Lista
de Exercícios de Matemática- 3º ciclo -
Frente 1
1) (EPCAR) – Num terreno em
forma de um triangulo retângulo com catetos medindo 20 e 30 metros, deseja-se
construir uma casa retangular de dimensões
x e y, conforme figura abaixo. O perímetro da
casa, em metros, para que ela ocupe a
maior área possível, é igual a:
a) 100 b) 150
c) 50 d) 25
2) (UNICAMP) – Numa escola e
adotado o seguinte critério: a nota da primeira
prova e multiplicada por 1, a nota da segunda prova e multiplicada por 2 e a nota da terceira prova e multiplicada por 3. Os resultados, apos somados, são
divididos por 6. Se a media obtida por este critério
for maior ou igual a 6,5 o aluno e
dispensado das atividades de recuperação. Suponha que um aluno tenha tirado 6,3 na primeira prova e 4,5 na segunda prova. Quanto precisara tirar na terceira
prova para ser dispensado da
recuperação?
3) Os valores de x que satisfazem a inequaçao (x2 – 2x + 8) (x2 – 5x + 6) (x2
– 16) < 0 são:
a) x < – 2 ou x > 4 b)
x < – 2 ou 4 < x < 5
c) – 4 < x < 2 ou x > 4 d) – 4 < x < 2 ou 3 < x < 4
e) x < – 4 ou 2 < x < 3 ou x > 4
4)(UEG) – Um criador de
gado leiteiro tem arame suficiente para fazer uma cerca de 500 metros de
comprimento. Ele deseja cercar uma área retangular para plantar um canavial
visando fazer ração para o gado, aproveitando esse arame. O local escolhido por
ele possui uma cerca pronta que será aproveitada como um dos lados da área a
ser cercada. Quais as dimensões dos lados desse canavial para que a área plantada
seja a maior possível, se o criador utilizar o arame que possui apenas para os
três lados restantes?
Frente 2
5) (FUVEST) – Se f : R→ R e da forma f(x) = ax + b e verifica (fof)(x) = x + 1, para todo x real, então a e
b valem,
respectivamente:
a) 1 e ½ b) – 1 e ½ c) 1
e 2 d) 1 e – 2 e) – 1 e qualquer
6) (UFRGS) – A partir de dois
vértices opostos de um retângulo de dimensões 7 e 5, marcam-se quatro pontos que distam x de cada um desses vértices. Ligando-se esses pontos, como indicado
na figura abaixo, obtem-se um paralelogramo P.
Considere a função f, que a cada x pertencente ao intervalo (0; 5) associa a área f(x) do paralelogramo P. O conjunto
imagem da função f e o intervalo
a) (0; 10] b) (0; 18[ c) (10; 18] d) [0; 10] e)
(0; 18]
7) Sejam f e g funções, de R em R, tais que g(x) = 2x + 5
e fog(x) = 6x + 3. Pode-se afirmar que f(x) é igual a:
8)(UF. PELOTAS) – Numa Olimpíada
de Matemática, envolvendo alunos
de 2o grau, foi proposto o seguinte problema: “Em certa Progressão Aritmética, a soma dos termos de ordem impar e 140 e a soma dos termos de ordem par e 161; a
soma de dois termos eqüidistantes dos extremos e
43. Calcule o numero de termos dessa
Progressão Aritmética.”
Frente 3- Trigonometria
7) (FUVEST) – Calcular x indicado na figura.
8)(MACKENZIE) – Na figura,
calcular o valor da sec x.
9) (FUVEST) – O angulo agudo
formado pelos ponteiros de um relógio a 1
hora e 12 minutos é:
a) 27° b) 30° c) 36° d) 42° e)
72°
10)(UFPR – MODELO ENEM) – Uma pessoa pretende adquirir um terreno de esquina para construir sua
casa, porem ela não sabe a área do terreno. As únicas informações disponíveis
são que o terreno possui o formato de um trapézio retângulo com um dos lados
medindo 10 m e outro medindo 24 m. Alem disso, o angulo entre esses lados e de
120 graus, conforme a figura abaixo. Qual e a área desse terreno?
11) (UNICAMP) – Considere a função S(x) = 1
+ 2 . sen x + 4 . (sen x)2 + 8 . (sen x)3, para x ε R. Calcule S( π/3).
Frente 4
12) Ex.02) Dona Maria Vera explicou para sua filha Maria
Isabela que num triangulo a medida de qualquer lado está sempre entre o módulo
da diferença e a soma dos outros dois. Com esta informação, você consegue
descobrir que o numero de valores inteiros possíveis para a medida da diagonal
AC, do quadrilátero ABCD da figura seguinte, é:
a) 4 b)
5 c) 6 d) 7 e) 8
13) (UDESC) – No
paralelogramo ABCD, conforme mostra a figura, o segmento CE é a bissetriz do angulo C.Sabendo-se que AE = 2 e AD = 5,
então o valor do perímetro do paralelogramo ABCD
é:
a) 26 b) 16 c) 20 d) 22 e)
24
14) (FUVEST-SP) – O triangulo ABC tem altura h e base b (ver figura). Nele, esta inscrito o retângulo DEFG, cuja base e o
dobro da altura. Nessas condições, a
altura do retângulo, em função de h e b, e dada pela formula:
15) (USF-SP) – A figura
seguinte representa como 5 sabonetes esféricos, tangentes uns aos outros e as paredes da caixa de secção quadrada, poderiam ser dispostos. Sendo 16 cm o
comprimento do lado do quadrado, então
o raio do sabonete esférico central, em centímetros,
mede:
16)(ESPECEX) – Três polígonos regulares tem o numero de lados expressos por números inteiros consecutivos. O nu mero total de diagonais dos três polígonos e 28. Calcular, em graus, a medida do angulo interno do polígono de menor numero de diagonais.
17)(FUVEST) – Dois ângulos
internos de um polígono convexo medem 130° cada um e os demais ângulos internos
medem 128° cada um. O numero de lados do polígono é:
a) 6 b) 7 c) 13 d) 16 e) 17
18) (FUVEST) – Na figura, ABCD é um quadrado de 6 cm de lado, M é o ponto médio do lado DC e A e o ponto
médio de PC. Calcule
a medida do segmento DN.
19) (ITA) – Seja E um
ponto externo a uma circunferência. Os segmentos EA e ED interceptam essa
circunferência nos pontos B e A, e, C e D, respectivamente. A corda AF da circunferência
intercepta o segmento ED no ponto G. Se EB = 5, BA = 7, EC = 4, GD = 3 e AG =
6, então GF vale:
a) 1 b) 2 c) 3 d)
4 e) 5
20) Na
figura abaixo, t1, t2 e t3 são retas tangentes
à circunferência nos pontos A, B e C, respectivamente:
Se AP = 12 cm, o perímetro do
triângulo PQR:
a) é 24 cm b) é 30 cm c) é 32
cm d) é 36 cm e) não pode ser determinado por falta de dados.
21) (PUC-SP) – O
pentágono ABCDE da figura seguinte esta inscrito em um circulo de centro O. O angulo central CÔD mede 60°. Então x + y é igual a:
a) 180° b) 185° c) 190° d) 210° e) 250°
gabarito???
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