolhida e, assim, eleita para o trono. Aconteceu que ele mandou chamar todas as crianças do reino e deu a elas um vaso e uma semente. Três meses após esse dia, as crianças seriam chamadas e aquela que apresentasse o vaso mais florido e mais bem cuidado seria a herdeira de seu trono. No primeiro mês, sabia-se que as crianças já se apresentavam preocupadas, mas apenas uma voltou ao reino, informando que, por mais que cuidasse da planta, ela não se desenvolvia nem dava flores. As mães das demais crianças, apenas interessadas no cargo prometido para o vencedor, trataram de trocar as sementes para que se desenvolvessem os mais bonitos vasos floridos esperados pelo rei. No segundo mês, o que se via era uma cidade florida e famílias inteiras alegres e ansiosas pelo dia da prometida premiação. Chegando o dia esperado, todos se reuniram no grande palácio. Alegres, as crianças exibiam os mais vistosos vasos enfeitados pelas mais belas flores de todas as qualidades e cores possíveis. Ao primeiro chamado do rei, elas os depositaram perto dele; mas uma criança – chorando – entregou um vaso com terra seca e disse:
          - Tentei fazer o meu melhor. Reguei a semente. Mas nada aconteceu. Resolvi então que algo deveria estar errado e esperei esta data para entregar o que consegui produzir.
          O rei, com olhos chorosos, respondeu-lhe:
         - Você nem imagina o que produziu! Esta seria a forma como todos os vasos deveriam ser devolvidos, pois provaria que a fidelidade das pessoas não pode ser manipulada. Dei a todos vocês sementes inférteis e, se fossem fiéis ao propósito da verdade, assim me devolveriam todos os vasos; – e continuou – então, pequeno e fiel herdeiro, seu é meu reino e meu lindo jardim, pois saberei que jamais manipulará ordens contrárias àquelas que mantêm a ordem e o bem-estar de todos.
        A fidelidade é uma virtude embutida em nossos princípios e dificilmente poderá ser manipulada; ela mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que se mantém fiel à referência.
                                                      (Origem: Contos populares da China)




Nenhum comentário:

Postar um comentário