terça-feira, 30 de abril de 2013

PROJETO PROFISSÕES

O PROJETO PROFISSÃO FOI UM SUCESSO!!!

VEJA FOTOS ABAIXO.
























sexta-feira, 26 de abril de 2013

ATENÇÃO ALUNOS


FAVOR REQUERER A AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA NA SECRETARIA ATÉ 48h APÓS A PROVA.



OBS: MEDIANTE ATESTADO E/OU JUSTIFICATIVA DO RESPONSÁVEL.

SIMULADO ENEM - DATA ALTERADA

SIMULADO ABERTO ENEM

*SÁBADO - 18 DE MAIO,ÀS 14h

Ciências Humanas e suas Tecnologias
Ciências de Natureza e suas Tecnologias


*DOMINGO - 19 de maio,às 13h

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias

OBS: ALUNOS DO CURSO E COLÉGIO TERÃO DE FAZER INSCRIÇÃO.

INSCRIÇÕES ABERTAS.

WWW.CURSO-OBJETIVO.BR

Local da Prova - Curso Objetivo São Bernardo

quinta-feira, 25 de abril de 2013

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR 2014


                                                                     Fuvest, Unesp, Unicamp e outras 4 divulgam calendário do vestibular 2014; confira
A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) e PUC-Campinas divulgaram nesta quarta-feira (24) o calendário de seus vestibulares 2014.
As instituições se reuniram no dia 17 de abril para criar uma agenda conjunta. Confira as datas: 
  • Inscrições: de23/ago a 9/set
  • Exame da primeira fase:  24/nov
  • Exames da segunda fase: de 5/jan/2014 a 7/jan/2014
  • Primeira chamada: 1°/fev/2014
Unesp
  • Inscrições: de 16/set a 11/out
  • Exame da primeira fase: 17/nov
  • Exames da segunda fase: de 15/dez e 16/dez
  • Primeira chamada para matrícula virtual: 27/jan/2014
  
  • Inscrições: de 19/ago a 13/set
  • Exame da primeira fase: 10/nov
  • Exames da segunda fase: de 12/jan/2014 a 14/jan/2014
  • Prova de habilidades específicas: de 20/jan/2014 a 23/jan/2014
  • Primeira chamada: 3/fev/2014
 Unifesp
  • Inscrições: de 23/set a 25/out
  • Exame de fase única: 12/dez e 13/dez
  • Primeira chamada: 29/jan/2014
 ITA
  • Inscrições: data ainda não definida
  • Exame de fase única: de 10/dez e 13/dez
  • Primeira chamada: 27/dez
 PUC-SP
  • Inscrições: de 14/out a 13/nov
  • Exame de fase única: 1°/dez 
  • Primeira chamada: 19/dez/2013
 PUC-Campinas
  • Inscrições: data ainda não definida
  • Exame de fase única: 29/nov e 30/nov 
  • Primeira chamada: 13/dez/2013

sexta-feira, 19 de abril de 2013

LISTAS DE FÍSICA 1,2 E 3 CICLOS


Lista 2 de Física- Frente 1 ( aulas 5 a 8)
POTÊNCIA DE UMA FONTE

1)Em um aquário de 10ℓ, completamente cheio d'água, encontra-se um pequeno aquecedor de 60W. Sabendo-se que em 25 minutos a temperatura da água aumentou de 2°C, pergunta-se:
a) Que quantidade de energia foi absorvida pela água?
b) Qual a energia fornecida pelo aquecedor em kcal?
c) Qual a energia perdida para o meio exterior?
Dados: calor específico da água = 1cal/g°C
Densidade da água 1 kg/ℓ        1 cal = 4,0J

2) Uma pessoa bebe 500g de água a 10°C. Admitindo que a temperatura dessa pessoa é de 36,6°C, responda:
a) Qual a energia ( em KJ) que essa pessoa transfere para a água?
b) Caso a energia absorvida pela água fosse totalmente utilizada para acender uma lâmpada de 100W, durante quanto tempo ela permaneceria acesa? Dados: d=1kg/ ℓ
calor específico da água = 1,0cal/g°C e 1cal = 4J

3)Um ser humano adulto e saudável consome, em média, uma potência de 120J/s. Uma "caloria alimentar" (1kcal) corresponde, aproximadamente, a 4x10¤J. Para nos mantermos saudáveis, quantas "calorias alimentares" devemos utilizar, por dia, a partir dos alimentos que ingerimos?
a) 33      b) 120      c) 2,6 x 103      d) 4,0 x 103     e) 4,8 x 105

4)Uma certa massa m de água recebe calor de uma fonte térmica de fluxo constante. Após 30s sua temperatura variou de 20°C para 50°C. Uma massa 2m de outro líquido, aquecido na mesma fonte durante 40s, sofre uma variação de temperatura de 20°C para 60°C. O calor específico desse líquido, em cal/g°C, vale
Dado: calor específico da água = 1,0 cal/g°C
a) 0,25        b) 0,50       c) 1,0       d) 1,5        e) 2,0


5)O gráfico a seguir representa a temperatura em função do tempo para 1,0kg de um líquido inicialmente a 20°C. A taxa de aquecimento foi constante e igual a 4600J/min. Qual o calor específico desse líquido, em unidades de 102 J/(kg°C)?



6) Na presença de uma fonte térmica de potência constante, certa massa de água (c = 1 cal/g°C) sofreu um acréscimo de temperatura durante certo intervalo de tempo. Para que um líqüido desconhecido, de massa 12,5 vezes maior que a da água, sofra o dobro do acréscimo de temperatura sofrido pela água, foi necessário o uso da mesma fonte durante um intervalo de tempo 6 vezes maior.
Nessas condições, o calor específico do liquido, em cal/g°C, é:
a) 0,24     b) 0,23     c) 0,22     d) 0,21     e) 0,20


7) Um corpo de massa 100g é aquecido por uma fonte térmica de potência constante e igual a 400 cal/min. O gráfico a seguir mostra como varia no tempo a temperatura do corpo. O calor específico da substância que constitui o corpo, em cal/g°C, é:
a) 0,6    b) 0,5    c) 0,4   d) 0,3    e) 0,2

RESPOSTAS: 1) a) 20Kcal      b) 22,5Kcal       c) 2,5Kcal
2) a) 53,2 KJ   b) 8min52s   3) c   4) b     5) 23    6) a    7) b


Frente 1       BALANÇO ENERGÉTICO    

1) Um frasco contém 20g de água a 0°C. Em seu interior é colocado um objeto de 50g de alumínio a 80°C. Os calores específicos da água e do alumínio são respectivamente 1,0cal/g°C e 0,10cal/g°C.
Supondo não haver trocas de calor com o frasco e com o meio ambiente, a temperatura de equilíbrio desta mistura será
a) 60°C      b) 16°C      c) 40°C       d) 32°C         e) 10°C

2) No interior de um calorímetro ideal, colocamos um corpo A à temperatura de 10°C e um corpo B à temperatura de 60°C. Estes corpos possuem a mesma massa e não ocorre mudança do estado de agregação dos materiais. Sabendo que a temperatura de equilíbrio térmico foi 30°C, então a razão ca/cb entre o calor específico do material do corpo A e o calor específico do material do corpo B é:
a) 0,50         b) 0,75           c) 1,00          d) 1,50           e) 1,75

3) Um calorímetro contém 200ml de água, e o conjunto está à temperatura de 20°C. Ao ser juntado ao calorímetro 125g de uma liga a 130°C, verificamos que após o equilíbrio térmico a temperatura final é de 30°C. Qual é a capacidade térmica do calorímetro ( em cal/°C)?  
Dados:        calor específico da liga: 0,20cal/g°C
calor específico da água: 1cal/g°C
densidade da água: 1000kg/m3
a) 50              b) 40             c) 30             d) 20                 e) 10


4) Para se determinar o calor específico do ferro, um aluno misturou em um calorímetro ideal 200g de água a 20°C com 50g de ferro a 100°C e obteve a temperatura final da mistura θ=22°C. Qual é o calor específico do ferro?
a) 0,05 cal/g°C          b) 0,08 cal/g°C              c) 0,10 cal/g°C
d) 0,25 cal/g°C          e) 0,40 cal/g°C


5) Um bloco de certa liga metálica, de massa 250 g, é transferido de uma vasilha, que contém água fervendo em condições normais de pressão, para um calorímetro contendo 400 g de água à temperatura de 10°C.  Após certo tempo, a temperatura no calorímetro se estabiliza em 20°C.  Supondo que toda a quantidade de calor cedida pela liga tenha sido absorvida pela água do calorímetro, pode-se dizer que a razão entre o calor específico da água e o calor específico da liga metálica é igual a
a) 1                  b) 2                  c) 3              d) 4               e) 5

6) Um calorímetro, cuja capacidade térmica é 20cal/°C, contém 80 g de água a 20°C. Um sólido de 100g e temperatura 85°C é colocado no interior do calorímetro. Sabendo-se que o equilíbrio térmico se estabeleceu em 25°C, Determine o calor específico médio do sólido, em cal/g°C,: (Dado: calor específico da água: 1cal/g°C)
a) 0,83        b) 0,66           c) 0,38          d) 0,29           e) 0,083

RESPOSTAS: 1) B  2) D   3) A     4)C    5) E   6) E

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Frente 2 ( aulas 9 a 16 )

ESPELHOS  ESFÉRICOS

1- (UFMT) Conta-se que o físico grego Arquimedes incendiou uma esquadra inimiga utilizando espelhos para concentrar os raios solares sobre os navios. Considerando i a distância de um espelho à vela de um dos navios inimigos, pode-se afirmar que esse espelho utilizado por Arquimedes era:
a) Biconvexo com distância focal igual a duas vezes i.           
b) Convexo com distância focal igual a duas vezes i.             
c) Côncavo com distância focal igual a i.    
d) Convexo com distância focal igual a i.    
e) Côncavo com distância focal igual a duas vezes i.

2- (UFAC) A imagem de um objeto real produzida por um espelho esférico convexo é sempre:
a) Virtual e menor que o objeto.    
b) Virtual e maior que o objeto.      
c) Real e menor que o objeto.        
d) Real e maior que o objeto.         
e) Real e igual ao objeto.

3-(UFAM) Um objeto colocado diante de um espelho esférico côncavo produz uma imagem invertida quatro vezes maior que o objeto. Sendo a distância do objeto à imagem d = 60 cm, o raio de curvatura do espelho é de:               
a) 15 cm.      b) 30 cm.     c) 32 cm.     d) 28 cm.      e) 120 cm.

4-(UFPR) Um objeto colocado a 6 cm de um espelho esférico forma uma imagem virtual a 10 cm do vértice do espelho. Com base nesses dados, a distância focal do espelho é:          
a) 15 cm.     b) 60 cm     c) – 15 cm.    d) – 3,8 cm  . e) 3,8 cm.

5-(UFRN) Deodora, aluna da 4ª série do ensino fundamental, ficou confusa na feira de ciências de sua escola, ao observar a imagem de um boneco em dois espelhos esféricos. Ela notou que, com o boneco colocado a uma mesma distância do vértice dos espelhos, suas imagens produzidas por esses espelhos apresentavam tamanhos diferentes, conforme mostrado nas figuras 1 e 2, reproduzidas abaixo.



Observando-se as duas imagens, é correto afirmar:
a) O espelho da figura 1 é côncavo, o da figura 2 é convexo e o boneco está entre o foco e o vértice deste espelho.
b) O espelho da figura 1 é convexo, o da figura 2 é côncavo e o boneco está entre o centro da curvatura e o foco deste espelho.
c) O espelho da figura 1 é convexo, o da figura 2 é côncavo
e o boneco está entre o foco e o vértice deste espelho.
d) O espelho da figura 1 é côncavo, o da figura 2 é convexo e o boneco está entre o centro de curvatura e o foco deste espelho.

6-(UFSE) Considere um espelho esférico côncavo e um objeto real colocado perpendicularmente ao eixo principal do espelho, obedecendo às condições de Gauss, e analise as afirmações:
0 - Quando o objeto está entre o foco e o espelho, a imagem é real e direita.  
1 - Para o objeto entre o foco e o centro de curvatura do espelho, a imagem é ampliada e direita.           
2 - Se o objeto é posicionado além do centro de curvatura do espelho, a imagem é menor do que o objeto e invertida.     
3 - Não ocorre formação de imagem se o objeto for colocado no foco do espelho.       
4 - A imagem do objeto quando colocado no centro de curvatura do espelho é virtual e do mesmo tamanho que o objeto.

7-(FUVEST) A imagem de um objeto forma-se a 40cm de um espelho côncavo com distância focal de 30cm. A imagem formada situa-se sobre o eixo principal do espelho, é real, invertida e tem 3cm de altura.
a) Determine a posição do objeto.
b) Determine a altura do objeto.
b) Construa o esquema referente a questão representando objeto, imagem, espelho e raios utilizados e indicando as distâncias envolvidas.

8-Um espelho usado por esteticistas permite que o cliente, bem próximo ao espelho, possa ver seu rosto ampliado e observar detalhes da pele. Este espelho é:     a) côncavo.     b) convexo.  c) plano.            d) anatômico.               e) epidérmico.

9- (PUC) Se um espelho forma uma imagem real e ampliada de um objeto, então o espelho é:
a) convexo e o objeto está além do foco.
b) convexo e o objeto está entre o foco e o espelho.
c) côncavo e o objeto está entre o foco e o centro do espelho.
d) côncavo e o objeto está além do foco.
e) côncavo ou convexo e com o objeto entre o foco e o centro do espelho.

10-(Mackenzie) Um objeto real é colocado sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo a 4 cm de seu vértice. A imagem conjugada desse objeto é real e está situada a 12cm do vértice do espelho, cujo raio de curvatura é:     
a) 2 cm.         b) 3 cm           .c) 4 cm.          d) 5 cm.      e) 6 cm.

11-(PUC) Um objeto, de 2,0cm de altura, é colocado a 20cm de um espelho esférico. A imagem que se obtém é virtual e possui 4,0mm de altura. O espelho utilizando é
a) côncavo, de raio de curvatura igual a 10 cm.
b) côncavo e a imagem se forma a 4,0cm de espelho.
c) convexo e a imagem obtida é invertida.
d) convexo, de distância focal igual a ─ 5,0cm.
e) convexo e a imagem se forma a 30cm do objeto.

12- (PUC) Um objeto situado a 20 cm de um espelho côncavo forma uma imagem real de tamanho igual ao do objeto. Se o objeto for deslocado para 10 cm do espelho, a nova imagem aparecerá a uma distância:
a) 10 cm      b) 15 cm      c) 20 cm       d) 30 cm       e) infinita

13-(UFF) Um rapaz utiliza um espelho côncavo, de raio de curvatura igual a 40 cm, para barbear-se. Quando o rosto do rapaz está a 10 cm do espelho, a ampliação da imagem produzida é:
a) 1,3           b) 1,5            c) 2,0          d) 4,0          e) 40

14-(FATEC) Para se barbear, um jovem fica com o seu rosto situado a 50 cm de um espelho, e este fornece sua imagem ampliada 2 vezes.
O espelho utilizado é
a) côncavo, de raio de curvatura 2,0 m.
b) côncavo, de raio de curvatura 1,2 m.
c) convexo, de raio de curvatura 2,0 m.
d) convexo, de raio de curvatura 1,2 m.
e) plano.

15-(UFPE) Um espelho côncavo tem 24cm de raio de curvatura. Olhando para ele de uma distância de 6,0cm, qual o tamanho da imagem observada de uma cicatriz de 0,5cm, existente no seu rosto?
a) 0,2 cm       b) 0,5 cm     c) 1,0 cm     d) 2,4 cm     e) 6,0 cm

RESPOSTAS: 1)C     2)A      3)C     4)A   5) C 
6) (O)F  (1)V   (2)V   (3)V   (4)F   
7) a)120cm  b)9cm    8)A   9)C   10)E   11)D
12)E    13)C   14)A   15)C

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REFRAÇÃO DA LUZ

Nos exercícios sobre refração da luz adotar velocidade de propagação da luz no vácuo c = 3,0.108 m/s e índice de refração absoluto do ar:  n = 1,0.

1) Um raio de luz monocromática propaga-se no ar e incide na superfície de separação com um meio X formando 53° com a normal à superfície. O raio refratado forma 37° com a normal  no meio X. Sendo sen 53° =0,8  e sen 37° =0,6,determine o valor da velocidade de propagação da luz no meio X.

2) Se o índice de refração da água for 1,5, calcule o módulo da velocidade de propagação da luz na água.

3) Um raio de luz propaga-se no ar e incide na superfície de separação entre o ar e um meio Y, formando os ângulos de incidência e de refração respectivamente 60° e 30 °. Calcule o índice de refração do meio Y.
4) Um raio de luz passa do vidro para o ar formando um ângulo de refração no ar igual a 60°. Sabendo que a velocidade de propagação da luz no vidro é igual a √3. 108 m/s, calcule: a) o valor do índice de refração do vidro.  b) o valor do ângulo de incidência no vidro. Dados: sen 60° =√3/2  e sen 30° =0,5

5) Qual o índice de refração de um meio onde a velocidade de propagação da luz é 1,2.108 m/s ?

6) Um raio de luz passa de um meio A cujo índice de refração é √3 para um meio B. Sendo 60° o ângulo de incidência  e 30° o ângulo de refração, calcule o índice de refração do meio B.

7) Um pássaro sobrevoa em linha reta e a baixa altitude uma piscina em cujo fundo se encontra uma pedra. Podemos afirmar que:
a) com a piscina cheia o pássaro poderá ver a pedra durante um intervalo de tempo maior do que se a piscina estivesse vazia.
b) com a piscina cheia ou vazia o pássaro  poderá ver a pedra durante o mesmo intervalo de tempo.
c) o pássaro somente poderá ver a pedra enquanto estiver voando sobre a superfície da água.
d) o pássaro, ao passar sobre a piscina, verá a pedra numa posição  mais profunda do que aquela em que ela realmente se encontra.
e) o pássaro nunca poderá ver a pedra.

8) Quando um raio de luz passa de um meio menos refringente para um meio mais refringente, o raio de luz se aproxima ou se afasta da normal? Faça a figura representando essa situação. Não considere raio incidindo na direção da normal.

RESPOSTAS:  1) 2,25.108m/s    2) 2,0.108m/s
3) √3   4) a) √3  b) 30°  5) 2,5   6)3  7) A



 Lista de Exercícios de FÍSICA-Ciclo1
Lista n°02 (aulas 15 a 23)-Aceleração,
Classificação dos Mov.  e  M.U.
1. Entre 0 e 3s, a velocidade de um helicóptero  varia de 4 m/s para 22 m/s. Qual é a sua aceleração escalar média?
2.Durante as experiências no laboratório, um grupo de alunos verificou que, entre os instantes 2s e 10s, a velocidade de um carrinho varia de 3 m/s a 19 m/s. Calcule o valor da aceleração desse movimento.
3.Em 2 horas, a velocidade de um carro aumenta de 20 km/h a 120 km/h. Qual foi sua aceleração nesse intervalo de tempo?
4.Um rapaz estava dirigindo um carro a uma velocidade de 20 m/s quando acionou os freios e parou em 4s. Determine a aceleração escalar imprimida pelos freios ao carro.
5. Um automóvel parte do estacionamento e é acelerado à razão de 2m/s2. Calcule a sua velocidade 30s após a sua partida.

6. Um automóvel parte do repouso com aceleração constante de 2 m/s2. Depois de quanto ele atinge a velocidade de 40 m/s?

7. Um automóvel tem velocidade de 25 m/s e freia com aceleração de -5m/s2. Depois de quanto tempo ele pára?
8. Dois móveis, A e B, movimentam-se de acordo com as equações horárias sA = -20 + 4t e sB = 40 + 2t, no S.I. Determine o instante e a posição de encontro dos móveis.
9. Dois móveis, A e B, movimentam-se de acordo com as equações horárias sA = 10 + 7t e sB = 50 - 3t, no S.I. Determine o instante e a posição de encontro dos móveis.
10.Dois móveis percorrem a mesma trajetória e suas posições em função do tempo são dadas pelas equações: sA = 30 - 80t e sB = 10 + 20t (no SI). Determine o instante e a posição de encontro dos móveis.
11. Num dado instante, dois carros estão percorrendo a mesma trajetória, obedecendo as funções horárias:
 s1 = 45 + 5t e s2 = 20t (SI). Determine o instante e a posição do encontro.
12. Um móvel movimenta-se sobre uma trajetória obedecendo à função horária s = 10+10.t no S.I. Construa o gráfico S=f(t) dessa função entre 0 e 4s.
13.Um móvel movimenta-se sobre uma trajetória obedecendo à função horária s = 4+2.t no S.I. Construa o gráfico S=f(t) e v=f(t) entre 0 e 4s.
14.Um ponto material movimenta-se segundo a função s = 20 - 4t (SI). Faça o gráfico dessa função no intervalo de tempo, 0 a 6s.
15.Um ponto material movimenta-se segundo a função s = 12 - 4t (SI). Construa o gráfico S=f(t) e v=f(t) no intervalo de tempo entre 0 a 4s.
16.Uma motocicleta movimenta-se em uma estrada de acordo com a função s = 10 + 60.t; sua posição é medida em quilômetros e o tempo em horas. Construa o gráfico da velocidade em função do tempo para esse movimento.
17.Um trem viajando de Jundiaí até Santos em movimento uniforme com velocidade de 108 km/h demora 20s para atravessar um determinado túnel de 480m de comprimento. O comprimento do trem é importante nessa situação (explique)? Calcule esse comprimento.
18. Um trem de 200m de comprimento viajando de Jundiaí até Santos em movimento uniforme com velocidade de 72km/h demora 30s para atravessar um determinado túnel. O comprimento do trem é importante nessa situação? Calcule o comprimento do túnel.

19.O gráfico a seguir mostra o espaço de um determinado móvel em relação ao tempo.



a)  Calcule a velocidade escalar.
b)  Escreva a função horária dos espaços.
c) Determine a distância percorrida nos 10 primeiros segundos do movimento

20.O gráfico a seguir mostra o espaço de um determinado móvel em relação ao tempo.


a)  Calcule a velocidade escalar.
b)  Escreva a função horária dos espaços.
c) Determine a distância percorrida nos 10 primeiros segundos do movimento

21.Um ponto material esta se movendo, em uma trajetória retilínea, com equação horária do espaço dada por:
S= 4.t3 - 3.t + 2 (SI). Classifique o movimento no instante t=2s.

22.Um ponto material esta se movendo, em uma trajetória retilínea, com equação horária do espaço dada por:
S= ─2.t3 + 5.t + 2  (SI). Classifique o movimento no instante t=2s.

23. Um ponto material esta se movendo, em uma trajetória retilínea, com equação horária do espaço dada por:
S= 4.t3 + 5.t  (SI). Classifique o movimento no instante t = 1s.

24. Dois pontos materiais, A e B, possuem velocidades escalares constantes. O esquema abaixo representa (no instante t = 0s) o sentido do movimento de cada ponto material e o módulo de suas velocidades escalares.

a)      Determine a função horária dos espaços de cada ponto material.
b)      Em que instante A e B se encontraram?
c)      Em que posição acontecerá o encontro?

25. Dois pontos materiais, A e B, possuem velocidades escalares constantes. O esquema a seguir representa (no instante t = 0s) o sentido do movimento de cada ponto material e o módulo de suas velocidades escalares.

a) Determine a função horária dos espaços de cada ponto material.
b) Em que instante A e B se encontraram?
c) Em que posição acontecerá o encontro?

26.Dois pontos materiais, A e B, possuem velocidades escalares constantes. O esquema abaixo representa (no instante t = 0s) o sentido do movimento de cada ponto material e o módulo de suas velocidades escalares.


a)Determine a função horária dos espaços de cada ponto material.
b)Em que instante A e B se encontraram?
c)Em que posição acontecerá o encontro?

Respostas:
1) 6m/s2      2) 2m/s2      3) 50km/h2      4) -5m/s2

5) 60 m/s     6) 20s       7) 5s      8) 30s e 100 m

9) 4s e 38 m                  10) 0,2 s e 14 m   

11) 3s e 60 m         17) 120m           18) 400 m

19)  a) 3m/s     b)  S=3 + 3.t (S.I.)       c) 30 m

20) a) ─ 7m/s   b) S = 40 – 7.t (S.I.)    c) 70 m

21) Progressivo Acelerado
22) Retrógrado Acelerado
23) Progressivo Acelerado

24) a) SA= ─6+2.t(S.I.)  SB=6─1.t (S.I.)
b) 4 s   c) 2 m

25) a) SA= ─2+3.t(S.I.)  SB=10─1.t (S.I.)
b) 3 s     c) 7 m
26) a) SA= ─3+4.t(S.I.)  SB=18─3.t (S.I.)
b) 3 s     c) 9 m

LISTA DE EXERCICIOS  - 3º ANO – CADERNO 2
01) (FUVEST) Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera com aceleração escalar constante e igual a 2,0 m/s2. Pode-se dizer que sua velocidade escalar e a distância percorrida após 3,0 segundos, valem, respectivamente:

a) 6,0 m/s e 9,0m;        b) 6,0m/s e 18m;       c) 3,0 m/s e 12m;       d) 12 m/s e 35m;        e) 2,0 m/s e 12 m


02) (FUND. CARLOS CHAGAS) Dois móveis A e B movimentam-se ao longo do eixo x, obedecendo às equações móvel A: xA = 100 + 5,0t e móvel B: xB = 5,0t2, onde xA e xB são medidos em m e t em s. Pode-se afirmar que:

a) A e B possuem a mesma velocidade;
b) A e B possuem a mesma aceleração;
c) o movimento de B é uniforme e o de A é acelerado;
d) entre t = 0 e t = 2,0s ambos percorrem a mesma distância;
e) a aceleração de A é nula e a de B tem intensidade igual a 10 m/s2.


 03) (MACKENZIE) Um móvel parte do repouso com aceleração constante de intensidade igual a 2,0 m/s2 em uma trajetória retilínea. Após 20s, começa a frear uniformemente até parar a 500m do ponto de partida. Em valor absoluto, a aceleração de freada foi:

a) 8,0 m/s2               b) 6,0 m/s2              c) 4,0 m/s2                 d) 2,0 m/s2             e) 1,6 m/s2

04) (UFMA) Uma motocicleta pode manter uma aceleração constante de intensidade 10 m/s2. A velocidade inicial de um motociclista, com esta motocicleta, que deseja percorrer uma distância de 500m, em linha reta, chegando ao final desta com uma velocidade de intensidade 100 m/s é:

a) zero                     b) 5,0 m/s              c) 10 m/s              d) 15 m/s            e) 20 m/s


05) (UFPA) Um ponto material parte do repouso em movimento uniformemente variado e, após percorrer 12 m, está animado de uma velocidade escalar de 6,0 m/s. A aceleração escalar do ponto material, em m/s vale:

a) 1,5                      b) 1,0                  c) 2,5                    d) 2,0                  e) n.d.a.

06) (UNIP) Na figura representamos a coordenada de posição x, em função do tempo, para um móvel que se desloca ao longo do eixo Ox.

Os trechos AB e CD são arcos de parábola com eixos de simetria paralelos ao eixo das posições. No intervalo de tempo em que o móvel se aproxima de origem dos espaços o seu movimento é:

a) uniforme e progressivo;
b) retrógrado e acelerado;
c) retrógrado e retardado;
d) progressivo, retardado e uniformemente variado;
e) progressivo, acelerado e uniformemente.



07) (PUCC) Um vaso de flores cai livremente do alto de um edifício. Após ter percorrido 320cm ele passa por um andar que mede 2,85 m de altura. Quanto tempo ele gasta para passar por esse andar? Desprezar a resistência do ar e assumir g = 10 m/s2.

a) 1,0s          b) 0,80s              c) 0,30s           d) 1,2s              e) 1,5s

08). (PUCC) Duas bolas A e B, sendo a massa de A igual ao dobro da massa de B, são lançadas verticalmente para cima, a partir de um mesmo plano horizontal com velocidades iniciais. Desprezando-se a resistência que o ar pode oferecer, podemos afirmar que:

a) o tempo gasto na subida pela bola A é maior que o gasto pela bola B também na subida;
b) a bola A atinge altura menor que a B;
c) a bola B volta ao ponto de partida num tempo menor que a bola A;
d) as duas bolas atingem a mesma altura;
e) os tempos que as bolas gastam durante as subidas são maiores que os gastos nas descidas.

09) (UFPR) Um corpo é lançado verticalmente para cima, atinge certa altura, e desce. Levando-se em conta a resistência do ar, pode-se afirmar que o módulo de sua aceleração é:
a) maior, quando o corpo estiver subindo;
b) maior, quando o corpo estiver descendo;
c) igual ao da aceleração da gravidade, apenas quando o corpo estiver subindo;
d) o mesmo, tanto na subida quanto na descida;
e) igual ao da aceleração da gravidade, tanto na subida quanto na descida.

10) (UCPR) Num local onde a aceleração da gravidade vale 10 m/s2 uma pedra é abandonada de um helicóptero no instante em que este está a uma altura de 1000m em relação ao solo. Sendo 20s o tempo que a pedra gasta para chegar ao solo, pode-se concluir que no instante do abandono da pedra o helicóptero: (Desprezam-se as resistências passivas)
a) subia
b) descia
c) estava parado
d) encontrava-se em situação indeterminada face aos dados;
e) esta situação é impossível fisicamente.


11) (PUCCAMP) Um gás perfeito é mantido em um cilindro fechado por um pistão. Em um estado A, as suas variáveis são: pA= 2,0 atm; VA= 0,90 litros; ƟA= 27°C. Em outro estado B, a temperatura é ƟB= 127°C e a pressão é pB = 1,5 atm. Nessas condições, o volume VB, em litros, deve ser:

a) 0,90                 b) 1,2           c) 1,6            d) 2,0          e) 2,4
12)  (UNIP - SP) Uma dada massa de um gás perfeito está a uma temperatura de 300K, ocupando um volume V e exercendo uma pressão p. Se o gás for aquecido e passar a ocupar um volume 2V e exercer uma pressão 1,5p, sua nova temperatura será:

a) 100K                  b) 300K                    c) 450K                       d) 600K                   e) 900K
13) (FUVEST) Um congelador doméstico ("freezer") está regulado para manter a temperatura de seu interior a -18°C. Sendo a temperatura ambiente igual a 27°C (ou seja, 300K), o congelador é aberto e, pouco depois, fechado novamente. Suponha que o "freezer" tenha boa vedação e que tenha ficado aberto o tempo necessário para o ar em seu interior ser trocado por ar ambiente. Quando a temperatura do ar no "freezer" voltar a tingir -18°C, a pressão em seu interior será:
a) cerca de 150% da pressão atmosférica;
b) cerca de 118% da pressão atmosférica;
c) igual à pressão atmosférica;
d) cerca de 85% da pressão atmosférica;
e) cerca de 67% da pressão atmosférica.

14) (MACKENZIE) Certa massa de um gás ideal sofre uma transformação na qual a sua temperatura em graus Celsius é duplicada, a sua pressão é triplicada e seu volume é reduzido à metade. A temperatura do gás no seu estado inicial era de:

a) 127K                  b) 227K                      c) 273K                       d) 546K                   e) 818K

15) (FUVEST) Um balão de vidro indilatável contém 10g de oxigênio a 77°C. Este balão poderá suportar, no máximo, uma pressão interna três vezes superior à que está submetido. Se a temperatura do gás for reduzida a 27°C, a máxima quantidade de oxigênio que ainda pode ser introduzida no balão, nesta temperatura, é de:

a) 25g                    b) 30g                     c) 40g                           d) 60g                           e) 90g

(Enunciado utilizado para as questões 16 e 17).

Em uma transformação isotérmica, mantida a 127°C, o volume de certa quantidade de gás, inicialmente sob pressão de 2,0 atm, passa de 10 para 20 litros. Considere a constante dos gases R, igual a 0,082 atm.R/mol . K.


16). (UFBA) Tendo em vista a transformação gasosa acima descrita, assinale o que for correto:

01) O produto nR varia entre 0,10atm . R/K e 0,050atm . R/K.
02) A pressão final do gás foi de 1,0atm.
04) A densidade do gás permaneceu constante.
08) O produto nR tem um valor constante de 0,050atm . R/K.
16) O produto nR tem um valor constante de 50atm.cm3/K.
32) A densidade final do gás foi de 50% do valor inicial.


17) (UFBA) Tendo em vista a transformação gasosa acima descrita, assinale o que for correto:
01) Na transformação, a densidade do gás é diretamente proporcional à pressão.
02) A energia interna permaneceu constante.
04) O sistema trocou calor com o meio ambiente.
08) Como a temperatura permaneceu constante, o sistema não trocou calor com o meio ambiente.
16) A energia interna aumentou.
32) A quantidade de calor recebida é igual ao trabalho realizado pelo gás na expansão.
64) A quantidade de calor trocado e o trabalho realizado são ambos nulos.


18) (ACAFE-SC) Um gás ideal recebe calor e fornece trabalho após uma das transformações:
a) adiabática e isobárica.
b) isométrica e isotérmica.
c) isotérmica e adiabática.
d) isobárica e isotérmica.
e) isométrica e adiabática.

19) (FEI) Numa transformação de um gás perfeito, os estados final e inicial acusaram a mesma energia interna. Certamente:

a) a transformação foi cíclica.
b) a transformação isométrica.
c) não houve troca de calor entre o gás e o ambiente.
d) são iguais as temperaturas dos estados inicial e final.
e) não houve troca de trabalho entre o gás e o meio.

20)  Sobre um sistema, realiza-se um trabalho de 3000 J e, em resposta, ele fornece 1000cal de calor durante o mesmo intervalo de tempo. A variação de energia interna do sistema, durante esse processo, é, aproximadamente: (considere 1,0 cal = 4,0J)

a) –1000J                 b) +2000J                  c) –4000J            d) +4000J              e) +7000J

21) (CEFET - PR) O 2° princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: "É impossível construir uma máquina térmica operando em ciclos, cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e convertê-lo integralmente em trabalho." Por extensão, esse princípio nos leva a concluir que:

a) sempre se pode construir máquinas térmicas cujo rendimento seja 100%;
b) qualquer máquina térmica necessita apenas de uma fonte quente;
c) calor e trabalho não são grandezas homogêneas;
d) qualquer máquina térmica retira calor de uma fonte quente e rejeita parte desse calor para uma fonte fria;
e) somente com uma fonte fria, mantida sempre a 0°C, seria possível a uma certa máquina térmica converter integralmente calor em trabalho.

22) (UFPF - RS) Um ciclo de Carnot trabalha entre duas fontes térmicas: uma quente em temperatura de 227°C e uma fria em temperatura -73°C. O rendimento desta máquina, em percentual, é de:

a) 10                      b) 25                          c) 35                         d) 50                             e) 60
           

23) (EN - RJ) Um motor térmico recebe 1 200 calorias de uma fonte quente mantida a 227°C e transfere parte dessa energia para o meio ambiente a 24°C. Qual o trabalho máximo, em calorias, que se pode esperar desse motor?

a) 552                              b) 681                        c) 722                           d) 987                                 e) n.d.a.


24) (UNIVALI - SC) Uma máquina térmica opera segundo o ciclo de Carnot entre as temperaturas de 500K e 300K, recebendo 2 000J de calor da fonte quente. o calor rejeitado para a fonte fria e o trabalho realizado pela máquina, em joules, são, respectivamente:

a) 500 e 1 500            b) 700 e 1 300             c) 1 000 e 1 000            d) 1 200 e 800         e) 1 400 e 600


25) (UNAMA) Um motor de Carnot cujo reservatório à baixa temperatura está a 7,0°C apresenta um rendimento de 30%. A variação de temperatura, em Kelvin, da fonte quente a fim de aumentarmos seu rendimento para 50%, será de:

a) 400                      b) 280                     c) 160                             d) 560

26) (PUC-SP) Cinco geradores, cada um de f.e.m. igual a 4,5V e corrente de curto-circuito igual a 0,5A, são associados em paralelo. A f.e.m.e a resistência interna do gerador equivalente têm valores respectivamente iguais a:
a) 4,5V e 9,0W       b) 22,5V e 9,0W      c) 4,5V e 1,8W    d) 0,9V e 9,0W           e) 0,9V e 1,8W






27) (FUVEST) As figuras mostram seis circuitos de lâmpadas e pilhas ideais. A figura (1), no quadro, mostra uma lâmpada L de resistência R ligada a uma pilha de resistência interna nula, As lâmpadas cujos brilhos são maiores que o da lâmpada do circuito (I) .
                  a) apenas P,Q e T
              b) apenas P, S e U.   
                  c) apenas P, T eU.    
                 d) apenas Q e S.      
                  e) apenas S.











28) (U.F.S.CARLOS) Três baterias idênticas são ligadas em paralelo, como na figura a seguir. A forca eletromotriz de cada bateria é E, com resistência interna igual a r. A bateria equivalente dessa associação tem força eletromotriz e resistência interna, respectivamente iguais a:

a) 3E e r      
b) E e r/3  
c) E/3 e r        
d) E/3 e r/3        
                                                                                   e) 3E e r/3

29) Se ligássemos externamente os pontos 1 e 2 do circuito da questão anterior com uma resistência de valor 2r/3, a corrente total no circuito seria:
a) 9E/11r                         b) 9E/5r                       c) E/5r                    d) E/3r                             e) E/r


30) A força eletromotriz de uma bateria é:

a) a força elétrica que acelera os elétrons;
b) igual à tensão elétrica entre os terminais da bateria quando a eles está ligado um resistor de resistência nula;
c) a força dos motores ligados à bateria;
d) igual ao produto da resistência interna pela intensidade da corrente;
e) igual à tensão elétrica entre os terminais da bateria quando eles estão em aberto.
31)(CESGRANRIO) Em qual das situações ilustradas acima a pilha está em curto-circuito?
a) somente em I   
b) somente em II     
c) somente em III      
d) somente em I e II
e) em I, II e III



32) (UFAL) Admitindo-se constante e não nula a resistência interna de uma pilha, o gráfico da tensão (U) em função da corrente (i) que atravessa essa pilha é melhor representado pela figura:

  
 
 
 
 
               



33) (MACKENZIE) No circuito representado abaixo, a bateria é ideal e a intensidade de corrente i1 é igual a 1,5A. 


O valor da força eletromotriz E da bateria é:
a) 50V            b) 40V           c) 30V             d) 20V             e) 10V







34) (FUVEST) As figuras ilustram pilhas ideais associadas em série (1° arranjo) e em paralelo (2° arranjo). Supondo as pilhas idênticas, assinale a alternativa correta:


a) Ambos os arranjos fornecem a mesma tensão.
b) O 1° arranjo fornece uma tensão maior que o 2°.
c) Se ligarmos um voltímetro aos terminais do 2° arranjo, ele indicará uma diferença de potencial nula.
d) Ambos os arranjos, quando ligados a um mesmo resistor, fornecem a mesma corrente.
e) Se ligarmos um voltímetro nos terminais do 1° arranjo, ele indicará uma diferença de potencial nula.




35) (SÃO LEOPOLDO-RS) Num escritório são instalados 10 lâmpadas de 100W, que funcionarão, em média, 5 horas por dia. Ao final do mês, à razão de R$ 0,12 por kWh, o valor da conta será:

a) R$ 28,00               b) R$ 25,00            c) R$ 18,00                  d) R$ 8,00                   e) n.d.a.
36) (FUVEST) Um chuveiro elétrico, ligado em média uma hora por dia, gasta R$ 10,80 de energia elétrica por mês. Se a tarifa cobrada é de R$ 0,12 por quilowatt-hora, então a potencia desse aparelho elétrico é:
a) 90W          b) 360W                    c) 2.700W                  d) 3.000W                  e) 10.800W
37) (UEPR) Um gerador funcionará em regime de potência útil máxima, quando sua resistência interna for igual: a) à resistência equivalente do circuito que ele alimenta;
b) à metade da resistência equivalente do circuito que ele alimenta;
c) ao dobro da resistência equivalente do circuito que ele alimenta;
d) ao quádruplo da resistência equivalente do circuito que ele alimenta;
e) à quarta parte da resistência equivalente do circuito que ele alimenta.
38) (FATEC - SP) Um chuveiro elétrico tem um seletor que lhe permite fornecer duas potências distintas: na posição "verão" o chuveiro fornece 2700W, na posição "inverno" fornece 4800W. José, o dono deste chuveiro, usa-o diariamente na posição "inverno", durante 20 minutos. Surpreso com o alto valor de sua conta de luz, José resolve usar o chuveiro com o seletor sempre na posição "verão", pelos mesmos 20 minutos diários. Supondo-se que o preço do quilowatt-hora seja de R$ 0,20, isto representará uma economia diária de:
a) 0,14                 b) 0,20                        c) 1,40                         d) 2,00                   e) 20,00

39) (UE - MARINGÁ) Uma lâmpada tem indicado 60W - 120V. Sendo percorrida por uma corrente de intensidade 500mA, pode-se afirmar que:
a) seu brilho será menor que o normal;
b) seu brilho será maior que o normal;
c) seu brilho será normal;
d) não suportará o excesso de corrente;
e) não há dados suficientes para fazer qualquer afirmação.

40) (MED-ABC) A bateria figurada abaixo tem resistência desprezível. A potência fornecida pela bateria vale:



a) 8W        b) 6W            c) 128W           d) 18W              e) 12

GABARITO:
01 - A
02 - E
03 - A
04 - A
05 – A
06 - D
07 - C
 08 -D
09 - A
10 – A
11 - C
12 - E
13 - D
14 - D
15 – A
16 - 34 pontos (corretas 02 e 32)
17 - 39 (corretas 01,02,04 e 32)
18 - D
19 - D
20 - A
21- D
22 - E
23 - A
24 - D
25 – C
26 - C
27 – C
28 - B
29 - E
30 - E
31 - A
32 - C
33 - C
34- B
35 - C


36 - D
37 - A


38 - A
39 - C
40 - E