Centro Educacional
Objetivo
Projeto de Atualidades –
2014
O Projeto de Atualidades tem o
objetivo de vincular a escola com a realidade atual, levando nossos alunos a
relacionarem o que aprendem em sala de aula aos acontecimentos do mundo
globalizado.
Apresentamos a seguir cada etapa do
desenvolvimento deste projeto:
GRUPOS:
Os alunos deverão
organizar grupos de 05, 06 ou 07 integrantes;
FUNÇÕES: Os alunos serão orientados a
distribuir as tarefas de trabalho conforme as habilidades de cada integrante do
grupo, para que cada um tenha uma função a desempenhar, buscando organização,
harmonia e equilíbrio no desenvolvimento da pesquisa. Todos do grupo são
pesquisadores responsáveis pelo trabalho.
TEMAS: Os grupos deverão escolher os temas
dos trabalhos conforme seus interesses e orientações dos professores. Poderão
fazer parte das editorias Política e Economia, Educação, Comunidade e Cidadania,
Internacional, Ciências e Tecnologia, Saúde, Profissões e Mercado, Cultura e
Lazer, Responsabilidade Social e Ambiental, etc.
PROJETO TRIMESTRAL: Os temas serão modificados todos os trimestres.
Desta forma, cada grupo realizará 3 projetos ao longo do ano. O desenvolvimento
do projeto dentro de cada trimestre seguirá as etapas:
- Escolha
de um assunto da atualidade, por meio de pesquisas em jornais, revistas,
internet, etc;
- O
grupo deverá entregar o tema definido, sua fonte e com quais disciplinas
está relacionado;
- Desenvolvimento
da pesquisa sobre o tema escolhido e apresentação oral aos professores;
- “Professor
Orientador de Pesquisa” – orientará os grupos no desenvolvimento de seus
trabalhos;
- Debates
– com demais grupos;
- Texto
conclusivo.
DEBATE – INCENTIVANDO A EXPRESSÃO ORAL – Durante o debate, cada grupo tem a oportunidade de expor o conteúdo de
sua pesquisa, incluindo suas ideias e opiniões pessoais sobre o assunto. É um
espaço para a exposição de reflexões, críticas, conclusões e questionamentos
sobre o que está acontecendo atualmente dentro das diversas áreas do
conhecimento. Esse trabalho busca desenvolver em nossos alunos a visão crítica
da sociedade em que vivemos, a expressão oral, a segurança de suas opiniões e o
domínio da linguagem.
AVALIAÇÃO: Ocorrerá durante as etapas do
processo, levando o aluno a obter um conceito final por trimestre:
Fase 1 – ESCOLHA DO TEMA
Fase 2 – PESQUISA
Fase 3 – DEBATE
Fase 4 – TEXTO CONCLUSIVO
Direção Educacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário