sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A USP E AS PROFISSÕES




DATA
CAMPUS/CURSO
INSCRIÇÕES ATÉ
26/04 (Sábado)
Faculdade de Direito
11/04 (6ª Feira)
26/04 (Sábado)
Faculdade de Medicina e Zootecnia
11/04 (6ª Feira)
10/05 (Sábado)
Escola de Comunicação e Artes (ECA)
30/04 (4ª Feira)
17/05 (Sábado)
Faculdade de Odontologia
09/05 (6º Feira)
18/05 (Domingo)
Faculdade de Medicina
09/05 (6ºFeira)
07/06 (Sábado)
Escola Politécnica
02/06 (2ºFeira)
07/06 (Sábado)
Instituto Ciências Biomédicas
23/05 (6ºFeira)
07/06 (Sábado)
Faculdade de Relações Internacionais
23/05 (6ºFeira)











INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES NA 
COORDENAÇÃO/ORIENTAÇÃO

VALOR TRANSPORTE R$25,00



                                        


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ELETIVA DE TEATRO

Nesta quarta-feira, o professor Cássio esteve ministrando a aula experimental de teatro. Lembrando que as aulas do curso iniciam-se dia 12 de março. Interessados realizar inscrição até sexta-feira 28 de fevereiro.Coordernação/Orientação









INTERVALO CULTURAL 3º ANO MANHÃ!





FESTA DOS APROVADOS 2014

PARABÉNS ALUNOS PELA CONQUISTA!!!













segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ELETIVA DE TEATRO


 

10 MOTIVOS PARA FAZER TEATRO:

1) Aumenta sua autoestima
2) Melhora a timidez
3) Aprimora a habilidade de relacionar-se com os outros
4) Faz com que o aluno se conheça mais
5) Desenvolve consciência corporal e coordenação motora
6) Ensina a trabalhar em grupo
7) Desenvolve habilidades cognitivas como memória e raciocínio
8) Expande o repertório cultural
9) Melhora o desempenho escolar
10) Propicia o fazer poético


Nesta quarta-feira (25/02), o professor Cássio Valero estará ministrando uma aula experimental de teatro aqui no colégio! Não perca essa oportunidade e venha fazer parte desse mundo!
As aulas iniciam-se dia 12 de março (após o carnaval) e serão realizadas durante todo o ano letivo.
Mais informações na Coordenação/Orientação.

FESTA DOS APROVADOS 2014


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PROJETO DE ATUALIDADES - 2014

Centro Educacional Objetivo

Projeto de Atualidades – 2014


O Projeto de Atualidades tem o objetivo de vincular a escola com a realidade atual, levando nossos alunos a relacionarem o que aprendem em sala de aula aos acontecimentos do mundo globalizado.
Apresentamos a seguir cada etapa do desenvolvimento deste projeto:

GRUPOS: Os alunos deverão organizar grupos de 05, 06 ou 07 integrantes;

FUNÇÕES: Os alunos serão orientados a distribuir as tarefas de trabalho conforme as habilidades de cada integrante do grupo, para que cada um tenha uma função a desempenhar, buscando organização, harmonia e equilíbrio no desenvolvimento da pesquisa. Todos do grupo são pesquisadores responsáveis pelo trabalho.

TEMAS: Os grupos deverão escolher os temas dos trabalhos conforme seus interesses e orientações dos professores. Poderão fazer parte das editorias Política e Economia, Educação, Comunidade e Cidadania, Internacional, Ciências e Tecnologia, Saúde, Profissões e Mercado, Cultura e Lazer, Responsabilidade Social e Ambiental, etc.

PROJETO TRIMESTRAL: Os temas serão modificados todos os trimestres. Desta forma, cada grupo realizará 3 projetos ao longo do ano. O desenvolvimento do projeto dentro de cada trimestre seguirá as etapas:
  1. Escolha de um assunto da atualidade, por meio de pesquisas em jornais, revistas, internet, etc;
  2. O grupo deverá entregar o tema definido, sua fonte e com quais disciplinas está relacionado;
  3. Desenvolvimento da pesquisa sobre o tema escolhido e apresentação oral aos professores;
  4. “Professor Orientador de Pesquisa” – orientará os grupos no desenvolvimento de seus trabalhos;
  5. Debates – com demais grupos;
  6. Texto conclusivo.

DEBATE – INCENTIVANDO A EXPRESSÃO ORAL – Durante o debate, cada grupo tem a oportunidade de expor o conteúdo de sua pesquisa, incluindo suas ideias e opiniões pessoais sobre o assunto. É um espaço para a exposição de reflexões, críticas, conclusões e questionamentos sobre o que está acontecendo atualmente dentro das diversas áreas do conhecimento. Esse trabalho busca desenvolver em nossos alunos a visão crítica da sociedade em que vivemos, a expressão oral, a segurança de suas opiniões e o domínio da linguagem.

AVALIAÇÃO: Ocorrerá durante as etapas do processo, levando o aluno a obter um conceito final por trimestre:
Fase 1 – ESCOLHA DO TEMA
Fase 2 – PESQUISA
Fase 3 – DEBATE
Fase 4 – TEXTO CONCLUSIVO

        
Direção Educacional


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Exercícios de Física - Ciclo III

LISTA DE EXERCÍCIOS  - 3º ANO- caderno 1-2014
01) (FUVEST)  Os pontos A, B, C e D representam pontos médios dos lados de uma mesa quadrada de bilhar. Uma bola é lançada a partir de A, atingindo os pontos B, C e D, sucessivamente, e retornando a A, sempre com velocidade de módulo constante v1. Num outro ensaio a bola é lançada de A para C e retorna a A, com velocidade de módulo constante v2‚ e levando o mesmo tempo que o do lançamentoanterior.Podemos afirmar que a relação v1/v2‚ vale:
a) ½             b) 1         c) √2            d) 2           e) 2√2
RESPOSTA: C

02)  (FUVEST) Um veículo movimenta-se numa pista retilínea de 9,0 km de extensão. A velocidade máxima que ele pode desenvolver no primeiro terço do comprimento da pista é 15 m/s, e nos dois terços seguintes é de 20 m/s. O veículo percorreu esta pista no menor tempo possível. Pede-se:
a) a velocidade média desenvolvida;     b) o gráfico v x t deste movimento.
RESPOSTA: a) 18 m/s               b)    

03) (FUVEST) Tem-se uma fonte sonora no vértice A de uma pista triangular eqüilátera e horizontal, de 340 m de lado. A fonte emite um sinal que após ser refletido sucessivamente em B e C retorna ao ponto A. No mesmo instante em que a fonte é acionada um corredor parte do ponto X, situado entre C e A, em direção a A, com velocidade constante de 10 m/s. Se o corredor e o sinal refletido atingem A no mesmo instante, a distância AX é de:

a) 10 m          b) 20 m       c) 30 m        d) 340 m          e) 1020 m
RESPOSTA: C

04) (PUCSP) Duas bolas de dimensões desprezíveis se aproximam uma da outra, executando movimentos retilíneos e uniformes (veja a figura). Sabendo-se que as bolas possuem velocidades de 2 m/s e 3 m/s e que, no instante t = 0, a distância entre elas é de 15 m, podemos afirmar que o instante da colisão é


a) 1 s        b) 2 s      c) 3 s        d) 4 s              e) 5 s
RESPOSTA: C
05) (CESGRANRIO) Um trem sai da estação de uma cidade, em percurso retilíneo, com velocidade constante de 50 km/h. Quanto tempo depois de sua partida deverá sair, da mesma estação, um segundo trem com velocidade constante de 75 km/h para alcançá-lo a 120 km da cidade?
a) 24 min;          b) 48 min;          c) 96 min;           d) 144 min;             e) 288 min.
RESPOSTA: B
06) (FEI) Um carro faz uma viagem de 200km a uma velocidade média de 40km/h. Um segundo carro, partindo 1 hora mais tarde, chega ao ponto de destino no mesmo instante que o primeiro. Qual é a velocidade média do segundo carro?
a) 45 km/h      b) 50 km/h        c) 55 km/h           d) 60 km/h            e) 80 km/h
RESPOSTA: B
07) (UDESC) Durante um teste de treinamento da Marinha, um projétil é disparado de um canhão com velocidade constante de 275,0 m/s em direção ao centro de um navio. O navio move-se com velocidade constante de 12,0 m/s em direção perpendicular à trajetória do projétil. Se o impacto do projétil no navio ocorre a 21,6 m do seu centro, a distância (em metros) entre o canhão e o navio é:
a) 516,6       b) 673,4        c) 495,0           d) 322,2          e) 245,0
RESPOSTA: C
  
08) (ITA) O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima no inverno anterior foi de 60 °C. Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit?
a) 108 °F          b) 60 °F          c) 140 °F             d) 33 °F           e) 92 °F
RESPOSTA: A
09) (UEL) Uma escala de temperatura arbitrária X está relacionada com a escala Celsius, conforme o gráfico a seguir.

As temperaturas de fusão do gelo e ebulição da água, sob pressão normal, na escala X são, respectivamente,
a) - 60 e 250           b) -100 e 200             c) -150 e 350               d) -160 e 400
e) - 200 e 300
RESPOSTA: C
10) (CESGRANRIO) Com o objetivo de recalibrar um velho termômetro com a escala totalmente apagada, um estudante o coloca em equilíbrio térmico, primeiro, com gelo fundente e, depois, com água em ebulição sob pressão atmosférica normal. Em cada caso, ele anota a altura atingida pela coluna de mercúrio: 10,0 cm e 30,0 cm, respectivamente, medida sempre a partir do centro do bulbo. A seguir, ele espera que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o laboratório e verifica que, nesta situação, a altura da coluna de mercúrio é de 18,0 cm. Qual a temperatura do laboratório na escala Celsius deste termômetro?

a) 20 °C    b) 30 °C         c) 40 °C          d) 50 °C            e) 60 °C
RESPOSTA: C
11) (FUVEST) Um atleta envolve sua perna com uma bolsa de água quente, contendo 600 g de água à temperatura inicial de 90 °C. Após 4 horas ele observa que a temperatura da água é de 42 °C. A perda média de energia da água por unidade de tempo é:
Dado: c = 1,0 cal/g. °C
a) 2,0 cal/s        b) 18 cal/s          c) 120 cal/s         d) 8,4 cal/s            e) 1,0 cal/s
RESPOSTA: A
12) (FUVEST) Adote: calor específico da água: 1,0 cal/g.°C
Um bloco de massa 2,0 kg, ao receber toda energia térmica liberada por 1000 gramas de água que diminuem a sua temperatura de 1 °C, sofre um acréscimo de temperatura de 10 °C. O calor específico do bloco, em cal/g.°C, é:
a) 0,2          b) 0,1         c) 0,15         d) 0,05            e) 0,01
RESPOSTA: D
13)(UNESP) Sob pressão constante, eleva-se a temperatura de certa massa de gelo, inicialmente a 253 K, por meio de transferência de calor a taxa constante, até que se obtenha água a 293 K.

A partir do gráfico responda:
a) Qual é o maior calor específico? É o do gelo ou da água? Justifique.
b) Por que a temperatura permanece constante em 273 K, durante parte do tempo?
(Descarte a hipótese de perda de calor para o ambiente).
RESPOSTA:
 a) Da água, pois a variação de temperatura é inversamente proporcional ao calor específico sensível.
b) Ocorre mudança de estado no intervalo de 2 s a 5 s, logo a temperatura é constante.
14)(PUCCAMP) Um calorímetro de capacidade térmica 50 cal/°C contém 520 g de gelo a 0 °C. Injeta-se no calorímetro vapor de água a 120 °C, na quantidade necessária e suficiente para fundir totalmente o gelo. A massa de água, em gramas, que se forma no interior do calorímetro vale
Dados:
calor específico da água = 1,0 cal/g°C             calor específico do vapor = 0,50 cal/g°C
calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g
calor latente de vaporização da água = 540 cal/g
a) 520          b) 584         c) 589           d) 620             e) 700
RESPOSTA: B
15) (FAAP) As garrafas térmicas são frascos de paredes duplas, entre as quais é feito o vácuo. As faces destas paredes que estão frente a frente são espelhadas.
O vácuo entre as duas paredes tem a função de evitar:
a) somente a condução            b) somente a irradiação   c) a condução e a convecção
d) somente a convecção           e) a condução e a irradiação
RESPOSTA: C
16) (PUCMG) Assinale a opção INCORRETA:
a) A transferência de calor por condução só ocorre nos sólidos.
b) A energia gerada no Sol alcança a Terra por radiação.
c) Na transferência de calor por convecção, ocorre transporte de matéria.
d) A transferência de calor por convecção ocorre nos gases e líquidos.
e) Uma barra de alumínio conduz melhor o calor do que uma barra de madeira.
RESPOSTA: C

 17) (UNESP) Suponha que num experimento de eletrólise, representado pela figura a seguir, 3 coulombs de carga positiva e 3 coulombs de carga negativa atravessem o plano PP' durante 1 segundo.


A corrente em ampéres indicada pelo amperímetro A será:
a) 0.             b) 1.                 c) 2.             d) 3.                   e) 6.
RESPOSTE: E
18) (UNESP) Mediante estímulo, 2 × 105 íons de K+ atravessam a membrana de uma célula nervosa em 1,0 mili-segundo. Calcule a intensidade dessa corrente elétrica, sabendo-se que a carga elementar é 1,6 × 10-19 C.
RESPOSTA:  i = 3,2 × 10-11 A
19) (UNESP) O gráfico a seguir representa a corrente I que atravessa um resistor de resistência R quando é alimentado por pilhas ligadas em série.


Se a f.e.m de cada pilha (com resistência interna desprezível) é 1,5volts, qual é o valor da resistência R?
RESPOSTA: R = 3.102 Ω

20) (UNESP) Os gráficos na figura a seguir mostram o comportamento da corrente em dois resistores, R1 e R2, em função da tensão aplicada.


a) Considere uma associação em série desses dois resistores, ligada a uma bateria. Se a tensão no resistor R1 for igual a 4 V, qual será o valor da tensão de R?
b) Considere, agora, uma associação em paralelo desses dois resistores, ligada a uma bateria. Se a corrente que passa pelo resistor R1 for igual a 0,30 A, qual será o valor da corrente por R?
RESPOSTA:   a) 8 V            b) 0,15 A
21) (UFRS) Quando uma diferença de potencial é aplicada aos extremos de um fio metálico, de forma cilíndrica, uma corrente elétrica "i" percorre esse fio. A mesma diferença de potencial é aplicada aos extremos de outro fio, do mesmo material, com o mesmo comprimento mas com o dobro do diâmetro. Supondo os dois fios à mesma temperatura,  qual será a corrente elétrica no segundo fio?
a) i         b) 2 i               c) i / 2                   d) 4 i                e) i / 4
RESPOSTA: D
22) ( UFPE) Um fio de diâmetro igual a 2mm é usado para a construção de um equipamento médico. O comprimento da diferença de potencial nas extremidades do fio em função da corrente é indicado na figura a seguir. Qual o valor em Ohms da resistência de um outro fio, do mesmo material que o primeiro, de igual comprimento e com o diâmetro duas vezes maior?

RESPOSTA: R = 56 Ω
23) (UNESP) Três resistores de 40 ohms cada um são ligados a uma bateria de f.e.m. (E) e resistência interna desprezível, como mostra a figura.

Quando a chave "C" está aberta, a corrente que passa pela bateria é 0,15A.
a) Qual é o valor da f.e.m. (E)?
b) Que corrente passará pela bateria, quando a chave "C" for fechada?
RESPOSTA:     a) 12 V      b) 0,20 A
24) No circuito esquematizado, onde i = 0,6 A, a força eletromotriz E vale


a) 48 V        b) 36 V        c) 24 V         d) 12 V            e) 60 V
RESPOSTA: B